Business Intelligence: como tornar startups e scale-ups mais inteligentes

Business Intelligence é a resposta para tomar decisões mais inteligentes e decolar sua startup ou scale-up.  Se você acha que os dados são valiosos, espere até transformá-los em relatórios visuais e intuitivos, com todos os insights que você precisa para impulsionar o crescimento do negócio.

 

Esse é o papel das famosas soluções de BI, que permitem lapidar dados brutos para obter informações estratégicas em todas as áreas da empresa — do financeiro ao marketing. Se você ainda não está familiarizado com esse universo, este texto é uma ótima introdução para entender a importância do Business Intelligence para startup e conhecer as principais ferramentas do mercado. Vamos à leitura. 

 

Por que Business Intelligence é essencial para startups?

 

Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócios, é a solução que permite transformar dados em informações estratégicas para a tomada de decisão nas empresas. Na prática, a empresa traça uma estratégia, define seus KPIs (indicadores-chave de desempenho) e usa uma ferramenta de BI para coletar dados brutos, fazer uma análise aprofundada e gerar relatórios repletos de insights para a gestão.

 

Dessa forma, dados dispersos como ticket médio de clientes, horários de compra e produtos mais vendidos se transformam em um mapa completo do perfil do consumidor que orienta todas as decisões de marketing e vendas, por exemplo. 

 

Para as startups e scale-ups, o Business Intelligence é a fonte primordial de informações que guiam o crescimento do negócio, já que estamos falando de empresas que se baseiam em métricas e dados para avançar no mercado.

 

Com uma solução de BI, toda a informação produzida pela empresa — desde o número de vendas até o tempo de permanência dos clientes no site —  é concentrada em uma única base e dá origem a relatórios ricos que mostram claramente para onde a startup está indo e quais são os caminhos mais promissores.

 

4 razões para adotar uma estratégia de business intelligence na sua startup

 

Confira a seguir as principais razões para abraçar o quanto antes o business intelligence:

 

1. Agiliza sua análise de custos

 

Considerando que a saúde financeira é um ponto crítico para a as startups e scale-ups, a solução de Business Intelligence é essencial para analisar os custos da empresa e entender como o dinheiro está sendo gerenciado.

 

Com uma ferramenta de BI, é possível transformar os dados financeiros e contábeis em relatórios que mostram os padrões de gastos da empresa, centros de custos, compatibilidade com a projeção orçamentária, entre outras informações valiosas para controlar as finanças do negócio. 

 

2. Otimiza o relacionamento com o cliente

 

Conhecer e prever cada passo da jornada do cliente é fundamental para as startups, e o Business Intelligence tem um papel central nessa análise.

 

Os relatórios inteligentes mostram quais clientes contribuem mais com o negócio, quais seus hábitos de consumo, por que cancelam o serviço ou devolvem o produto, entre outras informações cruciais para desenvolver as estratégias de relacionamento com o cliente e customer success na startup.

 

3. Melhora a gestão do tempo e tarefas

 

O BI também é útil para melhorar a gestão do tempo e das tarefas na startup, levando em conta o cenário de equipes enxutas e multidisciplinares. 

 

É possível, por exemplo, usar os dados para entender a relação entre o tempo gasto em um projeto com seu retorno financeiro, permitindo que os objetivos mais importantes sejam priorizados.

 

Outra forma de otimizar a gestão é utilizar a ferramenta de BI para identificar os leads mais quentes para a equipe de vendas, de modo que a equipe não perca tempo com clientes que ainda não estão prontos para comprar. 

 

4. Impulsiona o marketing digital

 

O marketing digital é alimentado pelos dados do Business Intelligence, que transforma os dados de ferramentas de web analytics em direcionamentos para as campanhas da startup.

 

A partir dos relatórios de BI, a equipe de marketing consegue segmentar melhor o público-alvo, selecionar os canais com melhor performance e produzir conteúdos certeiros para atrair mais leads e clientes. 

 

3 ferramentas de business intelligence para alavancar 

 

Se você ainda não aplicou o business intelligence na sua startup ou scale-up, é hora de começar a testar as ferramentas e traçar suas estratégias. Confira algumas soluções de destaque no mercado:

 

Google Data Studio

 

O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita para criar relatórios customizáveis e dashboards a partir de dados de aplicativos como Analytics, Adwords e Planilhas.

 

Se você já utiliza outras soluções do Google, essa é uma ótima maneira de começar a aplicar o Business Intelligence na sua startup com a facilidade da integração de dados. 

 

Com o Google Data Studio, é possível rastrear a origem de visitas em um site, entender quais palavras-chave foram usadas em buscadores e mapear os picos de acesso, por exemplo. 

 

Microsoft Power BI

 

O Microsoft Power BI é um dos softwares mais populares em Business Intelligence, capaz de transformar dados brutos em relatórios interativos e insights. 

 

A plataforma foi eleita pelo 13º ano consecutivo como Líder no Quadrante Mágico de 2020 da Gartner — gráfico anual que posiciona as plataformas de BI líderes de mercado —, graças às funcionalidades avançadas e experiência do usuário intuitiva.

 

Entre suas funções, destacam-se a análise de Big Data, modelagem de dados avançada, inteligência artificial na análise de dados e recursos de segurança para proteção de dados e compliance. 

 

Os preços do Microsoft BI Pro começam em US$ 9,99 mensais por usuário, mas é possível utilizar a ferramenta gratuita Power BI Desktop para criação de relatórios e análises visuais mais simples.

 

Domo

 

A solução de BI da Domo é uma das mais completas do mercado, e promete gerar insights a partir de dados brutos mais rápido do que os concorrentes.

 

Os recursos de ETL (Extração, Transformação e Carregamento) da plataforma permitem combinar dados de diversas fontes (locais, na nuvem e de qualquer dispositivo) e gerar relatórios e gráficos de alta qualidade visual.

 

Por isso, a Domo é uma das líderes na chamada preparação de dados de autoatendimento (data preparation self-service), que permite que qualquer colaborador da empresa obtenha os dados necessários no sistema, sem a necessidade de recorrer ao profissional de TI. 

 

Comece com o Pé Direito: inteligência contábil e financeira 

 

As soluções de Business Intelligence são fundamentais na parte contábil e financeira da sua startup, e a Comece com o Pé Direito pode ajudar a tornar essas áreas mais inteligentes.  Podemos tornar suas decisões ainda mais estratégicas com dashboards interativos.

 

Nossos relatórios de contabilidade são detalhados e fáceis de entender, contendo todas as informações do seu negócio e uma análise econômica-financeira completa para apoiar sua tomada de decisão e informar investidores.

 

Para scale-ups, oferecemos simulações e recomendações exclusivas para guiar seu planejamento e projetar o retorno financeiro aos sócios e investidores. Conheça nosso serviço de Business Intelligence e tenha o gerenciamento instantâneo de dados econômico-financeiros do seu negócio. 

 

E então, está pronto para usar o Business Intelligence para decolar seu negócio? Conte com a Comece com o Pé Direito nessa jornada: Saiba mais e agende uma conversa com a gente.