Departamento pessoal e o trabalho de formiga: porque a terceirização torna sua empresa mais efetiva

Departamento pessoal0
Blog > Gestão de Pessoas > Departamento pessoal e o trabalho de formiga: porque a terceirização torna sua empresa mais efetiva

Você conhece o trabalho das formigas? Para cada um desses pequenos insetos, dentro de um formigueiro, há um papel muito bem estabelecido que funciona em sincronia realizando todas as atividades necessárias para sobrevivência do grupo. Formigas são disciplinadas, organizadas e cada uma delas é capacitada para o seu processo. Sem o trabalho de um grupo o outro não funciona direito.

Por que estamos falando isso? Porque, assim como as formigas, o trabalho do Departamento Pessoal também influencia todos os processos dentro de uma empresa e ele pode ser considerado o coração do formigueiro.

O Departamento Pessoal é o grande responsável pela gestão de funcionários da empresa. Esse setor desempenha diversas funções que são extremamente importantes, como por exemplo: férias, atestados, contratos, gestão de folha de pagamento, jornada de trabalho, licenças médicas e muito mais.

A consultora de departamento pessoal da Comece com o Pé Direito, Narjane Camargo destaca que o DP, juntamente com a parte jurídica, atua para dar proteção a empresa colaborando para o cuidado do passivo trabalhista junto aos funcionários.

Simplificando, o Departamento Pessoal é o encarregado dos trâmites burocráticos que são relacionados aos funcionários. Das formigas operárias, o setor é o chefe de operações. É ele que garante a melhor organização dos processos internos da empresa e o cumprimento dos deveres e direitos da empresa e dos funcionários, bem como a efetividade das normas trabalhistas, para que todos trabalhem sem preocupação.

Departamento pessoal x Recursos Humanos

Narjane chama atenção para essa confusão. Muitas vezes o departamento pessoal é confundido com o setor de recursos humanos, mas eles são totalmente diferentes. “O DP trata basicamente da papelada dos funcionários, já o RH trata do desenvolvimento deles dentro da empresa”, enfatiza.

Um departamento pessoal especializado tem uma função não somente operacional, mas também estratégica, ajudando a empresa a reduzir custos com contratações, tributos e identificando gargalos de despesas com pessoal, fazendo com que as ações com pessoal sejam compatíveis com o objetivo da empresa.

Dessa forma, o departamento exige muita organização, disciplina e profissionais capacitados, visto que ele tem a responsabilidade de gerenciar os principais documentos que movem a empresa.

“Não podemos deixar de mencionar a importância do Departamento Pessoal para o cumprimento das obrigações acessórias, pois é o setor que cuida das informações que são enviadas diariamente ao Governo sobre funcionários, e isso, além de importante, pode acarretar multas altíssimas para a empresas – quando não enviadas dentro do prazo”, cita Narjane.

Terceirizando o departamento pessoal

Aqui está a chave que abre as portas para o sucesso do seu negócio. É muito importante que o empresário consiga permanecer focado no que realmente interessa para a sua empresa, nesse caso o cliente. Todo mundo sabe que a formiga rainha é quem mantém o formigueiro e que por causa disso tem funções diferentes das formigas operárias, por exemplo.

Assim, se o empresário puder aproveitar e terceirizar o departamento pessoal para concentrar seus esforços na estratégia do negócio, ele terá mais chances de se destacar no mercado. Com as mudanças na reforma trabalhista (que falamos aqui), é mais do que necessário estar adequado às exigências, então, encontrar alguém que otimize o trabalho faz com que o negócio cresça de forma mais saudável. 

E é por causa disso que estamos apresentando a terceirização do departamento pessoal. Através dela uma empresa pode obter vários benefícios como redução de custos, melhoria de práticas operacionais e a garantia de atuar com as melhores soluções que o negócio pode oferecer.

Narjane cita que há ainda outras vantagens na terceirização. “A empresa passa a manter, de forma organizada, as informações relativas aos funcionários, trazendo confidencialidade e organização aos processos. A grande vantagem é ter profissionais capacitados cuidando das questões burocráticas, dando ao empresário tempo para que ele possa direcionar maior atenção para questões essenciais ao negócio”, afirma.

Ter um departamento pessoal bem atualizado traz segurança a empresa, em tempos de eSocial onde os prazos para envio das informações são curtos e as multas altas, contar com profissionais capacitados faz toda a diferença para a empresa. Outras vantagens de terceirizar o departamento pessoal são:

Redução de custos

Essa pode ser facilmente destacada como a primeira vantagem. Toda empresa, em algum momento, precisa cortar gastos. A terceirização do departamento pessoal é a forma mais econômica de realizar as atividades empresariais, porque assim serão menos funcionários e, como consequência, menos encargos. Menos encargos significa todos os gastos com salários, pagamento de FGTS, contribuições previdenciárias, 13º salário, férias e outras coisas. A empresa também irá economizar com materiais e equipamentos para o desenvolvimento de certas atividades.

Otimização do espaço

Nem toda empresa tem um espaço físico gigantesco e que comporta todos os funcionários. Com a terceirização do departamento pessoal o espaço na sua empresa ficará maior. Essa é uma ótima opção, principalmente para empresas novas ou menores e que não tem possibilidade de expansão a curto prazo.

Profissionais qualificados

Profissionais do departamento pessoal devem estar em constante atualização devido às mudanças que acontecem nas leis. Com uma empresa terceirizada o empresário pode contar com profissionais extremamente capacitados e atualizados sobre as novas normas, modificações na área e tudo que se refere ao assunto. O empresário economiza em capacitar e atualizar funcionários e trabalha com pessoas prontas para atender as necessidades do seu negócio.

No nosso canal do YouTube nosso time de departamento pessoal produz conteúdos para auxiliar as startups a darem certo. Dá uma olhada nas nossas dicas.

Otimização da folha de pagamento

Através da terceirização a folha de pagamento passará por grandes melhorias. Os cálculos serão feitos com maior precisão, o que evitará processos judiciais referentes a questões trabalhistas. Os direitos dos funcionários serão calculados e concedidos conforme determina a lei e sem atrasos, oferecendo os melhores resultados – para os funcionários e para os serviços oferecidos.

Controle da rotatividade interna

Esse é um grande problema para as empresas. Quando a rotatividade acontece dentro do departamento pessoal o gestor precisa arcar com indenização, perda na produtividade, sem falar na dificuldade de encontrar outra pessoa qualificada e de confiança. O empresário gasta dinheiro e ganha preocupação. Com uma empresa terceirizada sempre haverá profissionais disponíveis para realizar as atividades de sua empresa.

O departamento pessoal é um trabalho de formiguinhas, mas você já viu a força de um formigueiro, né? Ter uma empresa é um verdadeiro desafio, e escolher terceirizar DP é um atalho que o empresário pode tomar.

A Comece com o Pé Direito é a melhor opção para assessorar sua empresa e a Narjane destaca o porquê. “Somos os melhores no que nos propomos a fazer e contamos com profissionais capacitados e atualizados para isso”, afirma. Oferecemos a você uma assessoria especializada, porque somos especialistas, temos atendimento diferenciado, mentoria na área e estamos sempre prontos para oferecer a solução mais adequada para o seu negócio. Fale com a gente!

Related Posts

Deixe uma resposta