A aquisição de empresas é uma estratégia corporativa de M&A relativamente comum no universo das startups.
Pode ocorrer por diferentes motivos, depende de que lado você está.
Alguns empreendedores seriais criam empresas exatamente com a intenção de vendê-las em algum momento – e então retornam à fase de ideação.
Outros criam um império apenas comprando empresas inovadoras e disruptivas.
Quer entender o que é, como funciona e as vantagens dessa operação complexa?
Então, siga a leitura até o final e descubra os diferentes tipos de aquisição de empresas, especialmente no universo startup.
O que é aquisição de empresas?
Aquisição de empresas é o processo pelo qual uma empresa compra outra, assumindo o controle de seus ativos, passivos e operações.
Trata-se de uma negociação que pode ser parte de uma estratégia maior de crescimento, diversificação ou obtenção de vantagens competitivas.
Os motivos podem ser os mais diversos.
As grandes corporações, por exemplo, observam com lupa o ecossistema startup em busca de oportunidade de aquisição de empresas que possam agregar valor ao seu negócio.
Em muitos casos, é mais prático (e mais barato) comprar um negócio inovador do que promover a inovação internamente e correr todos os riscos associados.
Um grande banco, por exemplo, pode se interessar por uma fintech que detém uma solução inovadora para seu público de interesse.
Uma agrotech pode receber uma proposta irrecusável de outro player do agronegócio e participar de uma operação de M&A com vantagens para ambos os lados.
Há casos também em que a aquisição de empresas é uma “alternativa honrosa” à falência, seja por questões internas ou macroeconômicas.
Trata-se de uma operação dinâmica, que serve a diferentes propósitos e faz parte do ambiente dinâmico dos negócios em seus diferentes estágios.
Qual a diferença entre aquisição, incorporação e fusão de empresas?
A aquisição de empresas, como vimos, ocorre quando uma organização compra outra e assume o seu controle.
A empresa adquirida pode continuar operando sob o mesmo nome ou ser completamente integrada à empresa compradora.
Depende da vontade dos novos donos.
A incorporação também é uma operação de M&A, mas com características diferentes.
Trata-se de um tipo de aquisição em que a empresa adquirida é completamente absorvida pela compradora e deixa de existir como entidade independente.
A fusão, por sua vez, ocorre quando duas empresas se unem para formar uma nova organização – e deixam de existir de forma independente.
Como funciona o processo de aquisição de empresas?
O processo de aquisição de empresas envolve diferentes etapas.
As principais são as seguintes.
1. Planejamento e estratégia
Do ponto de vista da empresa compradora, o primeiro passo é definir os objetivos da aquisição e identificar potenciais empresas-alvo que alinhem com a estratégia corporativa.
Como dissemos, há empresas (as grandes holdings, por exemplo) especializadas nesse tipo de operação.
2. Due diligence
Com as empresas-alvo definidas, passa-se à fase de due diligence, análise detalhada das finanças, operações, contratos, ativos, passivos, etc.
3. Valuation
O valuation é a determinação do valor da empresa a ser adquirida.
Há diferentes métodos de avaliação, como cálculo por múltiplos, fluxo de caixa descontado ou avaliação de ativos.
No caso das startups, deve-se considerar também patentes, registro de marcas e outros elementos intangíveis no processo.
4. Negociação
Caso comprador e vendedor concordem com o valuation, o passo seguinte é discutir os termos e condições da aquisição.
Além do preço de compra, a negociação inclui estrutura de pagamento, obrigações pós-aquisição e outros aspectos contratuais.
5. Aprovação regulamentar
Em alguns casos, a aquisição precisa da aprovação dos órgãos reguladores.
No Brasil, a entidade responsável por aprovar esse tipo de operação é o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
6. Integração pós-aquisição
Caso tudo ocorra bem com a aquisição da empresa, ainda é preciso integrar as operações, sistemas e equipes.
Essa fase, que poderia ser chamada de onboarding, é essencial para que o negócio funcione em sintonia e gere os resultados almejados.
Quais são os tipos de aquisição de empresas?
As aquisições de empresas podem ser classificadas em diferentes tipos, dependendo do objetivo e da estrutura da transação.
As mais comuns são:
- Aquisição horizontal: ocorre quando uma empresa adquire outra que opera no mesmo setor ou mercado – estratégia usada para aumentar a participação de mercado e eliminar concorrentes
- Aquisição vertical: envolve a aquisição de empresas em diferentes estágios da cadeia de suprimentos, como fornecedores ou distribuidores
- Aquisição de conglomerado: ocorre quando uma empresa adquire outra em um setor não relacionado como forma de diversificação de negócios para reduzir riscos
- Aquisição estratégica: ocorre quando uma empresa compra outras para obter tecnologias específicas ou capital intelectual.
No universo das startups, a aquisição estratégica geralmente é a mais comum, por se tratar de negócios que lidam com soluções inovadoras que interessam a diferentes players do mercado.
Quais as vantagens da aquisição de empresas?
Do lado comprador, as principais vantagens da aquisição de empresas são:
- Expansão: permite entrar em novos mercados ou em segmentos de mercado rapidamente
- Sinergia operacional: reduz custos e aumenta a eficiência por meio da combinação de operações e recursos
- Acesso a novas tecnologias e competências: inovações, propriedade intelectual e talentos
- Diversificação de riscos: reduz a dependência de um único mercado ou produto.
Para quem é adquirido, as principais vantagens são:
- Acesso a recursos e capital: maior capacidade de investimento e expansão com os recursos da empresa adquirente
- Oportunidades de crescimento: novos mercados e desenvolvimento de novos produtos
- Estabilidade financeira: maior segurança ao fazer parte de uma organização maior e bem estabelecida
- Exit para os investidores: uma operação de venda também pode ser um importante evento de liquidez para os investidores que aportaram recursos na empresa no início.
O que uma empresa procura ao adquirir outra?
No contexto das startups, uma empresa que busca adquirir outra geralmente procura várias características que indicam um investimento seguro e potencialmente lucrativo.
Sendo assim, a saúde financeira da startup é importante, mesmo que o negócio ainda não tenha alcançado o break-even.
Balanços estruturados, endividamento sob controle e indicadores de rentabilidade no azul são algumas características que puxam para cima o valuation.
Outro aspecto muito apreciado tem relação com as vantagens competitivas, como tecnologias exclusivas, patentes e registro de marca.
Uma aquisição de empresas costuma levar em consideração ainda a cultura organizacional, a base de clientes e a volatilidade das receitas.
Por fim, vale destacar que a qualidade da equipe e da liderança também é essencial.
Equipes competentes e talentos-chave que agregam valor à empresa podem ser um diferencial decisivo.
Como você pode ver, a aquisição de empresas é uma operação complexa que exige conhecimento técnico, atenção aos detalhes e muito preparo.
Para fazer um bom negócio, você precisa estar cercado de bons profissionais que o orientem a tomar boas decisões.
A due diligence, como dissemos, é uma etapa fundamental desse processo – e nisso, a Comece pode ajudar.
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