Como definir metas alcançáveis? Confira dicas e exemplos

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Afinal, como definir metas alcançáveis?

Se você é empreendedor e faz parte do ecossistema startup, as metas de curto, médio e longo prazo devem fazer parte do seu plano de negócios. 

Sem elas, você não sabe onde está, aonde quer chegar e isso pode prejudicar muito o negócio, inclusive a captação de recursos.

Os investidores gostam de saber quais milestones a startup pretende alcançar com os recursos aportados. 

Nesse contexto, definir metas alcançáveis contribui com o direcionamento de esforços, com a motivação da equipe e com o senso claro de progresso. 

Como fazer isso?

Nos tópicos a seguir, você vai descobrir métodos práticos de planejamento, exemplos e dicas de como monitorar as metas de maneira prática e fácil.

Como definir metas alcançáveis?

Definir metas alcançáveis é bem diferente de sonhar com algo ou alguma coisa. 

Trata-se de um processo que requer alinhamento entre um objetivo determinado e a capacidade de alcançá-lo – tempo, recursos, habilidades, etc.

Em outras palavras, você precisa de parâmetros para concluir se determinada meta pode ou não ser atingida, considerando os recursos (e o tempo) à sua disposição.

A seguir, confira um passo a passo de como definir metas alcançáveis no seu negócio.

1. Considere os recursos disponíveis

Ao definir metas alcançáveis, é importante levar em conta os recursos que sua empresa tem à disposição, como tempo, dinheiro e pessoal. 

Metas que não consideram esses fatores podem se tornar inalcançáveis.

Pode ser que sua empresa tenha dinheiro (aporte de investidores, por exemplo), mas não tenha tempo e equipe especializada. 

Ou tenha tempo, mas falta dinheiro.

O primeiro passo, então, é avaliar se, com o que você tem, é possível alcançar determinada meta em um prazo específico.

2. Estabeleça prazos realistas

Definir prazos realistas é essencial para manter o foco e a urgência, sem sobrecarregar a equipe

Prazos impossíveis podem desmotivar, enquanto prazos bem definidos mantêm todos alinhados e comprometidos.

Ao definir o cronograma da meta, não pense apenas na data final. Crie também prazos intermediários para evitar a postergação de tarefas.

3. Utilize o método SMART

O método SMART é uma ótima ferramenta para definir metas alcançáveis.

O termo é o acrônimo de:

  • Específicas (specific, em inglês): a meta deve ser clara e específica, detalhando exatamente o que se deseja alcançar
  • Mensuráveis: deve ser possível medir o progresso, logo, não pode ser algo muito subjetivo
  • Atingíveis (alcançáveis): a meta deve ser realista e alcançável dentro dos recursos e capacidades disponíveis
  • Relevantes: a meta deve estar alinhada a outros objetivos maiores dentro do planejamento estratégico de longo prazo
  • Temporais: deve haver um prazo definido para alcançar a meta – uma meta aberta não é uma meta.

4. Divida uma meta grande em metas menores

Metas grandes e ambiciosas podem parecer intimidadoras ou distantes demais da realidade.

Dividi-las em metas menores facilita o acompanhamento e o gerenciamento do progresso, mantendo a motivação.

Além do mais, metas grandes e com prazos muito esticados podem provocar um outro efeito danoso à produtividade: a procrastinação.

5. Obtenha feedback e faça ajustes

Vale ressaltar que as metas não devem ser estáticas ou engessadas, principalmente no universo dinâmico das empresas inovadoras. 

Obter feedback contínuo e estar disposto a ajustar as metas conforme necessário é fundamental para permanecer no caminho certo.

Exemplos de metas para startups

Como vimos, ao definir metas alcançáveis para o seu negócio, você precisa ser bem específico e ter clareza de qual objetivo pretende alcançar.

Para facilitar o entendimento, confira alguns exemplos, usando o método SMART.

Meta de marketing

Objetivo: aumentar a visibilidade da marca.

  • Específica: aumentar a visibilidade da marca nas redes sociais
  • Mensurável: conseguir 10 mil novos seguidores nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) no próximo trimestre
  • Atingível: investir 50% da verba disponível em campanhas de marketing digital direcionadas, incluindo anúncios pagos e conteúdos virais
  • Relevante: aumentar a base de seguidores é essencial para expandir o alcance da marca e atrair novos clientes
  • Temporal: alcançar os novos seguidores em três meses.

Perceba que não é uma ideia vaga: para definir uma meta como essa, você precisa saber o que quer e o que fazer para chegar lá.

O insucesso de muitas empresas em definir metas reside exatamente em não definir claramente o que e como fazer.

Vamos a mais um exemplo de como definir metas alcançáveis.

Meta de vendas

Objetivo: aumentar as vendas mensais.

  • Específica: aumentar as vendas mensais de um produto específico
  • Mensurável: atingir um aumento de 25% nas vendas mensais do produto
  • Atingível: implementar uma estratégia de vendas que inclui promoções, descontos e parcerias com influenciadores
  • Relevante: aumentar as vendas deste produto é crucial para alcançar as metas de receita anual
  • Temporal: atingir a meta nos próximos quatro meses.

Como podemos ver, usando o método SMART para definir metas detalhadas e específicas, as startups podem focar seus esforços de forma mais eficaz, medir o progresso com precisão e alcançar seus objetivos de maneira estruturada e realista.

Como monitorar as metas?

Tão importante quanto definir metas alcançáveis é monitorar o seu progresso

Muitas metas ficam pelo caminho porque não foram devidamente acompanhadas por meio de um sistema de monitoramento eficiente.

Ou simplesmente porque o gestor não se preocupou em fazer revisões periódicas e analisar o feedback da equipe para promover os ajustes necessários.

Ao definir metas alcançáveis para o seu negócio, portanto, certifique-se de que o plano inclui estratégias de acompanhamento, como:

  • Ferramentas de gerenciamento de projetos, como Trello, Asana ou Jira
  • Reuniões de acompanhamento, como sprints semanais ou mensais para checar o progresso e/ou o progresso
  • Dashboards e indicadores de desempenho que ajudam a avaliar o progresso em direção às metas.

Não se esqueça de comemorar as conquistas a cada milestone.

Reconhecer e celebrar as metas atingidas é importante para manter a motivação e o engajamento da equipe.

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