7 serviços de contabilidade que podem revolucionar sua gestão

serviços de contabilidade6
Blog > Contabilidade > 7 serviços de contabilidade que podem revolucionar sua gestão

Os serviços de contabilidade são mais estratégicos do que você imagina e fazem toda a diferença na gestão.

Hoje, os tempos de papelada ficaram para trás e os contadores contribuem ativamente para o sucesso do negócio, mantendo o gestor sempre bem-informado e apoiando a tomada de decisão.

Eles não só cuidam das rotinas fiscais e trabalhistas, como elaboram relatórios gerenciais, auxiliam no planejamento e estão sempre de olho em oportunidades de redução de custos.

Ficou interessado em conhecer mais serviços de contabilidade?

Então, siga a leitura e veja como essa parceria pode revolucionar sua gestão. 

Importância dos serviços de contabilidade na gestão

Os serviços de contabilidade vão muito além das rotinas fiscais, conferência de saldos e escrituração do negócio.

Hoje, eles se tornaram mais estratégicos e ajudam os empresários a tomar decisões importantes sobre as finanças da empresa. 

Com um contador parceiro, você obtém informações valiosas sobre o desempenho do negócio e projeções essenciais para fazer um bom planejamento, além de ter a certeza de que a empresa está sempre em dia com suas obrigações. 

É a chamada contabilidade consultiva, que não só cuida das rotinas fiscais, trabalhistas e contábeis, como também apoia a gestão e contribui com o crescimento do negócio. 

Os escritórios que seguem essa tendência oferecem um pacote de soluções mais completo e combinam a tecnologia ao atendimento personalizado.

Se você ainda enxerga a contabilidade como um trabalho burocrático, vai mudar de ideia depois de conhecer melhor os serviços oferecidos.

7 serviços da contabilidade que podem transformar sua gestão

Os serviços de contabilidade evoluíram para acompanhar o ritmo do mercado e são essenciais para o crescimento da sua empresa.

Veja quais podem mudar sua gestão. 

1. Abertura de empresa

Para quem ainda está planejando abrir um negócio, o serviço de abertura oferecido por empresas de contabilidade é ideal para começar do jeito certo.

Isso porque há vários trâmites legais e enquadramentos jurídicos durante o processo, e o empreendedor precisa decidir qual será o tipo societário, código de atividade e regime tributário ideais.

Com o apoio de um contador especializado, a formalização fica muito mais simples e não há risco de erros que podem gerar prejuízos ou deixar a empresa em situação irregular.

Além disso, já é possível abrir empresa sem sair de casa graças à digitalização dos processos.

2. Alterações no contrato social

Conforme a empresa cresce e se transforma, são necessárias mudanças que precisam ser registradas no contrato social ou documento constitutivo equivalente.

As mais comuns são troca de razão social ou nome fantasia, migração de tipo societário (Ex: MEI para ME ou Empresário Individual para Sociedade Limitada), alteração do capital social e troca de endereço.

Para isso, é preciso contar com os serviços de um contador experiente, que entenda as regras e custos para cada tipo de alteração. 

Assim, seu negócio pode evoluir dentro da lei e sempre em dia com o Fisco.

3. Elaboração de relatórios gerenciais

Um dos principais diferenciais da contabilidade consultiva é a elaboração de demonstrativos e relatórios gerenciais que apoiam a tomada de decisão do gestor.

Nos escritórios mais alinhados à transformação digital, os documentos são elaborados de forma visual e simples de entender, para garantir que o empresário utilize as informações na sua gestão financeira.

Um exemplo é o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), que mostra um resumo dos custos, receitas e despesas, além de revelar se a empresa teve lucro ou prejuízo no período.

Alguns contadores vão além e realizam análises econômico-financeiras completas para ajudar seus clientes a alcançar seus objetivos. 

4. Análise de custos

análise de custos é outro serviço que agrega valor à contabilidade e faz diferença na gestão.

Nesse caso, o contador avalia os custos e despesas do negócio em busca de oportunidades de cortes de gastos, investimentos e correção de distorções em geral.

Também é possível realizar a análise por centros de custo, mostrando ao empresário quais áreas, projetos ou produtos tiveram o melhor desempenho financeiro ou precisam de mais recursos. 

5. Atualização sobre mudanças fiscais

Todo contador parceiro precisa manter seus clientes informados sobre as mudanças na legislação fiscal.

Esse serviço é fundamental para atualizar o empresário sobre novas exigências, padrões e oportunidades de redução de custos com impostos. 

Considerando que o Brasil tem um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, saber quais são as regras atuais é uma questão de sobrevivência para o empreendedor.

6. Planejamento tributário

planejamento tributário consiste em gerenciar os impostos da empresa de modo a reduzir a carga tributária.

Nesse serviço, o contador analisa todo o negócio do cliente e busca dispositivos legais para minimizar os custos fiscais e otimizar o pagamento de tributos.

É uma solução importante para todo empreendedor que quer economizar com impostos sem deixar de cumprir suas obrigações.

7. Gestão financeira

Por fim, a gestão financeira também pode fazer parte dos serviços de contabilidade.

Nesse caso, o escritório oferece soluções como gestão do fluxo de caixa, controle de contas, planejamento orçamentário, entre outras atividades típicas do financeiro.

Vá além dos serviços de contabilidade 

Você pode ir além dos serviços de contabilidade e contratar uma empresa que reúne soluções de gestão contábilBPO Financeiro, Business Intelligente e departamento pessoal no mesmo portfólio.

Aqui na Comece Com o Pé Direito, você tem acesso a todos esses serviços e ainda conta com um time especializado em startups e scale-ups.

Nossa contabilidade consultiva é voltada ao crescimento e escalabilidade do seu negócio, enquanto a terceirização do financeiro e DP permite que você foque no seu core business e deixe as rotinas com profissionais especializados. 

Para completar, oferecemos soluções de inteligência para impulsionar sua startup de forma interativa e descomplicada.

Entendeu por que os serviços de contabilidade são essenciais para a sua gestão?

Então, o próximo passo é conhecer nossas soluções e falar com nossos especialistas.

Related Posts

Deixe uma resposta