6 serviços que só a contabilidade digital para fintechs pode oferecer

contabilidade digital para fintechs1
Blog > Contabilidade > 6 serviços que só a contabilidade digital para fintechs pode oferecer

A contabilidade digital para fintechs é a solução para decolar sua startup e driblar a burocracia do setor financeiro.

Já imaginou ter um contador que entende o universo das startups e ainda conhece os desafios de inovar nos serviços financeiros?

Essa combinação é perfeita para apoiar o crescimento do seu negócio e deixar todas as obrigações em dia, além de fornecer insights para apoiar suas decisões.

Quer entender como funciona a contabilidade para fintechs e por que ela é tão exclusiva?

Continue lendo e conheça os serviços contábeis feitos para você. 

Veja também: Como funciona a Contabilidade de Negócios Digitais

O que define uma startup como uma Fintech?

As startups são modelos de negócios escaláveis e inovadores, que conseguem crescer rapidamente e gerar lucros também de forma rápida.

Já no caso das Fintechs esse mesmo conceito se aplica, mas elas são voltadas exclusivamente em oferecer serviços financeiros. 

Dessa forma, podemos afirmar que uma fintech pode ser uma startup, mas o contrário não necessariamente ocorre.

Portanto, o que define uma startup como uma fintech é o seu ramo de atuação, que precisa ser exclusiva do setor financeiro. 

Qual a importância da gestão contábil em startups financeiras?

Parte da saúde financeira de uma startup é definida pela sua gestão financeira.

É por meio dessa gestão que é possível ter um domínio mais claro de diversas questões financeiras de uma empresa. 

Não ter um controle contábil é como navegar sem direção. E podemos concordar que para uma empresa que quer crescer rapidamente, não saber para onde ir não é a melhor das opções não é mesmo?

O crescimento de uma startup financeira vem acompanhado de mais burocracia, como é de se esperar.

Mas, a contabilidade para fintechs deve vir na contramão, facilitando rotinas e tornando a saúde financeira da startup cada vez mais forte e transparente. É ela que vai proporcionar mais agilidade nos processos financeiros e garantir um crescimento mais sustentável.

Como funciona a contabilidade digital para fintechs 

A contabilidade digital para fintechs é um serviço de gestão contábil, fiscal e trabalhista pensado para as necessidades das startups financeiras.

Com o crescimento das empresas de inovação no setor financeiro e sua consequente regulamentação, os contadores especializados entenderam que era preciso acompanhar essas empresas mais de perto e oferecer soluções específicas. 

Em maio de 2020, o Brasil alcançou a marca de 742 fintechs — um crescimento de quase 35% em relação a 2019 — e mais de 900 milhões de dólares em investimentos captados por essas startups, de acordo com a pesquisa Distrito Fintech Report 2020.

Elas estão divididas entre os seguintes setores:

  • Meios de pagamento
  • Crédito
  • Backoffice (desenvolvimento de software de gestão financeira)
  • Cartões
  • Dívidas
  • Risco e compliance
  • Finanças pessoais 
  • Fidelização
  • Investimentos
  • Serviços digitais
  • Tecnologia
  • Crowdfunding
  • Criptomoedas.

Cada um desses segmentos tem suas próprias demandas contábeis e financeiras e precisa de uma empresa que dê conta da complexidade das suas operações — e faça tudo online, é claro. 

Particularidades no serviço contábil para Fintechs

O que diferencia a contabilidade digital para fintechs de serviços para outras startups é o know-how específico sobre os desafios legais, fiscais e regulatórios dessas empresas. 

Toda empresa de inovação precisa de um contador que entenda sua realidade e acompanhe seu ritmo acelerado, mas no setor financeiro as exigências são ainda mais complexas.

Além de lidar com as mesmas obrigações legais de outras empresas, as fintechs precisam lidar com um ambiente regulatório próprio e, muitas vezes, obter autorizações do Banco Central do Brasil e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para determinadas operações. 

Além disso, a própria fintech opera com sistemas baseados em nuvem e ferramentas avançadas de automação que proporcionam acesso a informações financeiras em tempo real. 

Dessa forma, os contadores precisam ser ainda mais ágeis e operar no mesmo nível tecnológico para fornecer análises, projeções e relatórios a esse tipo de empresa.

6 serviços que só a contabilidade digital para fintechs oferece

A contabilidade para fintechs não sai na frente apenas por conta da tecnologia, mas também pelos seus serviços únicos.

Veja o que essas empresas têm a oferecer.

