Como fazer planejamento estratégico para startup em 5 passos

planejamento estratégico para startup1
Blog > Gestão > Como fazer planejamento estratégico para startup em 5 passos

Quer saber como fazer um planejamento estratégico para startup e usar essa ferramenta no seu dia a dia?

É mais simples do que parece: você só precisa definir aonde quer chegar, em que vai mirar, quanto vai gastar, como vai colocar as ideias em prática e em quanto tempo.

Claro que há toda uma metodologia para isso, mas a ideia central é detalhar o passo a passo para atingir seus objetivos e, assim, prosperar. 

Vamos ajudar explicando como fazer um planejamento estratégico para startup em alguns passos.Siga a leitura e veja por que se planejar é fundamental para empreender.

Planejamento estratégico para startups: o que é?

Planejamento estratégico para startups é uma ferramenta que organiza os passos necessários para transformar ideias em negócios de sucesso, alinhando metas claras a estratégias práticas.

Sua função é ajudar o gestor a traçar o melhor caminho rumo aos objetivos de longo prazo e prever possíveis desafios, garantindo uma visão estruturada do futuro da empresa.

Muito mais do que um clichê empresarial, o planejamento é a base para a criação de qualquer empreendimento.

No caso das startups, o cenário de incertezas e a natureza experimental dos negócios inovadores tornam a missão ainda mais desafiadora. 

Vale mencionar que uma startup precisa estar sempre pronta para pivotar, dependendo da reação do mercado durante o processo de validação de hipóteses.

Mas isso não elimina a necessidade do planejamento — apenas exige que ele seja mais flexível e dinâmico. 

Logo, você precisa ter um plano de negócio bem estruturado e desenvolver estratégias conforme a empresa cresce e seus objetivos evoluem.

Importância do planejamento estratégico para startup

Fazer o planejamento estratégico para a startup não é só uma boa prática de gestão, mas uma questão de sobrevivência. 

Estudos sugerem que as principais causas de mortalidade das startups apontam justamente para a falta de planejamento.

De acordo com a pesquisa da CB Insights, 35% das startups falham por não atender às necessidades reais do mercado, enquanto 38% encerram suas atividades devido a dificuldades com fluxo de caixa.

Esses números reforçam que o planejamento é necessário ao lançar produtos e serviços, atingir novos nichos, reposicionar marcas e captar investimentos.

É também uma forma de otimizar recursos e aumentar a probabilidade de sucesso.

Estratégias de planejamento para startups

Para entender como fazer um planejamento estratégico para startup, nada melhor do que se inspirar em exemplos de sucesso no mercado.

A seguir, confira algumas estratégias.

Lean Startup

Uma das estratégias mais utilizadas pelas startups é o modelo Lean Startup, ou startup enxuta, criado pelo empreendedor do Vale do Silício Eric Ries

Resumidamente, a empresa deve colocar suas soluções no mercado o mais rápido possível, validar e iterar constantemente por meio dos métodos ágeis e manter os custos no nível mais baixo, buscando a escalabilidade.

Para isso, é utilizado um MVP (Produto Mínimo Viável) para testar a solução e construir o produto a partir do feedback dos clientes. 

Um exemplo clássico é o Dropbox, que utilizou um simples vídeo explicativo sobre o funcionamento da plataforma como MVP para testar a aceitação dos consumidores, tornando-se um dos maiores serviços de armazenamento em nuvem do mundo. 

Get Big Fast

A estratégia “Get Big Fast” é mais ousada. 

Consiste em crescer o mais rápido possível, captar recursos e operar no vermelho por um bom tempo em nome da liderança de mercado.

Nesse modelo, o lucro fica para um segundo momento, pois o importante é aumentar a base de clientes, conquistar uma boa posição no mercado e se blindar contra a concorrência.

Um bom exemplo de startup que utilizou essa estratégia é o Nubank, ao adotar uma estratégia agressiva de expansão (mesmo operando no prejuízo nas fases iniciais).

Atualmente, é uma das fintechs mais valiosas do mundo em valor de mercado.

Scrum

O Scrum é uma metodologia ágil que facilita o gerenciamento de projetos complexos, permitindo que startups entreguem resultados de forma incremental e eficiente.

O método se baseia na divisão do trabalho em “sprints”, ciclos curtos que têm metas bem definidas e permitem ajustes rápidos conforme necessário.

O Spotify utiliza Scrum para organizar suas equipes de desenvolvimento, promovendo colaboração, inovação e entregas rápidas, sem abrir mão da qualidade do produto final.

Esse modelo ágil ajuda a empresa a manter sua competitividade em um mercado dinâmico e exigente.

Design Thinking

O Design Thinking, por sua vez, é uma abordagem criativa e centrada no cliente, usada para resolver problemas de maneira inovadora e criar produtos ou serviços alinhados às necessidades reais dos usuários.

