Como mudar de contador e contratar uma contabilidade consultiva e especializada

Como mudar de contador2
Blog > Contabilidade > Como mudar de contador e contratar uma contabilidade consultiva e especializada

  Você sabia que contratar um contador especializado pode fazer a diferença na gestão do seu negócio?

Se o seu parceiro contábil não atende mais as suas expectativas ou ainda não usa o poder da análise de dados, talvez seja hora de trocar por uma assessoria especializada no seu mercado.

A boa notícia é que você pode, a qualquer tempo, escolher outro profissional (ou empresa contábil) que seja, de fato, um parceiro estratégico do seu negócio.

Quer ver como é fácil mudar de contador e aproveitar todo o potencial que a contabilidade digital tem a oferecer?

Então continue lendo, porque é disso que vamos falar a seguir.

Como mudar de contador pode fazer a diferença?

Se você está pesquisando sobre como mudar de contador, é provável que esteja buscando serviços mais eficientes, acesso a dados de apoio na tomada de decisões, aplicações de tecnologia e condições mais vantajosas para a sua empresa.

De fato, trocar o profissional responsável por cuidar das burocracias fiscais, tributárias e trabalhistas pode parecer um processo complicado, mas é muito mais simples do que você imagina.

Afinal, o contador é um prestador de serviço como outro qualquer — e você tem respaldo, inclusive legal, para substituí-lo quando julgar necessário.

Houve um tempo em que perder clientes não era uma preocupação relevante para os escritórios contábeis.

Esse “comodismo” estava relacionado às características do próprio serviço contábil: era comum uma empresa contratar um contador para abrir seu CNPJ e permanecer com ele por anos, décadas a fio.

O jogo virou com o surgimento da contabilidade digital, e mudar de contador ficou muito mais simples e prático, e você inclusive tem acesso com o apoio da tecnologia a profissionais com larga experiência e especializações no seu nicho de atuação.

Como consequência, escritórios que não se atualizaram e não se esforçam para cativar seus clientes, estudando seus mercados e trazendo valor além da conformidade, acabam ficando pelo caminho.

Além disso, nem todo contador tradicional tem uma abordagem consultiva e possui formação de especialista de mercado.

Outro ponto que pode influenciar a decisão é a questão financeira, já que o mercado contábil tem se diversificado, especialmente no âmbito da contabilidade de baixo custo, com ofertas de plataformas de contabilidade, o que pode ser uma opção errada quando o seu negócio exige um relacionamento mais dinâmico e consultivo, então pondere, pois o barato pode sair caro.

Qualquer que seja a motivação para mudar de contador, a boa notícia é que o processo é bastante simples e pode ser realizado em pouquíssimo tempo.

Como funciona a mudança de contador?

Mudar de contador é simples e fácil: você só precisa comunicar a decisão ao profissional com antecedência e fazer a migração com apoio do novo escritório.

Geralmente, o novo contador fica responsável pelos detalhes do processo de transição que envolve, basicamente, a transferência de documentos e demais informações de apoio operacional.

A troca costuma ocorrer com tranquilidade, desde que sejam observadas as condições contratuais regradas pelo Conselho de Contabilidade e todas as pendências sejam identificadas antes da mudança. Com isso, o novo assessor contábil poderá entender adequadamente o seu momento e elaborar um excelente plano de trabalho.

Também não existe um momento específico nem obrigação legal que determine datas ou prazos para buscar um novo contador — a qualquer momento você pode migrar de serviço

Quando vale a pena mudar de contador?

Você pode mudar de contador por diferentes motivos, sem ter que dar explicações a quem quer que seja.

Afinal, estamos falando de um prestador de serviços.

No entanto, as razões mais comuns são:

  • O atendimento é ruim e você tem dificuldades de comunicação
  • Seu contador não fala sua língua e você não entende os termos técnicos que ele usa
  • O contador não é especialista no seu modelo de negócio e mercado de atuação
  • O contador descumpre prazos ou deixa pendências que prejudicam seu negócio
  • As ferramentas de atendimento e suporte usadas pelo escritório estão desatualizadas
  • O contador raramente é proativo e não apoia sua gestão com informações
  • O contador não entende a dinâmica do seu negócio e não acompanha seu ritmo (especialmente no caso de startups e scale-ups)
  • O contador não avisa sobre mudanças na legislação
  • Você não compreende os relatórios enviados e fica sem suporte para interpretação
  • O contador ainda é “analógico” e não usa o poder da análise de dados a favor do crescimento da sua empresa 
  • Você precisa de uma contabilidade consultiva que entenda os detalhes do seu modelo de negócio

Como mudar de contador passo a passo

Se você se identificou com alguma das situações acima, é provável que esteja mesmo na hora de mudar de contador. 

Mas como fazer isso? 

A seguir, confira um passo a passo de como mudar de contador de um jeito simples e fácil.

1. Verifique as cláusulas do contrato

Se você decidiu mudar de contador, o primeiro passo é rever o contrato de prestação de serviços firmado com o escritório atual para atender as cláusulas contratuais de distrato.

Em alguns casos, pode ser que haja multa por rescisão contratual antes do prazo sem aviso prévio, por exemplo.

É importante verificar também se a empresa de contabilidade tem cumprido todas as obrigações estipuladas em contrato.

2. Escolha outro contador ou empresa contábil

Antes mesmo de encerrar o contrato, você precisa encontrar um novo contador que atenda as suas expectativas e esteja apto a assumir o serviço.

Custo-benefício, canais de atendimento e expertise do time de suporte são alguns aspectos que você deve considerar na escolha.

