Business intelligence em startups: como tornar sua empresa mais inteligente

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Business intelligence em startups pode ser a solução que você precisa para gerir com mais inteligência o seu negócio. 

Afinal, vivemos a era da hiperconectividade, em que os dados dizem muito sobre o ambiente de negócio, as tendências de mercado, os hábitos e comportamentos.

Quando usados do jeito certo, os dados podem se transformar em relatórios visuais e intuitivos, com repercussões relevantes nos resultados como um todo.

Se você quer introduzir uma gestão mais data-driven em sua startup, siga a leitura e descubra como o business intelligence pode ser um forte aliado.

O que é business intelligence em startups?

Business intelligence em startups (ou inteligência de negócios, em tradução para o português) é um conjunto de soluções que tem como propósito transformar dados brutos em informações estratégicas e úteis à tomada de decisão. 

Seu propósito é vasculhar fontes internas e externas de dados, carregá-los e dimensioná-los em relatórios amigáveis e de fácil compreensão por meio de ferramentas avançadas baseadas em análise de dados e inteligência artificial.

Dependendo de como as ferramentas são integradas, é possível acompanhar a performance do negócio até em tempo real.

Diferentes aspectos da operação podem ser mensurados através de métricas e indicadores, como comportamento de leads, performance de vendas, margens de lucro, taxa de aceitação, entre outros.

Por que business intelligence é essencial para startups?

Não é exagero dizer que o business intelligence para startups é uma fonte essencial de informações que norteia o crescimento do negócio, já que estamos falando de empresas que se baseiam em métricas e dados para crescer e escalar.

Com uma solução de BI, toda a informação produzida pela empresa — do número de vendas ao tempo de permanência dos clientes no site — dá origem a relatórios ricos que mostram claramente para onde a startup está indo e quais são os caminhos mais promissores.

BI é uma maneira organizada, inteligente e digital de combinar métricas e monitorar KPIs para ter uma visão completa da empresa e tomar decisões mais assertivas.

Temos um guia dedicado às principais métricas e KPIs que você precisa conhecer para o seu negócio funcionar em alta performance.

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4 razões para adotar uma estratégia de business intelligence na sua startup

Se você ainda está em dúvida se vale ou não a pena adotar o business intelligence em sua startup, reunimos a seguir algumas razões que podem ajudá-lo a refletir melhor.

Confira:

1. Agilidade na análise de custos

Considerando que a saúde financeira é um ponto crítico para as startups e scale-ups, a solução de business intelligence é essencial para analisar os custos e entender como o dinheiro está sendo gerenciado.

Com uma ferramenta de BI, é possível transformar os dados financeiros e contábeis em relatórios que mostram os padrões de gastos, centros de custos, compatibilidade com a projeção orçamentária, entre outras informações valiosas para controle das finanças.

Com o objetivo de ajudar você a enfrentar os desafios do empreendedorismo, o time de especialistas contábeis e financeiros da Comece com o Pé Direito, oferece Business Intelligence junto com a gestão contábil para a análise dos dados econômico-financeiros do seu negócio.

2. Relacionamento com o cliente

Conhecer e prever cada passo da jornada do cliente pelo funil de vendas é fundamental para as startups, e o business intelligence tem um papel central nessa análise.

Os relatórios inteligentes mostram quais clientes contribuem mais com o negócio, quais são seus hábitos de consumo, por que cancelam o serviço ou devolvem o produto, entre outras informações cruciais para desenvolver estratégias eficientes de relacionamento.

3. Melhorias na gestão do tempo e tarefas

Usar business intelligence também é bom para aprimorar a gestão do tempo e as tarefas na startup, levando em conta o cenário de equipes enxutas e multidisciplinares.

É possível, por exemplo, usar os dados para entender a relação entre o tempo gasto em um projeto com seu retorno financeiro, permitindo que os objetivos mais importantes sejam priorizados.

Outra forma de otimizar a gestão é utilizar a ferramenta de BI para identificar os leads mais quentes para a equipe de vendas, de modo a evitar perda de tempo com clientes que ainda não estão prontos para comprar.

4. Impulsionamento do marketing digital

O marketing digital também é alimentado pelas soluções em business intelligence, que transforma os dados de ferramentas de web analytics em direcionamentos para as campanhas da startup.

A partir dos relatórios de BI, a equipe de marketing consegue segmentar melhor o público-alvo, selecionar os canais com melhor performance e produzir conteúdos certeiros para atrair mais leads. 

3 ferramentas de business intelligence para alavancar sua startup

Se você ainda não aplicou o business intelligence na sua startup, é hora de começar a testar as ferramentas e traçar suas estratégias. 

Confira algumas soluções de destaque no mercado:

Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita para criar relatórios customizáveis e dashboards a partir de dados de aplicativos como Analytics, Adwords e Planilhas.

Se você já utiliza outras soluções do Google, essa é uma ótima maneira de começar a aplicar business intelligence na sua startup com a facilidade da integração de dados. 

Com o Google Data Studio, é possível rastrear a origem de visitas em um site, entender quais palavras-chave foram usadas em buscadores e mapear os picos de acesso, por exemplo.

Microsoft Power BI

O Microsoft Power BI é um dos softwares mais populares em business intelligence, capaz de transformar dados brutos em relatórios interativos e insights.

A plataforma foi eleita pelo 13º ano consecutivo como Líder no Quadrante Mágico de 2020 da Gartner — gráfico anual que posiciona as plataformas de BI líderes de mercado —, graças às funcionalidades avançadas e experiência do usuário intuitiva.

