Como conseguir um investidor para sua startup (guia completo)

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Se você está em dúvida sobre como conseguir um investidor para sua startup, encontrou o guia que vai orientá-lo nessa jornada.

O processo de captação de recursos faz parte do conjunto de elementos indispensáveis ao sucesso do empreendedorismo de inovação.

Afinal, sem fluxo de capital, uma ideia promissora de negócio é apenas uma ideia. 

Mas, para o empreendedor interessado em atrair investidores, as notícias são boas.

Levantamentos recentes mostram um crescimento substancial no volume de aportes em startups em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Se é de um investidor que você precisa, continue a leitura.

Como conseguir um investidor?

A missão de conseguir um investidor pode ser desafiadora, mas você certamente terá êxito se tiver um projeto potencialmente lucrativo e preparo para lidar com os desafios do mercado.

Todas as etapas do processo e dicas que você precisa saber estão aqui:

1. Defina o modelo de negócio

O primeiro passo é definir o modelo de negócio da sua startup. 

Trata-se da descrição de como você encontrou a oportunidade de mercado e o que pretende fazer para criar e entregar valor aos stakeholders.

Pode ser uma inovação disruptiva ou uma inovação totalmente radical, em que o objetivo é propor algo inusitado ou criar mercados que ainda nem existem. 

Outro aspecto fundamental do modelo de negócio é a definição do modelo de receita (monetização). 

Os investidores têm interesse primário nessa informação.

Seu primeiro compromisso, então, é entender claramente o problema que sua startup se propõe a resolver — e para quem ela resolve.

Os modelos mais recorrentes são:

  • Assinatura: ideal para produtos ou serviços que oferecem valor contínuo, como SaaS
  • Freemium: oferece uma versão básica gratuita com funcionalidades avançadas pagas
  • Venda de produtos ou licenças: modelo tradicional de venda direta, comum em startups de e-commerce ou que licenciam tecnologia
  • Marketplace: cobrança de comissão por transação, aplicável a plataformas que conectam compradores e vendedores
  • Publicidade: monetização através de anúncios, geralmente utilizado em modelos B2C com alto tráfego.

2. Organize a casa

Depois de descobrir a oportunidade de negócio, você precisa formalizar a empresa e organizar a casa.

Startups em fase de teste de mercado não costumam contar com organogramas detalhados, mas é fundamental que o seu negócio esteja em conformidade com as normas.

Você precisará de um CNPJ, de um acordo de sócios bem redigido, um contrato social com cláusulas que facilitem a admissão de sócio-investidores, entre outras particularidades.

Outro aspecto importante é a organização contábil e financeira, que pode ser conduzida com a assessoria de uma empresa contábil especializada.

O BPO financeiro, por exemplo, pode ajudar muito nessa tarefa.

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3. Conheça as principais fontes de recursos

Para entender como conseguir um investidor, você precisa conhecer os principais tipos de investidores, fundos de investimentos e outras fontes de recursos.

FFF (Families, Friends, Fools)

Os primeiros aportes feitos em startups nas fases pré-seed e seed costumam ser de parentes, amigos e “tolos”. 

São pessoas que pertencem ao círculo de convivência e amizade do empreendedor e que querem ajudá-lo a testar suas ideias.

O termo “tolo”, no caso, não deve soar pejorativo.

Diz respeito a pessoas que investem na ideia mesmo sem uma análise criteriosa dos riscos, geralmente amigos e conhecidos de outros trabalhos.

Investidores-anjo

Os investidores-anjo preferem startups em estágios um pouco mais adiantados e que tenham algum histórico para mostrar. 

São pessoas físicas ou jurídicas, geralmente com vasta experiência de mercado, que investem não apenas dinheiro no negócio.

Eles participam também da gestão da startup, orientando o empreendedor nas decisões mais relevantes.

Crowdfunding

As plataformas de crowdfunding, uma evolução da antiga “vaquinha”, têm se tornado importantes aliadas das startups. 

Entre as principais vantagens, destaca-se a abrangência proporcionada pela digitalização.

Após regulamentação da CVM (Instrução Normativa 588), as plataformas de crowdfunding também podem atuar como distribuidoras de valores mobiliários.

No site oficial da CVM você encontra os últimos dados sobre a quantidade de plataformas registradas, bem como os valores transacionados.

Como arrecadar investimentos via crowdfunding?

Para conseguir investidor para sua startup via equity crowdfunding, o tipo de plataforma que negocia participações societárias, você deve cumprir os seguintes passos:

  1. Entenda o funcionamento da plataforma: no equity crowdfunding, os investidores compram ações ou contratos de mútuo conversível em participação societária
  2. Escolha a plataforma mais vantajosa: existem várias delas no mercado, como EqSeed, CapTable, Kria, Beegin (a lista completa está no portal da CVM)
  3. Prepare a documentação necessária: para lançar uma campanha de equity crowdfunding, você precisa preparar uma série de documentos, como plano de negócios, valuation, pitch deck e projeções financeiras
  4. Elabore uma proposta atraente para os investidores: sua campanha precisa destacar o potencial de crescimento da empresa e o retorno esperado para os investidores.

