Contabilidade estratégica: como ela ajuda uma startup a decolar

contabilidade estratégica4
Blog > Contabilidade > Contabilidade estratégica: como ela ajuda uma startup a decolar

A contabilidade estratégica vai muito além dos serviços básicos de assessoria contábil responsável, em linhas gerais, pelo compliance fiscal-tributário. 

Envolve um leque amplo de soluções dedicadas à otimização da gestão e ao embasamento de decisões, especialmente no universo das startups

Referimo-nos ao planejamento tributário, à análise de dados e à gestão de indicadores que traçam um raio-X completo do negócio. 

Quer ver como a contabilidade estratégica pode ser usada como ferramenta de gestão e contribuir com o crescimento exponencial da sua empresa?

É só seguir a leitura.

O que é contabilidade estratégica?

Contabilidade estratégica é uma abordagem moderna do serviço de contabilidade que vai além da assessoria básica responsável pelo registro de transações, emissão de guias e processamento de burocracias.

Seu principal objetivo é interpretar dados, criar relatórios e indicadores gerenciais valiosos e relevantes aos gestores no processo de tomada de decisão.

Para tanto, inclui serviços de consultoria contábil que podem ser dimensionados conforme as necessidades do empresário, tanto no aspecto gerencial quanto fiscal.

O planejamento tributário, cujo objetivo é reduzir o peso dos impostos sobre a atividade da empresa, é um exemplo.

A análise de dados e a gestão de indicadores-chave de desempenho, também.

Perceba que a função aqui não é apenas garantir que a empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentos – embora essa também seja função importante da contabilidade.

A essência da contabilidade estratégica reside na integração dos princípios contábeis com a visão de longo prazo e com os objetivos estratégicos do negócio

Qual o objetivo da contabilidade estratégica?

As startups têm alguns objetivos específicos que as distinguem de empresas tradicionais, como crescimento rápido, desenvolvimento de soluções inovadoras e atração de investimentos

O papel da contabilidade estratégica, nesse contexto, é ajudar o gestor a alcançar seus objetivos por meio de soluções como:

  1. Gestão eficiente das finanças, oferecendo insights sobre as melhores decisões de alocação e de investimentos
  2. Planejamento tributário, visando a otimizar a carga tributária de impostos ao mesmo tempo em que garante o compliance regulatório
  3. Relatórios gerenciais, projeções e análises financeiras focadas em atrair investidores
  4. Análise de viabilidade econômico-financeira associada a novos projetos e soluções. 

Qual a diferença entre a contabilidade estratégica e a tradicional?

Talvez a melhor maneira de entender o papel da contabilidade estratégica nas organizações, especialmente empresas que miram a escalabilidade, é compará-la com a contabilidade tradicional. 

A seguir, confira as diferenças em diferentes aspectos.

Quanto ao processamento contábil

  • Contabilidade tradicional: se resume à geração de demonstrativos padronizados, como balanço patrimonial, DRE e DFC, conforme as normas legais e contábeis
  • Contabilidade estratégica: vai além e promove uma análise aprofundada dos relatórios, extraindo deles insights que norteiam decisões e orientam o crescimento.

Quanto aos lançamentos contábeis

  • Contabilidade tradicional: se atém ao registro e à classificação das transações conforme as contas e princípios contábeis
  • Contabilidade estratégica: vai além da conformidade, alinhando as informações contábeis com os objetivos estratégicos da empresa.

Quanto ao horizonte de tempo

  • Contabilidade tradicional: registra apenas fatos do passado, fornecendo um retrato da situação em determinado período de tempo
  • Contabilidade estratégica: com base em dados do passado, faz projeções para o futuro, analisando tendências, padrões e cenários por meio da inteligência de dados.

Quanto à integração e colaboração

  • Contabilidade tradicional: geralmente é vista como uma função burocrática e isolada, realizada pelo departamento contábil ou escritório terceirizado
  • Contabilidade estratégica: integra diversas outras áreas da empresa, como finanças, operações, marketing e vendas, aplicando os dados contábeis ao contexto estratégico.