A metodologia segue etapas bem definidas: 

  • Imersão, onde se entende profundamente o problema
  • Ideação
  • Prototipagem, para criar versões iniciais da solução
  • Teste, no qual se valida sua eficácia.

Um exemplo de sucesso é o Airbnb, que aplicou o Design Thinking para redesenhar sua experiência de usuário.

Startups que utilizam essa abordagem conseguem se diferenciar no mercado ao entregar soluções inovadoras que realmente resolvem as dores dos seus clientes.

OKR

O OKR (Objectives and Key Results) é uma metodologia que conecta objetivos estratégicos a resultados mensuráveis e concretos.

Popularizada pelo Google, é especialmente útil para startups que precisam de foco em um ambiente dinâmico e cheio de incertezas.

A metodologia funciona por meio de metas desafiadoras, mas alcançáveis, acompanhadas de indicadores claros que permitem medir o progresso.

Uma empresa de tecnologia pode estabelecer como objetivo aumentar sua base de usuários em 50% no próximo trimestre, com resultados-chave como “lançar duas novas campanhas de marketing” ou “alcançar um índice de conversão de 20%”.

O uso de OKRs também promove alinhamento entre equipes, garantindo que todos trabalhem em direção aos mesmos objetivos.

Como fazer um planejamento estratégico para startup em 5 passos

Aprender como fazer um planejamento estratégico para startup é simples, desde que você tenha objetivos claros.

Confira o passo a passo para colocar as ideias no papel.

1. Defina seus objetivos e sua visão

O primeiro passo para fazer um planejamento estratégico para startups é definir objetivos claros e uma visão de médio prazo

Vamos supor que sua ideia seja criar um aplicativo para entregas de bicicleta. 

Nesse caso, os objetivos podem ser chegar aos mil downloads no primeiro mês, subir para 3 mil no segundo, e assim por diante, ou atingir um número específico de usuários, uma cobertura de área urbana, etc. 

A visão diz onde a empresa deve estar daqui a um ou dois anos, como “tornar-se o aplicativo de entregas mais baixado em 5 das 10 cidades de atuação”. 

2. Analise o mercado e o público

O público-alvo e o mercado serão as principais referências para desenvolver as soluções da startup.

Logo, é fundamental conhecer a fundo o perfil do cliente, os concorrentes, as tendências e características do mercado em geral.

A partir desse estudo, você terá que definir:

  • Grupos segmentados de clientes e suas personas 
  • Diferenciais do produto/serviço que atendem as necessidades do público
  • Proposta de valor do negócio (o que ele entrega de fato ao cliente e faz diferente dos concorrentes)
  • Oportunidades e ameaças do mercado.

Lembrando que esse estudo não deve ser feito apenas no início do negócio, mas durante toda a sua trajetória. 

3. Valide sua ideia

O diferencial das startups é que as ideias são validadas no mercado antes de serem colocadas em prática.

Você pode fazer isso por meio de uma pesquisa de mercado aprofundada ou um MVP oferecido a um grupo de controle, por exemplo. 

O importante é descobrir se as pessoas realmente pagariam pelo seu produto/serviço e se ele atende às demandas do cliente como você imaginou. 

4. Crie um plano de ação

Um plano de ação é um roteiro que converte as estratégias em métodos, ações e cronogramas.

Ou seja: é o documento que permite colocar em prática o que você planejou anteriormente. 

Se estiver planejando lançar um novo recurso no app, usando o exemplo anterior, você terá que detalhar os passos necessários, prazos, responsáveis, ações de marketing, verba utilizada, etc. 

Se for o início de um novo negócio, você terá que estruturar um plano de negócios para startup.

5. Monitore os resultados

Depois de fazer o planejamento estratégico para a startup, você terá que monitorar os resultados e utilizar KPIs para mensurar o desempenho de cada ação.

Toda vez que houver uma mudança de direção ou correção, o plano deve ser revisado e atualizado.

Assim, você terá uma ferramenta dinâmica para fazer acontecer dentro da empresa, e não apenas um documento esquecido na gaveta depois de uma reunião.

Contabilidade estratégica para startups

Empreender no universo das startups, como podemos ver, é uma jornada marcada por desafios — e a escolha de uma contabilidade especializada é decisiva para o sucesso.

Afinal, nem todas as empresas contábeis possuem o know-how necessário para atender às necessidades das empresas inovadoras

A Comece é referência no Brasil nesse segmento.

Além de dominar os detalhes do mercado, oferece soluções que vão além da contabilidade tradicional, integrando tecnologia, inovação e uma abordagem consultiva para ajudar startups a crescer de forma sustentável.

Oferecemos um pacote completo de soluções para a gestão do seu back office, incluindo:

Nossa missão é simplificar processos burocráticos para que você possa focar no que realmente importa: seu core business.

🚀 Experimente a contabilidade consultiva digital especializada em startups para impulsionar o crescimento do negócio!

Deixe uma resposta