Contabilidade consultiva: o que é, como funciona e quais as vantagens

contabilidade consultiva4
Blog > Contabilidade > Contabilidade consultiva: o que é, como funciona e quais as vantagens

A contabilidade consultiva veio para acabar com a imagem burocrática dos contadores e agregar valor aos serviços contábeis.

No lugar daquele contador tradicional, que passa o dia cuidando de rotinas e lidando com papelada, entra o contador consultor: um aliado estratégico do negócio que apoia a tomada de decisão do empreendedor.

Muito além de conferir saldos e calcular impostos, o novo contador se dedica ao crescimento da empresa e tem as melhores sugestões para a gestão.

No texto a seguir, você vai entender melhor a diferença entre contabilidade consultiva e contabilidade convencional.

Avance na leitura e decida qual vale mais a pena!

O que é contabilidade consultiva?

Contabilidade consultiva é uma nova forma de prestar serviços contábeis que foca na performance e crescimento do cliente.

Enquanto a contabilidade tradicional entrega apenas serviços básicos e se limita às questões burocráticas da empresa, a consultiva automatiza as rotinas e se dedica a apoiar o empreendedor na gestão estratégica e tomada de decisão.

Ou seja: o contador deixa de ser um “mal necessário” e se transforma em um parceiro essencial para o sucesso da empresa, que está sempre sugerindo melhorias e orientando o gestor sobre a situação financeira.

Dessa forma, os serviços contábeis ganham muito mais valor e se tornam indispensáveis para o futuro do negócio.

Além disso, a contabilidade consultiva utiliza a tecnologia para agilizar as tarefas do dia a dia e se manter conectada ao cliente – o segredo para se livrar das funções repetitivas e ter mais tempo para as questões estratégicas.

Não à toa, 70% dos contadores que atendem pequenas empresas no mundo já estão incorporando abordagens consultivas em seu trabalho, de acordo com uma pesquisa realizada pela PayPie e publicada na Forbes (em inglês).

Diferença entre contabilidade consultiva e contabilidade convencional

São muitas as diferenças entre contabilidade consultiva e contabilidade convencional, como você pode ver no infográfico abaixo.

De um lado, temos uma contabilidade obsoleta, que cumpre apenas as obrigações legais da empresa, confere saldos, calcula impostos e não se preocupa em fornecer informações estratégicas para orientar as decisões do cliente.

Do outro, uma contabilidade adaptada à era digital, que combina uma visão ampla com conhecimento tecnológico e foco em resultados para surpreender seus clientes.

Quem continuar seguindo o modelo tradicional corre o risco de ficar para trás, pois os empreendedores já priorizam o contador consultor na hora de contratar serviços contábeis.

Afinal, qual gestor não quer uma contabilidade que fornece informações valiosas, envia relatórios completos e sugere mudanças para impulsionar seu negócio?

Nas startups e scale-ups, especialmente, esse tipo de serviço é fundamental para indicar o caminho do crescimento rápido e auxiliar a empresa em cada etapa do seu ciclo de vida.

Como funciona a contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva cumpre as mesmas funções da tradicional, porém, agrega a análise de dados e a gestão de performance ao serviço contábil.

Dessa forma, são realizados todos os processos de escrituração, gestão fiscal, conciliação bancária e elaboração de demonstrativos e relatórios.

Mas, para além disso, os dados econômicos e financeiros coletados são organizados de modo a oferecer insumos para a tomada de decisão dos gestores.

Assim, a contabilidade consultiva está sempre apoiando a gestão estratégica da empresa com dados claros, relatórios que focam no desempenho do negócio e análises transparentes.

Todo esse valor é entregue por meio da tecnologia, simplificando o acesso e a visualização das informações.

5 vantagens que só a contabilidade consultiva oferece

Se você quer saber se é vantajoso contratar uma contabilidade consultiva, argumentos não faltam. 

Veja o que você tem a ganhar com esse serviço inovador.

1. Informação confiável para tomar decisões

A contabilidade em si é um sistema de informação, mas o modelo tradicional não cumpre seu papel de manter o empreendedor informado.

Já a contabilidade consultiva é baseada em fornecer informações valiosas e insights para ajudar você a tomar decisões certeiras.

Por exemplo, o contador pode indicar oportunidades para reduzir custos na empresa, mudar um enquadramento tributário para pagar menos impostos ou mesmo otimizar suas cobranças para combater a inadimplência.

