Calcular o valuation de uma startup é uma missão que envolve uma mistura de “arte e ciência”.
Os métodos de avaliação, claro, são úteis ao processo, mas também há muita subjetividade.
Até fatores externos (o aquecimento do mercado venture capital, por exemplo) podem influenciar.
Startups geralmente são empresas com poucos dados históricos, receitas instáveis e altas taxas de crescimento.
Além disso, lida com inovações nem sempre fáceis de precificar.
Em algum momento, todo negócio precisará ser avaliado, seja para obter aporte de investidores ou participar de uma operação de M&A.
Neste post, você vai conhecer os principais métodos para calcular o valuation de uma startup e entender suas peculiaridades.
Avance na leitura até o final.
Como calcular o valuation de uma startup?
Existem diferentes métodos para calcular o valuation de uma startup, cada um com suas vantagens e limitações.
Os mais comuns são os seguintes.
Fluxo de Caixa Descontado (DCF)
O método de Fluxo de Caixa Descontado (DCF) é uma técnica comum usada para avaliar empresas de diversos setores e segmentos, incluindo startups.
Tem como objetivo estimar o valor do negócio com base na projeção de seus fluxos de caixa futuros, que são descontados a uma taxa que reflete o risco associado.
Passos para calcular o DCF:
- Primeiro, estime os Fluxos de Caixa Livre (FCL) futuros da startup para um período específico (geralmente 5 a 10 anos). O FCL é calculado subtraindo as despesas de capital e as variações no capital de giro do fluxo de caixa operacional
- Estime o Valor Residual (VR) da empresa ao final do período de projeção utilizando o método de perpetuidade ou o múltiplo de saída
- Determine a Taxa de Desconto para trazer os fluxos de caixa futuros a valor presente
- Calcule o valor presente dos FCLs projetados e o VR, descontando-os pela taxa escolhida
- Some o valor presente dos fluxos de caixa projetados e o valor presente do valor residual para obter o valuation total da startup.
Comparação por múltiplos
O método de comparação por múltiplos envolve avaliar uma startup com base em múltiplos de valuation de empresas semelhantes que já estão no mercado.
Esses múltiplos podem ser baseados em métricas como receita, Ebitda ou número de usuários.
Passos para a comparação por múltiplos:
- Identifique um grupo de empresas que operam no mesmo setor, têm um modelo de negócios similar e estão em estágios de crescimento comparáveis
- Reúna os dados financeiros mais recentes das empresas comparáveis (receita, Ebitda, lucro líquido, número de usuários, etc)
- Calcule os múltiplos financeiros das empresas comparáveis. Os mais comuns são múltiplo de receita (EV/Revenue) e múltiplo de Ebitda (EV/Ebitda).
Método Berkus
O método Berkus é uma abordagem simplificada e qualitativa usada principalmente para startups em estágio inicial.
Sua função é atribuir valores a diferentes aspectos da startup, como ideia, protótipo, equipe, tração e parcerias estratégicas.
Cada um desses fatores recebe um valor máximo – e a soma desses valores representa uma estimativa do valuation.
Passos para o método Berkus:
- Identificação dos componentes-chave, como ideia de negócio, protótipo, qualidade da equipe fundadora, etc
- Atribuição de um valor monetário específico a cada componente, com base em um valor máximo predefinido
- Avaliação de cada um dos componentes, atribuindo a eles uma pontuação que reflete o estado atual de desenvolvimento
- Soma dos valores atribuídos a cada componente para chegar ao valuation total da startup.
Método de avaliação de riscos (Risk Factor Summation Method)
Este método ajusta o valuation-base de uma startup com base em fatores de risco, como de gestão, de mercado, tecnológicos, entre outros.
Cada fator é avaliado como positivo, neutro ou negativo, ajustando o valuation-base em função do resultado agregado.
Passos para o método de avaliação de riscos:
- Identifique os principais critérios que influenciam o sucesso de uma startup, como equipe, oportunidade de mercado, produto/tecnologia, vantagem competitiva, parcerias, marketing/vendas, etc
- Determine a importância relativa de cada critério atribuindo um peso a cada um
- Defina, para cada critério, de uma escala de pontuação (por exemplo, de 1 a 10)
- Avalie a startup em cada critério utilizando a escala definida e atribua uma pontuação a cada critério
- Multiplique a pontuação de cada critério pelo peso correspondente para obter a pontuação ponderada
- Some todas as pontuações ponderadas para obter a pontuação total da startup.
- Compare a pontuação total com benchmarks ou com outras startups avaliadas para determinar o nível de risco e potencial de sucesso da startup.
O que considerar ao calcular o valuation de uma startup
Para calcular o valuation de uma startup, você deve levar em conta aspectos específicos que diferem substancialmente da avaliação de empresas maduras e estabelecidas.
As startups geralmente operam em ambientes de alta incerteza e apresentam características únicas que devem ser levadas em conta para obter uma estimativa mais precisa do seu valor.
As taxas de crescimento aceleradas são exemplos.
Diferentemente de empresas que estão em “velocidade de cruzeiro”, as startups buscam o crescimento exponencial.
Portanto, ao projetar fluxos de caixa futuros ou calcular múltiplos de receita, é fundamental incorporar taxas de crescimento adequadas para refletir o potencial de expansão.
Startups também podem pivotar ou ajustar o modelo de negócios em resposta ao feedback do mercado.
Ao calcular o valuation, é importante considerar a capacidade da startup de se adaptar e inovar, bem como os custos potenciais associados a essas mudanças.
Cabe destacar ainda que a profissionalização da gestão também pode influenciar no valuation (para cima ou para baixo), portanto, é essencial manter a empresa sempre organizada e em dia.
Por que fazer o valuation startup?
Você pode precisar do valuation de uma startup em diferentes situações.
As mais comuns são:
1. Captação de recursos
Para captar recursos de investidores, você precisará oferecer participação societária do seu negócio em troca — e uma definição clara de quanto a startup vale é parte do processo.
Founders e investidores, vale dizer, estão em lados opostos da mesa, e um valuation bem fundamentado ajuda a evitar diluições excessivas e a negociar melhores termos.
2. Fusões e Aquisições (M&A)
Em casos de fusão ou aquisição, o valuation de uma startup também é peça-chave para determinar o preço justo da transação.
A função é a mesma: garantir que os acionistas recebam uma compensação adequada e que o comprador pague um preço justo pelo negócio.
3. Planejamento estratégico
Você pode usar o valuation também para orientar o crescimento e desenvolvimento da empresa no médio e longo prazo.
Decisões sobre expansão, desenvolvimento de produtos, contratação de equipes e outras iniciativas podem ser melhor orientadas quando o gestor sabe quanto a empresa vale efetivamente.
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