A contabilidade estratégica, como vimos, transforma dados financeiros em inteligência estratégica alinhada aos objetivos de longo prazo. 

A contabilidade tradicional, por outro lado, concentra-se principalmente na assessoria básica e na conformidade dos registros financeiros.

Quais são as vantagens de uma contabilidade estratégica?

A contabilidade é muito mais do que processos burocráticos, como vimos até aqui. Quando bem aplicada, se torna indispensável ao processo de tomada de decisões.

E é por isso que a contabilidade estratégica faz a manutenção e até mesmo a construção de um negócio de sucesso.

Entre as vantagens da contabilidade estratégica, podemos citar:

Acompanhamento do negócio

Além de ser uma ferramenta para o planejamento financeiro, com a contabilidade estratégica você pode fazer análises e ter perspectivas de investimento e desenvolvimento da sua empresa.

O contador a seu favor

O profissional contábil se torna parceiro estratégico do seu negócio

Mais do que ser um burocrata guarda-livros, ele pode oferecer consultoria de alto nível sobre fluxo de caixa, MVP, custos fixos e variáveis e muito mais.

Planejamento e criação de metas

Com a contabilidade estratégica, você tem uma visão macro do seu negócio. 

Tendo essa visão, fica mais fácil traçar metas e definir objetivos de acordo com o cenário econômico do seu empreendimento. 

Isso fará com que as suas decisões sejam muito mais assertivas quanto à expansão e à lucratividade.

Com o Power BI, por exemplo, o empresário tem, de forma visual e intuitiva, condições de medir a saúde da empresa e projetar cenários

Acompanhamento do benchmark

Através da contabilidade estratégica, você tem em mãos tudo que precisa para o sucesso do seu negócio. 

Esse instrumento avalia a concorrência e entrega tudo o que funciona – ou não. 

Dessa forma, é possível avaliar a sua empresa e aplicar as mudanças necessárias ou pivotar, caso o modelo de negócio não seja aprovado na fase de testes.

Tecnologia para integração contábil

O princípio dos métodos ágeis e lean exigem equipes enxutas, logo, integrar o ERP da sua empresa ao do escritório contábil faz tudo fluir melhor.

Ao fazer essa integração, você pode delegar funções para sua assessoria contábil e ganhar tempo para se dedicar apenas ao crescimento do seu negócio.

Importância da contabilidade estratégica para startups

Os motivos para uma startup estabelecer uma relação de parceria com uma contabilidade estratégica e especializada em empresas inovadoras são diversos. 

Dentre eles, podemos destacar: conhecimento específico, compliance regulatório, tomada de decisões baseadas em dados e otimização fiscal.

1. Conhecimento específico

O primeiro motivo, sem dúvida, é o conhecimento específico sobre o modelo de negócio.

Uma boa maneira de explicar como isso funciona é por meio de uma analogia com a área da saúde.

Alguém com problemas de visão, por exemplo, deve procurar o oftalmologista. 

Se precisa checar o coração, o médico mais indicado é um cardiologista.

Assim como um clínico geral não domina todas as especialidades médicas, nenhuma empresa contábil generalista domina as nuances do ecossistema startup.

2. Compliance regulatório

Como a contabilidade estratégica e especializada conhece em detalhes as leis e regulamentos de seu nicho, o atendimento às regras e exigências fica muito mais simples.

Principalmente em um país onde a legislação é cheia de exceções e muda com frequência, ter um parceiro que domina o compliance regulatório é essencial.

3. Decisões baseada em dados

A inteligência de dados é outro aspecto de grande relevância da contabilidade estratégica.

Uma assessoria contábil que entende seu cliente tem o cuidado de extrair, tratar e transformar em insights apenas os dados que fazem sentido para a tomada de decisão.

Assim, pode criar métricas e KPIs que analisam padrões e identificam tendências.

