A contabilidade consultiva chegou para acabar com a imagem burocrática dos contadores e agregar valor aos serviços contábeis.
No lugar da figura do contador tradicional, que passa o dia cuidando de rotinas e lidando com papelada, entra o contador consultor.
Esse é um aliado estratégico do negócio, que apoia a tomada de decisão dos seus clientes.
Muito além de conferir saldos e calcular impostos, o contador consultivo se dedica ao crescimento da empresa e tem as melhores sugestões para o empreendedor.
Neste texto, você vai entender a diferença entre contabilidade consultiva e convencional, como ela funciona e quais as suas vantagens.
Avance na leitura e decida qual vale mais a pena!
O que é contabilidade consultiva?
Contabilidade consultiva é uma nova forma de prestar serviços contábeis que foca na performance e crescimento do cliente.
Enquanto a contabilidade tradicional entrega serviços básicos e se limita às questões burocráticas da empresa, a consultiva automatiza as rotinas e se dedica a apoiar o empreendedor na gestão estratégica e tomada de decisão.
Ou seja: o contador deixa de ser um “mal necessário” e se transforma em um parceiro essencial para o sucesso da empresa, que está sempre sugerindo melhorias e orientando o gestor sobre a situação financeira.
Dessa forma, os serviços contábeis ganham muito mais valor e se tornam indispensáveis para o futuro do negócio.
A contabilidade consultiva também utiliza a tecnologia para agilizar as tarefas do dia a dia e se manter conectada ao cliente – o segredo para se livrar das funções repetitivas e ter mais tempo para as questões estratégicas.
Não à toa, 70% dos contadores que atendem pequenas empresas no mundo já estão incorporando abordagens consultivas em seu trabalho, de acordo com uma pesquisa realizada pela PayPie e publicada na Forbes (em inglês).
Diferença entre contabilidade consultiva e contabilidade convencional
São muitas as diferenças entre contabilidade consultiva e contabilidade convencional, como você pode ver no infográfico abaixo:
De um lado, temos uma contabilidade obsoleta.
Nela, o contador cumpre apenas as obrigações legais, confere saldos, calcula impostos e não se preocupa em fornecer informações estratégicas para orientar as decisões do cliente.
Do outro, uma contabilidade adaptada à era digital, que combina uma visão ampla com conhecimento tecnológico e foco em resultados para surpreender seu cliente.
Quem continuar seguindo o modelo tradicional corre o risco de ficar para trás, pois os empreendedores já priorizam o contador consultor na hora de contratar serviços de contabilidade.
Afinal, qual gestor não quer uma contabilidade que fornece informações valiosas, envia relatórios completos e sugere mudanças para impulsionar seu negócio?
Nas startups e scale-ups, especialmente, esse tipo de serviço é fundamental para indicar o caminho do crescimento rápido e auxiliar a empresa em cada etapa do seu ciclo de vida.
Como funciona a contabilidade consultiva?
A contabilidade consultiva cumpre as mesmas funções da tradicional, porém, agrega a análise de dados e a gestão de performance ao serviço contábil.
Dessa forma, são realizados todos os processos de escrituração, gestão fiscal, conciliação bancária e elaboração de demonstrativos e relatórios.
Mas, para além disso, os dados econômicos e financeiros coletados são organizados de modo a oferecer insumos para a tomada de decisão dos gestores.
Assim, a contabilidade consultiva está sempre apoiando a gestão estratégica da empresa com dados claros, relatórios que focam no desempenho do negócio e análises transparentes.
Todo esse valor é entregue por meio da tecnologia, simplificando o acesso e a visualização das informações.
Quando optar pela contabilidade consultiva?
A contabilidade consultiva é uma escolha estratégica para empresas que buscam ir além da simples conformidade com obrigações fiscais.
No entanto, há circunstâncias em que esse serviço pode ser ainda mais essencial.
A seguir, destacamos situações em que contratar um contador consultor pode fazer a diferença.
Durante as fases críticas de crescimento
Empresas em fase de expansão enfrentam desafios diversos, como a necessidade de acompanhar o aumento da demanda, ajustar estruturas financeiras e gerenciar novos riscos.
A contabilidade consultiva auxilia na organização das finanças, na projeção de cenários futuros e no planejamento estratégico para sustentar o crescimento.
Por meio da análise de dados, o contador consultor identifica gargalos e sugere ações para manter a saúde financeira, mesmo em um cenário de rápida evolução.
Necessidade de reduzir custos
Empresas que enfrentam pressão para melhorar margens de lucro podem se beneficiar bastante da visão estratégica da contabilidade consultiva.
Por meio de uma análise detalhada das despesas, o contador pode identificar áreas de desperdício, renegociar contratos e otimizar processos financeiros.
