8 ferramentas de atendimento por WhatsApp para facilitar sua gestão

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As ferramentas de atendimento por WhatsApp ajudam você a atender clientes com mais agilidade, organização e eficiência.

Elas permitem que vários atendentes usem o mensageiro simultaneamente e deixam você no controle das conversas, centralizando todos os canais do negócio (WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, chat, etc.) em uma única plataforma.

Além disso, contam com recursos como chatbots (robôs de conversação), mensagens automáticas e relatórios de desempenho detalhados.

Quer ver como as ferramentas de atendimento por WhatsApp facilitam sua gestão?

Leia até o fim e escolha a que mais combina com a sua empresa. 

O que são ferramentas de atendimento por WhatsApp

Ferramentas de atendimento por WhatsApp são plataformas e softwares integrados ao mensageiro que ajudam você a atender melhor seus clientes.

Elas se conectam ao WhatsApp da sua empresa e permitem que vários atendentes utilizem o mesmo número, além de facilitar a organização das conversas, captar dados de clientes e viabilizar mensagens automáticas.

Assim, você consegue gerenciar o atendimento em tempo real e aumentar a qualidade do seu SAC, suporte e relacionamento com o cliente em geral.

Hoje, a empresa que não está no WhatsApp pode perder muitas oportunidades de negócio, pois já é comum a interação entre empresas e consumidores pelo app. 

Além disso, se você utilizar apenas o aplicativo, fica difícil acompanhar as conversas e oferecer a experiência que seus clientes merecem — daí a importância de usar essas ferramentas no dia a dia.

Com uma boa ferramenta de atendimento por WhatsApp, aliada a uma estratégia de Customer success, você consegue se antecipar às necessidades de cada cliente e oferecer um suporte ativo no app de mensagens mais usado do país.

Assim, o sucesso do cliente se torna o sucesso da empresa, já que as chances de ter um promotor da marca aumentam consideravelmente.

Felizmente, existem várias soluções integradas ao WhatsApp no mercado, e cabe a você escolher a que atende melhor às necessidades do seu negócio.

Por que vale a pena oferecer atendimento por WhatsApp

Oferecer atendimento por WhatsApp é essencial para empresas que querem estar mais próximas do consumidor e acompanhar a transformação digital.

De acordo com a pesquisa Panorama da Mensageria no Brasil, publicada pela Opinion Box e Mobile Time, o WhatsApp está presente em 98% dos smartphones no Brasil. 

No mundo todo, o app tem mais de 2 bilhões de usuários ativos (Statista).

Além disso, 86% dos brasileiros usam o aplicativo todos os dias, enquanto o risco de desinstalação do WhatsApp é de apenas 1%.

Outro dado importante da pesquisa é que 76% dos brasileiros interagem com marcas pelo WhatsApp, principalmente para tirar dúvidas (76%), receber suporte técnico (63%), receber promoções (53%) e comprar produtos e serviços (52%). 

Ou seja: estar no WhatsApp é o mesmo que estar presente no dia a dia dos consumidores.

Além disso, a tendência é que as pessoas se conectem cada vez mais com as contas comerciais e comecem a usar o app como canal oficial de vendas e atendimento.

Para completar, as ferramentas de atendimento por WhatsApp agilizam ainda mais as conversas e potencializam a interação com os consumidores.

Veja também nossas dicas de marketing de relacionamento para manter seus clientes sempre próximos.

Para te ajudar a melhor o desempenho do seu negócio preparamos um guia dedicado às principais métricas e KPIs que você precisa para assumir o controle da sua empresa. Baixe agora gratuitamente.

8 ferramentas de atendimento por WhatsApp

Não faltam ferramentas de atendimento por WhatsApp para dar um upgrade nas suas conversas com clientes.

Conheça algumas das mais populares e suas funções.

1. Anota AI

A Anota AI é uma das ferramentas de atendimento por WhatsApp mais inovadoras do mercado, voltada especialmente para restaurantes e franquias de alimentação que atuam com delivery.

Ela consiste em um atendente virtual movido por inteligência artificial (IA) capaz de tirar as dúvidas mais frequentes dos clientes, enviar um cardápio digital e notificar sobre o andamento do pedido. 

Na prática, é um chatbot para WhatsApp (e também para Facebook e Instagram) que automatiza todo o atendimento.

Graças à IA, ele consegue interpretar o que os clientes escrevem e oferecer respostas precisas, poupando muito tempo e esforço da equipe. 

Aproveite e confira a live da Comece com o Pé Direito em parceria com a Anota AI sobre o impacto da inteligência artificial no atendimento ao consumidor. 

2. Sirena

Sirena é uma ferramenta que promete unir vendas e atendimento pelo WhatsApp em uma única solução. 