Adiante você vai conferir mais dicas sobre como escolher o contador que seja, de fato, um parceiro estratégico e não apenas um burocrata “guarda-livros”.

3. Se familiarize com o processo de migração

Cada escritório contábil tem suas políticas de migração, seja para transferir os dados do cliente para outro profissional, seja para assumir um novo cliente.

Em geral, você, como cliente, só precisa apresentar alguns documentos societários e pessoais e transferir os logins e senhas para o novo contador.

Se o contador antigo mantiver muitos arquivos impressos, pode ser que você tenha mais trabalho em digitalizá-los. 

Na maior parte dos casos, o novo contador fica responsável por entrar em contato com o contador antigo para obter dados, tirar dúvidas e resolver pendências, caso haja.

4. Comunique o encerramento do contrato

Com a nova empresa contábil definida, você já pode comunicar seu contador atual sobre o encerramento do contrato, respeitando as cláusulas e o aviso prévio

Se não houver um prazo específico, o ideal é que você comunique o profissional com antecedência mínima de 30 dias.

O aviso deve ser enviado por escrito com o pedido de encerramento do contrato e solicitação da documentação e das senhas da empresa.

Além disso, é importante enviar o contato do novo contador e avisar que ele poderá contatar a empresa para solicitar documentos e informações.

Dica: é mais conveniente programar o distrato para o fim do mês, de forma que o novo contador possa iniciar no período seguinte.

Como escolher um contador?

Agora que você sabe o passo a passo de como mudar de contador, veja algumas dicas de como escolher o parceiro contábil certo para o seu negócio.

  • Determine suas necessidades: compliance fiscal, consultoria financeira, análise de indicadores, etc.
  • Verifique a qualificação do contador e da equipe dele: se é um escritório especializado em assessoria ou consultoria contábil, por exemplo
  • Avalie a experiência da equipe: busque um parceiro que entenda o seu modelo de negócio e tenha familiaridade com o seu setor de atuação
  • Considere o uso da inteligência de dados: prefira um escritório contábil digital que use a análise de dados para criar relatórios sobre a performance do seu negócio
  • Entreviste os candidatos: agende reuniões com os contadores em potencial e faça perguntas sobre suas habilidades, experiência e qualificação da equipe de suporte.

Por que trocar a contabilidade para contador online?

Se mudar de contador está nos seus planos, a dica é aproveitar a oportunidade e migrar para uma contabilidade digital e moderna, capaz de oferecer soluções completas a sua empresa. 

Com a contabilidade digital, você tem:

  1. Muito mais eficiência operacional com a automação de processos
  2. Acesso às informações contábeis em tempo real de qualquer dispositivo conectado à internet
  3. Redução de erros e retrabalhos (graças à automação dos processos repetitivos)
  4. Digitalização de documentos, armazenamento em nuvem e acesso remoto controlado
  5. Colaboração online
  6. Geração de relatórios, como balanços, DREs, demonstrativos de fluxo de caixa e relatório gerenciais.

Mude para um contador focado em dados

Ao mudar de contador, é fundamental que você busque não apenas a contabilidade online, mas uma contabilidade online/digital focada em dados que seja consultiva. 

Toda empresa contábil oferece os serviços básicos de escrituração, emissão de guias, cálculo de impostos e cumprimento das obrigações acessórias.

Ao mudar de contador, no entanto, é importante que você estabeleça uma parceria com uma contabilidade que vai além. 

Na Comece com o Pé Direito, empresa contábil especializada em startups e scale-ups, oferecemos dashboards visuais e intuitivos sobre os principais aspectos do seu negócio, como:

  1. Evolução da receita e do lucro líquido 
  2. Faturamento por região
  3. Controle de fluxo de caixa
  4. Análise da DRE vertical e horizontal
  5. Visualização de KPIs, como CAC, LTV, MRR e Ticket Médio
  6. Receita x despesas
  7. Cálculo do ponto de equilíbrio e margem de contribuição, entre outros.    

Benefícios da inteligência de dados na contabilidade

A inteligência de dados na contabilidade oferece uma série de benefícios para as empresas, sobretudo no âmbito da gestão estratégica. 

As principais são: 

  • Tomada de decisões assertivas: a inteligência de dados permite que gestores tomem decisões com base em dados precisos e atualizados
  • Análise de desempenho: por meio da inteligência de dados, é possível monitorar o desempenho financeiro da empresa, além de identificar tendências e padrões
  • Previsão financeira: a análise de dados também permite criar modelos de previsão capazes de contribuir com o planejamento de curto, médio e longo prazo
  • Vantagem competitiva: empresas que usam dados tomam decisões estratégicas mais assertivas e respondem às mudanças de mercado sem perda de tempo.

Mude para a Comece com o Pé Direito e sinta a diferença

Se você não quer apenas mudar de contador, mas transformar sua relação com a contabilidade, a Comece com o Pé Direito tem a solução

Somos um escritório 100% digital que combina tecnologia, atendimento humanizado e contabilidade consultiva para oferecer soluções sob medida para startups e scale-ups.

Com a nossa plataforma exclusiva e equipe especializada, você consegue manter seu negócio em dia sem perder tempo com burocracia.

Afinal, não basta resolver as questões legais e fiscais: é preciso cumprir a missão de apoiar sua gestão e fornecer informações estratégicas para a tomada de decisão.

E o melhor é que a migração para a Comece Com o Pé Direito leva de 3 a 7 dias úteis — e você pode deixar todos os detalhes desta troca com a gente.

Animado para mudar de contador e ganhar um parceiro estratégico?

Fale agora mesmo com a nossa equipe e experimente um novo conceito em contabilidade.

Deixe uma resposta