4. Otimização fiscal

A otimização fiscal também é resultado de um planejamento tributário eficiente, algo que a contabilidade estratégica pode oferecer.

Sabemos que não é possível empreender sem pagar imposto e quanto mais sua empresa cresce, maior é a mordida do Leão.

Com o apoio profissional de quem domina as estratégias de enquadramento tributário, brechas e incentivos da lei, no entanto, você pode economizar muito em impostos.

Qual a relação entre contabilidade estratégica, inovação e tecnologia?

De maneira resumida, podemos afirmar que a contabilidade estratégica faz uso da inovação tecnológica (inteligência de dados, ferramentas de BI) para promover o desenvolvimento de negócios

Empresas dos mais diversos setores e segmentos podem se valer da contabilidade estratégica para refinar seus projetos, especialmente os modelos de negócios inovadores.

Essa conjugação pode ocorrer de diferentes maneiras, buscando objetivos diversos, como nos exemplos a seguir:

Análise de dados contábeis e financeiros

A contabilidade estratégica, dotada de ferramentas inteligentes e softwares avançados, pode proporcionar uma análise completa e aprofundada dos dados contábeis.

Como vimos, isso é essencial para a tomada de decisões estratégicas, identificação de padrões e tendências.

Automação e eficiência

Por meio de ferramentas inovadoras, a contabilidade digital e estratégica também consegue automatizar tarefas contábeis rotineiras, tornando o processamento muito mais eficiente. 

Dessa forma, libera os profissionais, até então responsáveis pelas burocracias típicas do setor, para se concentrarem em tarefas mais relevantes – além de reduzir custos.

Integração de dados

A tecnologia contábil permite ainda a integração de dados provenientes de diversas fontes, dando ao CEO uma visão holística e atualizada do desempenho da empresa. 

Por meio de relatórios de BI intuitivos e de fácil compreensão, é possível descobrir novas oportunidades de mercado e criar estratégias de adaptação, caso os resultados estejam aquém do esperado. 

Podemos afirmar que a integração entre contabilidade estratégica, a inovação e a tecnologia tem o poder de criar vantagens competitivas, mesmo em um cenário de extrema incerteza.

Como aplicar a contabilidade estratégica no seu negócio?

Agora que você sabe o valor da contabilidade estratégica para o crescimento e o amadurecimento do seu negócio, confira a seguir algumas dicas e passos de como implementá-la em sua empresa. 

  1. Defina seus objetivos e metas: o que você pretende com sua empresa?  Crescimento de receita? Expansão para novos mercados? Introdução de novos produtos ou serviços?
  2. Defina um parceiro de impacto: você precisará de uma empresa de contabilidade digital que ofereça além dos serviços básicos e conheça as nuances do seu mercado de atuação
  3. Discuta com seu parceiro contábil suas necessidades: a contabilidade estratégica pode incluir consultorias específicas sobre diferentes áreas, além de serviços customizados de análise de dados
  4. Identifique e defina os KPIs financeiros e não financeiros: esse é um aspecto fundamental para o sucesso do seu negócio que tem tudo a ver com a contabilidade estratégica. Você pode incluir métricas relacionadas à lucratividade, eficiência operacional, satisfação do cliente, inovação, entre outras
  5. Monitoramento e adaptação: estabeleça também um processo contínuo de monitoramento dos KPIs e das estratégias aplicadas e promova ajustes sempre que necessário. 

Se você chegou até aqui e precisa de soluções contábeis para o seu negócio crescer e escalar, conheça as soluções da Comece.

Somos a número 1 do Brasil em contabilidade estratégica com análise de dados para startups, scale-ups e empresas digitais.

Muito mais do que cuidar do compliance fiscal, somos parceiros estratégicos de nossos clientes ao longo de sua jornada rumo à escalabilidade.

Para isso, oferecemos soluções completas de back office, como:

Se você tem startup e precisa de um parceiro que o ajude a gerir seu negócio com mais qualidade, venha para a Comece!

Deixe uma resposta