Ela centraliza as conversas em uma plataforma e oferece recursos como múltiplo atendimento, chatbots, distribuição de conversas e algoritmos de atribuição automática. 

O sistema também conta com lembretes para atendentes e ferramentas para cotação e registro de vendas. 

3. Mktzap

A Mktzap é uma plataforma de relacionamento digital da New Way que unifica os canais de atendimento da empresa em um único canal.

Com ela, você pode integrar o atendimento por WhatsApp com outros apps e canais usados na sua empresa, tendo inúmeros recursos de comunicação à disposição.

Você pode, por exemplo, distribuir automaticamente os atendimentos, controlar o desempenho de cada atendente, acompanhar o andamento das conversas e obter dados valiosos sobre seus clientes. 

4. SacDigital

A ferramenta de atendimento por WhatsApp da SacDigital cria perfis com todos os dados dos clientes desde a primeira interação.

A plataforma permite o atendimento simultâneo de vários operadores e oferece recursos de automação e gestão de contatos. 

Alguns destaques são as campanhas de envios de mensagem em massa, cupons de desconto automático e geração de relatórios detalhados das ações pelo WhatsApp.

5. Polichat

O Polichat é mais uma ferramenta que reúne vários atendentes em um único número de WhatsApp, para centralizar o atendimento digital da sua empresa.

Com ela, é possível distribuir conversas por departamentos, integrar canais de WhatsApp, Facebook e chat, enviar mensagens automáticas fora do horário comercial e realizar pesquisas de satisfação com os clientes.

Além disso, a plataforma oferece um painel de controle para monitoramento de métricas de atendimento (KPIs) e avaliação de desempenho das equipes. 

6. Plug Digital

A Plug Digital oferece uma solução de atendimento por WhatsApp para a gestão de múltiplas conversas e operadores.

Por meio do painel de controle, é possível acompanhar cada conversa, acessar gráficos de desempenho e entender o fluxo de atendimento geral para tomar decisões mais certeiras.

A ferramenta também oferece relatórios detalhados e opções de personalização de menus, enquetes e pesquisas. 

7. Maxbot

A Maxbot combina marketing e atendimento por WhatsApp em uma única ferramenta.

Com ela, você centraliza vários atendentes em um único chip e não tem limite de envio de mensagens, além de contar com recursos de filtragem e segmentação de clientes para organizar o relacionamento.

A plataforma também oferece chatbots de interação e é totalmente gerenciável, com opções de programação de data e horário de envios.

8. ChatPro

A ChatPro oferece uma solução de multiatendimento por WhatsApp e promete melhorar a produtividade da equipe.

O sistema permite o envio de mensagens com áudio, imagem, vídeos e anexos, organiza o time por departamentos e possui opções de pré-atendimento automatizado. 

Além disso, sua interface é muito semelhante à do WhatsApp Web, facilitando o uso por parte dos colaboradores e reduzindo a necessidade de treinamento.

Assim como nas outras ferramentas, também é possível obter relatórios completos com os principais indicadores de atendimento. 

Importância da tecnologia no atendimento em startups

A tecnologia dá todo o suporte necessário para agilizar o atendimento em startups e scale-ups.

Afinal, uma empresa baseada em inovação não pode se limitar às práticas tradicionais de atendimento, que muitas vezes envolvem um tempo de espera maior e não combinam com o ritmo de uma startup.

Com um WhatsApp “turbinado” pelas ferramentas que vimos, você consegue acelerar as respostas para os clientes, ampliar o horário de atendimento (24 horas com um chatbot) e tornar o contato mais dinâmico e inteligente.

Além disso, o cliente continua recebendo o atendimento humanizado sempre que necessário, nos casos mais complexos. 

Em um mercado repleto de incertezas, essa é uma grande vantagem competitiva.

Entenda por que a inteligência artificial no atendimento veio para ficar.

Outras ferramentas que sua empresa precisa ter

A importância da tecnologia não para nas ferramentas de atendimento por WhatsApp.

Para ter sucesso na sua startup, você também precisa inovar em áreas estratégicas como  contabilidade, gestão financeira e departamento pessoal.

É aí que entram os serviços da Comece Com o Pé Direito: uma empresa que oferece assessoria contábil, fiscal, financeira e trabalhista com foco na realidade dinâmica das startups e scale-ups.

Nós temos soluções sob medida como contabilidade consultiva, BPO Financeiro, Business Intelligence aplicado às análises econômico-financeiras e Terceirização do Departamento Pessoal.

Todos os serviços são prestados por meio de plataformas digitais avançadas que se integram perfeitamente ao seu negócio, como deve ser em uma empresa inovadora.

Entendeu para que servem as ferramentas de atendimento por WhatsApp?

Aproveite e use o aplicativo para enviar uma pesquisa NPS para os seus clientes e mensurar a satisfação deles com seu negócio.

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