Pode também identificar oportunidades de redução do peso dos impostos, usando estratégias como incentivos fiscais e créditos tributários.
Busca por inovação estratégica
Negócios que desejam se destacar no mercado precisam adotar práticas inovadoras em todas as áreas — incluindo a contabilidade.
A contabilidade consultiva utiliza tecnologia de ponta, como softwares de gestão financeira e ferramentas de business intelligence para fornecer insights valiosos sobre a performance da empresa.
Desafios regulatórios
Mudanças na legislação podem trazer incertezas e riscos para as empresas, principalmente as que operam em mercados globais.
Nesse contexto, a contabilidade consultiva oferece suporte especializado para acompanhar alterações regulatórias e adaptar processos internos.
Com um contador consultor, seu negócio fica sempre atualizado, evitando problemas com órgãos fiscalizadores e aproveitando, quando possível, oportunidades criadas por alterações no arcabouço legal.
Planejamento para captação de recursos
Empresas que desejam atrair investidores, obter financiamentos ou acessar linhas de crédito precisam de uma contabilidade bem estruturada e dados financeiros organizados.
A contabilidade consultiva prepara relatórios claros e objetivos, demonstra a viabilidade do negócio e apresenta projeções financeiras consistentes – ferramentas indispensáveis para conquistar a confiança de stakeholders.
10 vantagens que só a contabilidade consultiva oferece
Se você quer saber se é vantajoso contratar uma contabilidade consultiva, argumentos não faltam.
Veja o que você tem a ganhar com esse serviço inovador.
1. Informação confiável para tomar decisões
A contabilidade em si é um sistema de informação, mas o modelo tradicional não cumpre seu papel de manter o empreendedor informado.
Já a contabilidade consultiva é baseada em fornecer informações valiosas e insights para ajudar você a tomar decisões certeiras.
Por exemplo, o contador pode indicar oportunidades para reduzir custos na empresa, mudar um enquadramento tributário para pagar menos impostos ou mesmo otimizar suas cobranças para combater a inadimplência.
Como ele tem todos os relatórios e diagnósticos do negócio sempre à mão, graças às soluções digitais, fica fácil manter você bem informado e sugerir caminhos e melhorias na gestão de acordo com a situação financeira e patrimonial.
Isso ocorre graças às práticas de business intelligence, um diferencial importante do serviço da Comece, que torna a contabilidade uma aliada na gestão estratégica e tomada de decisões.
Combinando inteligência de negócios com dados contábeis e financeiros, nossa abordagem estratégica cria painéis visuais que facilitam a análise transparente de informações.
🚀 Foque no seu próximo passo com decisões inteligentes baseadas em dados!
2. Agilidade das soluções digitais
A contabilidade consultiva é inseparável da contabilidade digital, já que a tecnologia é a base para prestar serviços estratégicos.
Com softwares e plataformas avançados, os contadores conseguem automatizar as tarefas repetitivas e se concentrar no que interessa: o crescimento do seu negócio.
Por exemplo, funções como emissão de notas fiscais eletrônicas, conciliação bancária e emissão de boletos podem ser feitas 100% online, enquanto uma simples importação de extrato pode ser suficiente para organizar as contas da empresa e conferir saldos.
Assim, o básico é resolvido rapidamente e sobra mais tempo para prestar consultoria especializada.
3. Atendimento personalizado
A contabilidade consultiva também inclui atendimento personalizado online, para que você possa tirar dúvidas a qualquer momento e acessar o conhecimento dos contadores.
As melhores empresas disponibilizam vários canais como e-mail, WhatsApp, telefone e videoconferência.
4. Relatórios completos
Entre os diferenciais da contabilidade consultiva, estão os relatórios completos e análises econômico-financeiras que deixam clara a situação do seu negócio e mostram para onde seguir.
Não estamos falando de relatórios tradicionais cheios de termos técnicos e cálculos complicados, mas sim documentos objetivos e visuais que facilitam o entendimento do empreendedor.
No caso das startups e scale-ups, esses dados também são úteis para apresentar aos sócios e investidores – um apoio e tanto para captar investimentos e crescer.
5. Conhecimento de mercado
Outra grande vantagem de contratar serviços de contabilidade consultiva é ter o apoio de contadores com amplo conhecimento de mercado.
Para atender às demandas dos tempos modernos, esses profissionais têm que ir além das ciências contábeis e dominar também os diferentes modelos de negócio, ambientes regulatórios e tendências de mercado.
Para startups e scale-ups, é fundamental ter um contador que entenda o ecossistema de inovação, saiba guiar a empresa pelas etapas de crescimento e mantenha o gestor atualizado sobre mudanças em regras contábeis, fiscais e trabalhistas.
