O que é assessoria contábil e como ela pode te ajudar estrategicamente?

assessoria contábil0
Blog > Contabilidade > O que é assessoria contábil e como ela pode te ajudar estrategicamente?

Não é fácil escapar da pressão da competitividade do mercado. Cada dia mais presente na rotina de uma empresa, ela é extremamente desafiadora. Para vencer esses desafios e sobreviver nessa selva é fundamental que se tenha um negócio bem estruturado. Mas, se caso você achar algumas áreas mais confusas e burocráticas, como podem ser as questões contábeis, Welcome to the jungle, vem que a gente te ajuda nessa batalha, aqui não tem erro!


Hoje, nós da Comece com o Pé Direito, vamos te explicar um pouco mais sobre assessoria contábil. Você não é obrigado a saber como a contabilidade funciona desde o começo, mas, para manter uma linha saudável de crescimento será necessário muito aprendizado.

Qual é a grande utilidade da assessoria contábil

Uma assessoria contábil pode ser útil em muitas coisas, por exemplo, na decisão sobre o enquadramento do regime fiscal de determinada empresa ou até na hora de auxiliar a empresa quanto às tomadas de decisões de negócios. Isso sem falar no tempo! Com esse serviço te auxiliando estrategicamente você não irá perder boas horas estudando a legislação na sua integridade, nem precisará decorar as mudanças na Reforma Trabalhista,  e poderá se aplicar a outras áreas da empresa que são importantes para o desenvolvimento, como a gestão financeira, por exemplo.


Portanto, saber o que é, como funciona e quando contratar uma assessoria contábil é fundamental para qualquer startup ou scale-up, pois com a grande quantidade de leis que configuram a legislação fiscal brasileira, é bem difícil fazer uma gestão inteligente desta parte fundamental para o seu faturamento.


O que é assessoria contábil?


É o nome dado ao trabalho desenvolvido por um profissional liberal ou uma equipe de profissionais da área de contabilidade. É ele quem vai analisar e interpretar todos os fatos da rotina da sua empresa. Esse profissional terá acesso a informações relevantes que vão permitir com que ele preste uma assessoria mais eficiente, não só da parte contábil, como também da fiscal, previdenciária e trabalhista, ajudando assim a melhorar a saúde, principalmente financeira, da empresa.


Uma boa assessoria contábil também é útil, por exemplo, na decisão sobre o enquadramento fiscal de determinada empresa. Dependendo do tamanho da empresa, o imposto impacta diretamente na sua margem de lucro, e na forma de dividi-lo, logo, é fundamental estar bem assessorado para não perder vantagens diante do mercado.


Outra função da assessoria é auxiliar a empresa quanto às tomadas de decisões de negócios. Por exemplo, ao se contratar um funcionário é preciso entender que seu custo não se restringe apenas ao salário, mas também a todos os impostos que essa contratação acarreta, sem falar das férias e do décimo-terceiro salário. Fazer este cálculo da folha de pagamento com precisão é muito importante para o planejamento do fluxo de caixa da empresa e pensar na melhor forma de fazer com que ela cresça.


Qual é a vantagem da assessoria contábil em relação a um escritório de contabilidade?


Essa é fácil e a auxiliar contábil da Comece com o Pé Direito, Kellen Gedoz responde pra você. “O escritório faz o que todo contador deve fazer: envia guias, SPED, obrigação acessória, tramitações do e-social, folha de pagamento, aquele básico que toda a empresa obrigatoriamente deve fazer por lei. A assessoria vai além disso, damos apoio estratégico e operacional para empresa. Oferecemos dicas de operacionalização e todas as ferramentas que irão dar total apoio a gestão”, destaca.


O diferencial da assessoria da Comece com o Pé Direito é que quando a empresa chega para conversar, o primeiro passo é identificar toda a sua situação. “Nós recebemos todos os tipos de cliente. Aquele que quer começar do zero e está pronto para constituir uma empresa. Aquele que já tem empresa constituída e não sabe qual caminho seguir, que chega com dificuldades na área fiscal ou contábil. Aquele que já tem a sua empresa a mais tempo e está com problemas financeiros”, afirma Kellen.


Qual é o diferencial da Comece com o Pé Direito na assessoria contábil


Com todos os tipos de empreendedores a Comece com o Pé Direito faz alguns processo: analisa a situação, diagnostica o caso de cada um individualmente e apresenta isso pros sócios e responsáveis pelas empresas. “Nós oferecemos um norte de acordo com o diagnóstico e fazemos um aconselhamento, orientamos e caminhamos junto com a empresa para que ela tome um rumo em direção ao sucesso. Temos vários casos de empresas que chegam até nós e que a partir daí descobrem o caminho certo, isso porque nós temos profissionais capacitados para indicar melhores níveis de crescimento e escalabilidade para cada tipo de empresa” enfatiza.

Quando contratar uma assessoria contábil?

Para não dizer que a assessoria contábil é necessária em todas as atividades da empresa que estão relacionadas a pagamento de algum tributo, tomada de decisão ou reposicionamento estratégico, existem algumas situações que vão fazer você precisar de forma mais imediata de um especialista. Quando há muito imposto e isso atrapalha no lucro, pois com a ajuda de um especialista você poderá rever essa situação e escolher o regime tributário para o negócio, o que pode gerar uma boa economia e por um bom tempo. Sem falar que agora as estratégias da empresa serão mais precisas e efetivas.


E, se a sua empresa cai facilmente em situações de multas devido às várias obrigações tributárias que tem a pagar, e você acaba por menospreza-las: cuidado. Elas são bastante perigosas, pois contribuem para um faturamento menor e sujam a ficha fiscal da empresa. Nesse caso a assessoria contábil ajuda a empresa com uma estratégia eficiente para a gestão dos impostos, garantido desta forma que todas as obrigações tributárias sejam cumpridas dentro do prazo e sem sobressaltos.

Gostou do que aprendeu e quer nos conhecer melhor? Controle o seu negócio sem complicação e tenha ainda total suporte e treinamento feitos diretamente pela nossa equipe de especialistas. Conheça o nosso serviço e fique ainda mais perto de realizar os sonhos da sua empresa.

Nosso time de especialistas contábeis, financeiros e fiscais contam com habilidades para te ajudar a enfrentar o desafio de empreender em um mundo tão dinâmico. Agende uma avaliação sem compromisso.

Related Posts

Deixe uma resposta