Conheça o vilão que vai fazer você perder o controle financeiro da sua empresa

perda de controle financeiro2
Blog > Financeiro > Conheça o vilão que vai fazer você perder o controle financeiro da sua empresa

Está feito, o primeiro passo rumo a concretização do seu sonho empreendedor já foi dado. Agora é o momento em que muitas dúvidas surgem e a principal é: como conseguir controlar as contas e garantir a saúde financeira da minha empresa pelos próximos anos?


Bem, nós estamos aqui para ajudar você a começar essa jornada com o pé direito. Por isso, vamos apresentar a você o principal vilão de suas finanças e mostrar como proteger sua empresa dele, montando uma armadura bem forte. Para isso, você vai precisar de muita informação. C’mon!

Apresentamos: o grande vilão da história!


Não, você não está em uma história em quadrinhos, mas, garanto: esse roteiro tem um vilão que pode ser bem mais problemático que Lex Luthor ou Coringa. Começamos pela sua principal característica: ele não tem cara de vilão e vai te oferecer muita praticidade, tanta praticidade que você vai considerar irresistível ceder a ele em alguns momentos. Mas aguente firme! Estamos aqui para ser aquela voz do anjinho do bem na sua cabeça, lembrando você de fazer a coisa certa e jamais MISTURAR SUAS FINANÇAS PESSOAIS COM A DA SUA EMPRESA.


Sim, nós entendemos, é incrível demais a possibilidade de fazer operações bancárias em um só lugar com uma só conta. Misturar a conta do seu MBA com a do salário do seu time, passar aquela viagem de negócios no mesmo cartão de crédito que você passou seu jantar ontem à noite e por aí vai. É uma possibilidade realmente irresistível. Mas nós estamos aqui para tirar a máscara desse vilão e apresentar a você as trágicas consequências que isso pode trazer ao seu negócio.

Vamos a elas!


VOCÊ PERDE O CONTROLE


Antes de abrir qualquer empresa, antes de dar qualquer passo rumo à concretização do seu sonho empreendedor, tenha algo muito claro em mente: controle é tudo! Sem um controle minucioso de todas as movimentações financeiras da sua empresa as chances de dar tudo errado são enormes. Sem a separação básica do que é gasto pessoal e gasto corporativo, você perde o controle num piscar de olhos.


Faturamento real, despesas fixas e variáveis, custos fixos e variáveis, valor dos produtos ou serviços e por aí vai… É imprescindível que você tenha total controle financeiro sobre seu negócio. São muitas informações financeiras que não devem ser misturadas com outras contas. Acredite, se já é difícil para o empreendedores fazerem isso com uma conta empresarial, imagina para quem utiliza uma conta para assuntos pessoais e assuntos profissionais?


Só para você ter uma ideia, os donos de pequenos negócios representam 95% de todas as empresas do país. Agora, você sabe o percentual de empresas que são extintas antes mesmo de completarem cinco anos de existência? 42%! Ou seja, quase metade das pequenas empresas não sobrevive aos primeiros anos.


De acordo com o Sebrae, o principal motivo do fechamento destas empresas é a falta de planejamento estratégico, o que só é possível de fazer se houver controle absoluto de saídas e entradas. O segundo motivo é a falta de informação. Sem uma noção básica a respeito de pontos fundamentais para uma boa gestão como fluxo de caixa, administração e  controle do estoque, o empreendedor corre o risco de ver seus investimentos em uma grande ideia irem por água abaixo.  O fato é que hoje, mesmo os pequenos negócios, não devem ser gerenciados de maneira informal. 


Mas, a pergunta que não quer calar é, como não fazer essa mistura?


COMECE SEPARANDO SEU SALÁRIO


Sim, nós sabemos, você está começando e está cheio de energia para implementar muitas coisas novas e, para isso, precisa de grana. Sabemos que talvez sua empresa ainda não tenha começado a dar o lucro, que você não acredita ser necessário estipular seu salário por enquanto e tudo mais. No entanto, você precisa ter algo em mente: definir seu salário é o primeiro passo para começar a separar suas contas pessoais das de sua empresa.

Conhecido como pró-labore, o valor precisa ser compatível com a realidade financeira da sua empresa. Isso é importante para que você não se atropele, e que o orçamento destinado para o crescimento do seu negócio seja usado exatamente para isso.


SEPARE AS CONTAS BANCÁRIAS


Sim, parece óbvio, mas utilizar contas diferentes para separar gastos pessoais dos corporativos nem sempre é uma prioridade para quem está começando um negócio. Mas não se engane, uma boa gestão financeira se faz com organização, e não ter uma conta específica para o seu negócio pode causar muita confusão. 


TENHA UMA RESERVA


Conseguir levar para frente uma ideia de negócio é o sonho de qualquer empreendedor. Mas, infelizmente, o mercado traz constantes variações e instabilidades que podem atrapalhar todos os seus planos. Por isso, o nosso conselho é: se planeje! O faturamento mensal não pode ser a única forma de garantir que seu negócio esteja de pé, você precisa pensar em uma reserva financeira. Essa decisão será importante tanto para sua vida profissional quanto pessoal.


BUSQUE AJUDA


Não existe problema nenhum em assumir que fazer tudo isso sozinho não é fácil. Principalmente para quem está começando. Fazer um planejamento financeiro, organizar pagamentos e ter tudo da sua empresa sob controle é muita coisa para quem precisa ainda se preocupar com as outras áreas do negócio.
Para te ajudar, separamos alguns recursos simples que você pode começar a utilizar hoje, fortalecendo sua armadura contra esse temido vilão!


ContaAzul

Uma de gestão online ContaAzul, ajuda a conectar as principais áreas da sua empresa ao financeiro a fim de que você tenha controle absoluto de todas as suas entradas e saídas. A ferramenta torna simples aqueles procedimentos que geralmente são bem burocráticos e tomam um bom tempo do gestor. Tarefas como contas a pagar, valores a receber, controle de estoque, conciliação bancária, controle de vendas, fluxo de caixa, entre outras, podem ser gerenciadas de forma simples e assertiva com a ContaAzul. 

E então, pronto para derrotar o maior vilão da saúde financeira de seu negócio? A gente sabe o quanto essa vida é corrida, mas também entende o quanto essa busca por praticidade nos leva a seguir caminhos que podem nos causar muita dor de cabeça. Por isso, não exite em pedir ajuda quando sentir que precisa de uma mãozinha para indicar um caminho melhor. Estamos aqui para isso!

Toda empresa merece o SUCESSO, você está PREPARADO PARA IR ALÉM?

Related Posts

Deixe uma resposta