Entre suas funções, destacam-se a análise de Big Data, modelagem de dados avançada, inteligência artificial na análise de dados e recursos de segurança para proteção de dados e compliance.

Os preços do Microsoft BI Pro começam em US$ 9,99 mensais por usuário, mas é possível utilizar a ferramenta gratuita Power BI Desktop para criação de relatórios e análises visuais mais simples.

Domo

A solução de BI da Domo é uma das mais completas do mercado e promete gerar insights a partir de dados brutos mais rápido do que os concorrentes.

Os recursos de ETL (Extração, Transformação e Carregamento) da plataforma permitem combinar dados de diversas fontes (locais, na nuvem e de qualquer dispositivo) e gerar relatórios e gráficos de alta qualidade visual.

Por isso, a Domo é uma das líderes na chamada preparação de dados de autoatendimento (data preparation self-service), que permite que qualquer colaborador da empresa obtenha os dados necessários no sistema, sem a necessidade de recorrer ao profissional de TI.

Principais métricas de business intelligence para startups

Como vimos, o papel de business intelligence em startups é usar os dados como fonte de informação para nortear a tomada de decisões. 

Se você é empreendedor do ecossistema startup, sabe que a dinâmica dos negócios inovadores é bem diferente das empresas que atuam em setores consolidados. 

Os indicadores usualmente adotados como parâmetros para a gestão de uma multinacional dificilmente serão apropriados para uma empresa tecnológica em ascensão.

Portanto, para que business intelligence em startups produza o efeito esperado, você precisa configurar as métricas adequadas ao modelo de negócio.

A seguir, confira as principais:

  • CAC (Customer Acquisition Cost): métrica usada para calcular todos os gastos relacionados à captação de leads, como campanhas de marketing, comissão de vendedores e ferramentas de automatização. Fórmula: CAC = (soma de todos os custos de vendas) / (quantidade de novos clientes)
  • CAC Payback: mede o tempo de retorno do investimento para cada nova captação de cliente. Fórmula: CAC Payback = CAC / Margem Bruta
  • MRR (Monthly Recurring Revenue): mensura a Receita Mensal Recorrente da startup, uma métrica bastante usada pelas empresas SaaS. Tem como propósito avaliar a previsibilidade de caixa, excluindo recebimentos esporádicos
  • Runway: métrica financeira que estima por quanto tempo (em meses) o caixa disponível suportará o funcionamento da startup. Fórmula: Runway = posição de caixa / Burn Rate
  • Take Rate (taxa de aceitação): muito usada por startups que operam plataformas de marketplace, mede basicamente o percentual cobrado sobre cada transação executada
  • Burn Rate (taxa de queima): métrica usada para descobrir em quanto tempo a startup consome seu caixa para manter as operações. Fórmula: Burn Rate = Custos e Despesas – Receita.

É importante ressaltar que toda métrica, por mais eficiente que seja, tem pontos fortes e fracos, o que significa que o gestor não deve fazer nenhuma análise isoladamente.

Nesse contexto, business intelligence em startups serve para conjugar diferentes métricas dentro de uma lógica que faça sentido, a fim de proporcionar informação com a máxima qualidade.

Como implementar o business intelligence em startups?

A implementação de business intelligence em startups deve seguir uma sequência de acontecimentos dividida fundamentalmente em duas grandes fases: 

  1. Fase de discussão sobre as estratégias e objetivos
  2. Fase da implantação das ferramentas de business intelligence.

Na etapa preliminar, é importante que o gestor reúna a sua equipe para um momento de imersão e brainstorm.

O objetivo é discutir como as ferramentas de business intelligence ajudarão na gestão do negócio, bem como quais áreas serão priorizadas. 

A discussão deve abranger também as fontes de dados, considerando que elas são a base dos relatórios a serem produzidos e disponibilizados ao usuário final.

Superada a fase de discussão e planejamento, a etapa seguinte é a de implantação das ferramentas de business intelligence na startup. 

Devido à necessidade de arranjos técnicos e testes de compatibilidade, essa etapa certamente será a mais demorada.

Os passos resumidos são:

  1. ETL (Extract Transform Load): extração dos dados brutos e carregamento em um repositório central (Data Warehouse) possível de ser consultado pelos aplicativos
  2. Análise de padrões e inconsistências: processo que geralmente envolve mineração e análise de dados
  3. Modelagem: consiste na construção de bancos de dados que possibilitam a configuração de dashboards de maneira rápida, intuitiva e escalável.

Vale destacar que a implantação de business intelligence envolve uma complexidade técnica que carece de uma bateria de testes a fim de evitar relatórios distorcidos.

Todo cuidado é pouco, afinal, pode ser muito frustrante para um gestor ter um relatório desqualificado por alguma falha técnica ou operacional.

Comece com o Pé Direito: inteligência contábil e financeira

Como vimos ao longo deste artigo, as soluções de business intelligence também são fundamentais na parte contábil e financeira da sua startup — e, nesse aspecto, a Comece com o Pé Direito pode te ajudar.

Podemos tornar suas decisões ainda mais estratégicas com dashboards interativos e visualmente agradáveis.

Nossos relatórios de contabilidade são detalhados e fáceis de entender, contendo todas as informações do seu negócio e uma análise econômico-financeira completa para apoiar sua tomada de decisão.

Para scale-ups, oferecemos simulações e recomendações exclusivas para guiar seu planejamento e projetar o retorno financeiro aos sócios e investidores.

Conheça nosso serviço de business intelligence e tenha o gerenciamento instantâneo de dados econômico-financeiros de sua operação.

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