Como ele tem todos os relatórios e diagnósticos do negócio sempre à mão, graças às soluções digitais, fica fácil manter você bem informado e sugerir caminhos e melhorias na gestão de acordo com a situação financeira e patrimonial.

Isso ocorre graças às práticas de business intelligence, um diferencial importante do serviço da Comece, que torna a contabilidade uma aliada na gestão estratégica e tomada de decisões.

Combinando inteligência de negócios com dados contábeis e financeiros, nossa abordagem estratégica cria painéis visuais que facilitam a análise transparente de informações.

Conheça o serviço de BI da Comece e tome decisões baseadas em dados.

2. Agilidade das soluções digitais

A contabilidade consultiva é inseparável da contabilidade digital, já que a tecnologia é a base para prestar serviços estratégicos.

Com softwares e plataformas avançados, os contadores conseguem automatizar as tarefas repetitivas e se concentrar no que interessa: o crescimento do seu negócio. 

Por exemplo, funções como emissão de notas fiscais eletrônicas, conciliação bancária e emissão de boletos podem ser feitas 100% online, enquanto uma simples importação de extrato pode ser suficiente para organizar as contas da empresa e conferir saldos.

Assim, o básico é resolvido rapidamente e sobra mais tempo para prestar consultoria especializada.

3. Atendimento personalizado

A contabilidade consultiva também inclui atendimento personalizado online, para que você possa tirar dúvidas a qualquer momento e acessar o conhecimento dos contadores.

As melhores empresas disponibilizam vários canais como e-mail, WhatsApp, telefone e videoconferência.

4. Relatórios completos

Entre os diferenciais da contabilidade consultiva, estão os relatórios completos e análises econômico-financeiras que deixam clara a situação do seu negócio e mostram para onde seguir.

Não estamos falando de relatórios tradicionais cheios de termos técnicos e cálculos complicados, mas sim documentos objetivos e visuais que facilitam o entendimento do empreendedor.

No caso das startups e scale-ups, esses dados também são úteis para apresentar aos sócios e investidores – um apoio e tanto para captar investimentos e crescer.

5. Conhecimento de mercado

Por fim, uma das grandes vantagens de contratar serviços de contabilidade consultiva é ter o apoio de contadores com amplo conhecimento de mercado.

Para atender às demandas dos nossos tempos, esses profissionais têm que ir além das ciências contábeis e dominar também os diferentes modelos de negócio, ambientes regulatórios e tendências de mercado.

Para startups e scale-ups, por exemplo, é fundamental ter um contador que entenda o ecossistema de inovação, saiba guiar a empresa pelas etapas de crescimento e mantenha o gestor atualizado sobre mudanças em regras contábeis, fiscais e trabalhistas.

Qual a importância da análise de dados para a contabilidade consultiva?

A análise de dados é um ponto-chave da contabilidade consultiva, pois é através do processamento, tratamento e organização de informações que os contadores dessa área atuam.

Por isso, o serviço é muitas vezes combinado a uma solução de Business Intelligence (BI), ou inteligência de dados.

Esse tipo de tecnologia se baseia em KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de performance) para coletar dados valiosos para a gestão estratégica da empresa.

Por meio de softwares especializados, os dados são organizados em painéis visuais (dashboards), gráficos e métricas que facilitam a visualização e o estudo dos gestores.

Além disso, o BI permite que grandes quantidades de dados não estruturados sejam transformados em informação útil, confiável e de qualidade.

Baixe agora: Guia Definitivo de Métricas e KPIs.

Contabilidade consultiva para startups é com a Comece

Já imaginou combinar o serviço de contabilidade consultiva com tecnologia avançada e especialização em startups?

É exatamente o que a Comece oferece: soluções inovadoras em contabilidade online para startups e scale-ups.

Nós conhecemos de perto os desafios do empreendedor criativo e estamos aqui para facilitar sua vida e ajudar seu negócio a crescer.

Oferecemos uma solução completa para análise de dados financeiros, planejamento tributário e gestão fiscal, contábil e financeira – tudo 100% digital e apoiado por tecnologia de ponta.

Entendeu quais são as vantagens da contabilidade consultiva e por que sua empresa merece esse serviço?

Conte para a gente o que você precisa e aproveite a nova era da contabilidade!

Deixe uma resposta