Entender como calcular o valuation de uma empresa significa descobrir quanto ela vale efetivamente no mercado.
Para startups e scale-ups, é fundamental ter esse valor para captar investimentos, planejar a venda do negócio ou melhorar a gestão.
Mas é preciso escolher o método correto para ter o máximo de precisão no cálculo, já que existem maneiras diferentes de conduzir o processo.
Neste texto, vamos explicar como calcular o valuation de uma empresa com as metodologias mais comuns e ajudar você a chegar ao valor real da sua startup.
Continue lendo e avalie seu negócio do jeito certo.
Como calcular o valuation de uma empresa em 3 métodos
Existem diferentes formas de calcular o valuation de uma empresa, que significa basicamente estimar o valor de um negócio no mercado.
O termo valuation pode ser traduzido para o português como “avaliação” – no caso, a avaliação do valor real da organização.
Conheça os métodos mais utilizados.
Valuation pelo fluxo de caixa descontado
O valuation pelo fluxo de caixa descontado (FCD), também conhecido como valuation por renda, se baseia nos resultados financeiros da empresa comparados aos seus riscos em longo prazo.
A principal ideia desse método é que a empresa vale o que se mostra capaz de gerar em receita para os seus sócios no futuro.
Para fazer o cálculo, é preciso seguir três etapas:
- Estimar o fluxo de caixa da empresa nos próximos períodos (tudo o que for recebido menos os gastos do negócio)
- Definir uma taxa de desconto, que funciona como uma “taxa de juros ao contrário”, ou seja, desconta uma porcentagem de acordo com o risco do negócio e a comparação com outros investimentos como a bolsa ou renda fixa (custo de oportunidade)
- Trazer os resultados para o valor presente e aplicar a taxa de desconto.
No caso, esse método funciona melhor para empresas que já estão obtendo lucro e possuem um histórico que permite projeções financeiras mais precisas.
Se você não sabe como calcular o valuation de uma empresa por fluxo de caixa descontado, vai precisar do suporte do seu contador para obter os valores e aplicar as fórmulas.
Valuation pelo mercado
O método de valuation pelo mercado, ou valuation por múltiplos de mercado, considera que negócios semelhantes possuem valores próximos.
A tese é que, se uma empresa foi vendida por um múltiplo de “X” no passado, significa que uma empresa do mesmo segmento, com taxas de crescimento semelhantes, poderia ser vendida por um múltiplo parecido.
Isso, é claro, se as condições de mercado se mantiverem estáveis e os negócios forem comparáveis do ponto de vista de indicadores, como lucro, EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e rentabilidade.
É uma forma mais simples e não tão precisa de estimar o valor de uma empresa, mas pode ser útil para startups que não possuem um longo histórico para a realização de projeções.
Para aplicar o valuation pelo mercado, você pode escolher entre os múltiplos:
- Múltiplos de lucro: é calculado o preço por ação, dividindo pelo lucro por ação e, por fim, comparando o resultado com o de outras empresas de capital aberto
- Múltiplos de faturamento: é estimado um preço a partir do faturamento de um determinado período (por exemplo: a startup vale 5 vezes o que fatura no mês)
- Múltiplos de valor patrimonial: divide o valor de mercado pelo valor de patrimônio líquido da empresa.
Valuation pelos ativos da empresa
Por fim, o valuation calculado pelos ativos da empresa leva em conta seu patrimônio líquido.
Para calcular o valor patrimonial, é preciso usar a seguinte fórmula:
- Patrimônio líquido = ativos – passivos
No caso, ativos são todos os bens, direitos e valores que uma empresa possui ou deve receber, como o dinheiro em caixa, contas a receber, imóveis, máquinas, veículos, patentes de produtos e outros.
Já os passivos são todas as obrigações financeiras e dívidas, incluindo a folha de pagamento, impostos, financiamentos, empréstimos e aluguéis.
Dessa forma, o valor da empresa será avaliado pelas riquezas que ela acumula de fato, descontadas suas dívidas e obrigações.
Esse é um método de valuation bastante usado por empresas que não se encontram em uma boa fase financeira, mas possuem um patrimônio considerável.
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A importância do valuation em startups
O valuation é um processo fundamental para startups, pois determina a atratividade do negócio para investidores e para o mercado em geral.
Ao fazer os cálculos, você descobre o valor real da sua empresa e tem argumentos sólidos para fazer a captação de investimentos.
Se o seu objetivo é colocar a startup à venda quando chegar a um determinado patamar, o processo vai revelar qual o preço justo para fechar o negócio.
Além disso, o valuation tem um papel importante na gestão, pois oferece um diagnóstico mais preciso do valor da startup e direciona as ações para melhora do desempenho financeiro.
Lembrando que é esse valor que os investidores devem levar em conta na hora de procurar oportunidades no mercado de capitais.
O resultado revela se a gestão da empresa é eficiente e se há um bom potencial de rendimento em comparação com outras aplicações.
Dessa forma, os investidores conseguem selecionar os negócios mais promissores para compor seu portfólio.
Além disso, fogem de armadilhas, como empresas muito arriscadas e com preços altos por conta da especulação.
Conte com a Comece Com o Pé Direito para fazer seu valuation
Para fazer seu valuation da forma correta e chegar ao valor real da sua startup, você precisa partir de dados financeiros confiáveis.
Nisso, a Comece Com o Pé Direito pode ajudar com sua expertise em contabilidade online e gestão financeira para startups e scale-ups.
Nossos serviços incluem todas as rotinas contábeis e fiscais, relatórios e análises completas e ainda a terceirização do financeiro e departamento pessoal.
Assim, você não tem dúvidas na hora de calcular o valor da sua startup e se sente mais seguro para captar investimentos ou até mesmo vender o negócio.
Entendeu como calcular o valuation e por que é tão importante encontrar esse valor?
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