6. Análise preditiva para estratégias futuras
A contabilidade consultiva destaca-se também por sua capacidade de utilizar análise preditiva, um recurso que ajuda as empresas a se preparar para o futuro.
Por meio do uso de dados históricos, tendências de mercado e ferramentas avançadas, o contador consegue projetar cenários econômicos e financeiros com alto grau de assertividade.
Com isso, é possível planejar ações e minimizar riscos, garantindo que a empresa esteja preparada para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades.
7. Identificação de oportunidades tributárias
Uma das grandes vantagens da contabilidade consultiva é o suporte estratégico para otimizar a carga tributária.
Ao avaliar a estrutura tributária da empresa, o contador identifica possíveis benefícios fiscais, incentivos e deduções que podem ser utilizados.
Além disso, esse profissional atua de forma preventiva, reduzindo o risco de pagamentos indevidos ou multas por erros em declarações.
No caso de startups, que geralmente trabalham com margens apertadas, essa análise detalhada pode fazer a diferença entre crescimento sustentável e prejuízo.
8. Integração com outras áreas do negócio
A contabilidade consultiva, como já vimos, vai além da análise de números e estabelece conexões estratégicas com outras áreas da empresa.
Essa integração permite que setores como financeiro, comercial e recursos humanos trabalhem de forma alinhada, garantindo uma visão mais ampla e integrada do negócio.
Ao colaborar com o departamento de vendas, por exemplo, o contador pode ajudar o gestor a criar metas baseadas em dados financeiros ou indicar ajustes nos preços para aumentar a margem de lucro.
9. Foco no crescimento sustentável da empresa
Uma das premissas da contabilidade consultiva é alinhar as práticas contábeis às metas de longo prazo.
Significa que, além de resolver questões imediatas, o contador ajuda a planejar o futuro do negócio, promovendo estabilidade financeira e crescimento sustentável.
Esse foco inclui a avaliação contínua de indicadores-chave de performance (KPIs) e a elaboração de estratégias personalizadas para atingir os objetivos organizacionais.
Para startups, que enfrentam desafios constantes, o apoio de uma contabilidade consultiva é essencial para evitar decisões precipitadas e criar uma base sólida para o sucesso.
10. Orientação personalizada para captação de recursos
Outro ponto forte da contabilidade consultiva é o suporte especializado para empresas que buscam captar recursos.
Trata-se de um trabalho específico que pode incluir a preparação de documentos, apresentações para investidores ou o levantamento de dados que comprovem a viabilidade do negócio.
Nesse contexto em especial, o contador consultivo pode orientar também sobre quais fontes de financiamento são mais adequadas, como linhas de crédito, fundos de investimento ou programas governamentais.
Qual a importância da análise de dados para a contabilidade consultiva?
A análise de dados é um ponto-chave da contabilidade consultiva, pois é através do processamento, tratamento e organização de informações que os contadores dessa área atuam.
Por isso, o serviço é muitas vezes combinado a uma solução de business intelligence, ou inteligência de negócios.
Esse tipo de tecnologia se baseia em KPIs para coletar dados valiosos para a gestão estratégica da empresa.
Por meio de softwares especializados, os dados são organizados em painéis visuais (dashboards), gráficos e métricas que facilitam a visualização e o estudo dos gestores.
Além disso, o BI permite que grandes quantidades de dados não estruturados sejam transformados em informação útil, confiável e de qualidade.
Baixe agora: Guia Definitivo de Métricas e KPIs.
Como contratar o serviço de contabilidade consultiva?
Empreendedores que desejam aproveitar as vantagens da contabilidade consultiva precisam escolher um escritório contábil que atenda às suas necessidades.
Não vale contratar um escritório genérico.
O primeiro passo, portanto, é verificar a experiência do contador com o seu setor de atuação e garantir que ele utilize tecnologias avançadas para análise de dados e automação de processos.
É importante também priorizar profissionais que ofereçam atendimento personalizado e sejam proativos em sugerir melhorias e apontar soluções.
No caso de startups, vale buscar escritórios especializados no ecossistema de inovação, como a Comece, que combina contabilidade consultiva com expertise digital.
Contabilidade consultiva para startups é com a Comece
Já imaginou combinar o serviço de contabilidade consultiva com tecnologia avançada e especialização em startups?
É exatamente o que a Comece oferece: soluções inovadoras em contabilidade online para startups e scale-ups.
Nós conhecemos de perto os desafios do empreendedor criativo e estamos aqui para facilitar sua vida e ajudar seu negócio a crescer.
Oferecemos uma solução completa para análise de dados financeiros, planejamento tributário e gestão fiscal, contábil e financeira – tudo 100% digital e apoiado por tecnologia de ponta.
Entendeu quais são as vantagens da contabilidade consultiva e por que sua empresa merece esse serviço?