As plataformas geralmente realizam uma triagem rigorosa para garantir a qualidade das empresas que serão apresentadas aos investidores. Portanto, esteja preparado. 

Fundos de venture capital

Importantes veículos de investimento em empresas inovadoras, os fundos de venture capital têm políticas de investimento bem definidas.

Para acessá-los, a startup deve cumprir alguns pré-requisitos, como faturamento, tempo de mercado e hipóteses validadas.

Os fundos também aportam dinheiro em troca de participação societária, com a intenção de fazer o desinvestimento após o negócio alcançar a escalabilidade.

Fundos private equity

Os fundos private equity, conhecidos por investir em empresas de capital fechado, seguem o mesmo raciocínio do venture capital.

Em geral, preferem startups em fases de tração, que estão em busca de recursos para expandir as operações, inclusive por meio de fusões e aquisições. 

IPO

O IPO (oferta pública de ações) marca a estreia de uma empresa na bolsa de valores, transformando-se em uma S/A de capital aberto.

Startups que chegam a esse nível já se transformaram em empresas reconhecidas, com estrutura interna de governança e compliance e planos audaciosos de crescimento. 

Empresas listadas na bolsa precisam divulgar publicamente seus balanços e uma série de outras informações, conforme determina a Lei das S/As.

4. Crie um pitch deck impecável

Como vimos, existem diferentes formas de conseguir um investidor para alavancar o seu negócio, mas você precisa saber como transmitir a essência da startup

Uma das maneiras de fazer isso é por meio do pitch deck, uma apresentação rápida e visualmente agradável, elaborada para atrair a atenção do investidor.

5. Cuidado com o valuation

Conseguir um investidor implica em oferecer a ele uma participação societária no negócio em troca do aporte de capital.

Para fazer isso, você precisa descobrir, por meio de um processo de valuation, o quanto sua empresa vale.

Afinal, você vai vender parte dela. 

Para não correr o risco de subestimar ou superestimar o valor, é recomendável a contratação de uma consultoria externa com expertise na área.

6. Prepare-se para a due diligence

Se você chegou à etapa de assinar o term sheet (acordo comercial prévio), as principais barreiras para conseguir um investidor foram vencidas.

O momento é de preparação para a due diligence, a diligência prévia que antecede o aporte de recursos efetivamente.

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A importância do investidor para startups

Descobrir como conseguir um investidor pode representar o divisor de água para o empreendedor que precisa de recursos para escalar o seu negócio

Startups, especialmente em fases iniciais (seed e early stage), precisam de capital para desenvolver seus produtos, expandir operações, contratar talentos e investir em marketing.

Sem esse capital, dificilmente conseguiriam crescer, competir ou mesmo se manter no mercado.

A importância do investidor, no entanto, vai além do aspecto financeiro.

Como geralmente possuem uma rede de contatos extensa e valiosa, eles podem conectar a startup a outros investidores, potenciais clientes, fornecedores estratégicos e parceiros de negócios.

Muitos investidores trazem também seu conhecimento e experiência para dentro da empresa, o que ajuda muito os founders na gestão e na preparação para futuras rodadas de investimento.

Como podemos ver, os investidores são mais do que simplesmente financiadores: são também parceiros estratégicos que ajudam a moldar a trajetória de sucesso do negócio. 

O que os investidores procuram em uma startup?

De maneira geral, os investidores buscam startups com alto potencial de crescimento, inovação e capacidade de execução.

Mas há outros atributos que aumentam as chances de sucesso na captação de recursos. 

A proposta de valor clara e inovadora, sem dúvida, é a principal delas.

A startup precisa resolver um problema real de forma inovadora e eficiente, oferecendo um diferencial claro em relação ao mercado, seja pela tecnologia, modelo de negócio ou abordagem única.

O tamanho do mercado endereçável e a capacidade de escalar rapidamente também são aspectos fundamentais, assim como o time fundador.

Podemos adicionar à lista de atributos valorizados pelos investidores também a gestão financeira estruturada, especialmente para startups na fase de tração.

Controle de custos e despesas, previsão de caixa e gerenciamento do fluxo financeiro, além de métricas e indicadores (CAC, LTV, burn rate, etc.), são outros elementos essenciais. 

Prepare sua startup para conseguir um investidor

Viu como conseguir um investidor é perfeitamente possível? 

As dificuldades certamente virão e os riscos estarão presentes, mas você não está sozinho nessa. 

Para ajudá-lo a organizar as finanças, implantar e monitorar indicadores de performance e prepará-lo para a due diligence, existe a Comece.

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