1. Acompanhamento das regulações 

O ambiente regulatório das fintechs está em constante evolução, e é tarefa da contabilidade acompanhar essas mudanças de perto.

Em 2018, o Banco Central lançou as duas principais regulações do setor:

Resolução nº 4.656: institui os modelos de Sociedade de Crédito Direto (SCD) e  Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP), permitindo que fintechs de crédito atuem como instituições financeiras (e não mais apenas correspondentes bancários) e intermediadoras de empréstimos e financiamentos P2P

Resolução nº 4.657: permite que as fintechs realizem vendas de direitos creditórios, securitização e operações de custódia sem intermediário bancário.

Além disso, as empresas precisam ficar atentas às leis de segurança cibernética, proteção de dados e combate à corrupção e lavagem de dinheiro.

2. Cumprimento de especificidades fiscais

A contabilidade digital para fintechs também é essencial para orientar o planejamento tributário e lidar com as especificidades fiscais.

Por exemplo, para operar como SCD e SEP, é preciso passar por um longo processo de aprovação que inclui o envio dos exercícios fiscais ao BACEN.

Além disso, é fundamental enquadrar a startup no regime tributário adequado para reduzir seus custos e manter a regularidade.

3. Apresentação de dados a investidores

Apresentar dados convincentes aos investidores é um dos momentos mais decisivos para uma startup — e não é diferente para as fintechs.

Por isso, a contabilidade digital para fintechs deve estar preparada para informar sobre a posição financeira da empresa com base em análises contábeis, fornecer relatórios completos com insights e orientar o empreendedor a argumentar sobre a performance do negócio.

Também é essencial que a empresa contábil entenda o conceito de BI e saiba usar dados e métricas para prever resultados financeiros com aplicação do Business Intelligence na área contábil.

4. Preparação para due diligence

O due diligence é a barreira final para a captação do investimento, e o contador precisa garantir que a fintech esteja preparada.

Por isso, faz parte do pacote de serviços da contabilidade para fintechs, auxiliar no preparo da documentação e assegurar que a situação tributária, fiscal e trabalhista esteja 100% em dia. 

Garantir que a sua empresa esteja preparada para novas parcerias, envolve uma busca minuciosa de riscos e irregularidades.

E ninguém melhor que profissionais especializados de contabilidade digital para participar ativamente desse processo.

5. Apoio ao planejamento 

A contabilidade online também é especializada em apoiar o planejamento financeiro e tributário das fintechs.

Com o crescimento acelerado, aumento dos investimentos e mudanças regulatórias constantes, essas empresas precisam de profissionais atualizados para auxiliar nas projeções de orçamento, adequações à legislação e possíveis alterações contratuais e de enquadramento.

Planejar é tão importante quanto executar. A assertividade do planejamento vai depender de dados sólidos e informações econômico-financeiras confiáveis. 

E é claro que para isso, você pode contar com aquela ajudinha da tecnologia.

Soluções de Business Intelligence, por exemplo, são capazes de apresentar dashboards financeiros super completos que vão ajudar a criar um planejamento financeiro mais sólido..

6. Monitoramento de tendências

Por fim, só a contabilidade para fintechs é capaz de acompanhar o ritmo dessas empresas e de se manter antenada às tendências do setor.

A próxima transformação será o open banking, que vai permitir o compartilhamento de dados e serviços entre instituições financeiras e abrir o mercado para as inovações financeiras.

Logo, a perspectiva é de que as fintechs se tornem ainda mais independentes e explorem um novo universo de possibilidades — muito mais democrático e descentralizado.

Contabilidade digital para fintechs é com a Comece Com o Pé Direito

A Comece Com o Pé Direito é a melhor solução de contabilidade digital para fintechs, capaz de preencher as lacunas do mercado contábil tradicional.

Enquanto os concorrentes não estão preparados para atender esse tipo de negócio, nós saímos na frente com uma ampla bagagem em contabilidade para startups e scale-ups, tecnologia de ponta e serviços sob medida.

Nas palavras do nosso especialista em Data Science e Business Intelligence, Giuliano Schossler: “Nós entendemos que cada cliente tem uma necessidade específica de análise da empresa, e o nosso propósito é fazer o negócio dar certo”.

Viu como a contabilidade pode ser feita especialmente para o seu negócio, por mais complexo que seja?  Agende uma avaliação sem compromisso com a gente e veja como podemos ajudar o seu negócio a dar certo.

Case de Serviços Contábeis para Fintechs – GuiaInvest

O GuiaInvest é uma plataforma digital para investidores. Por meio de diversos conteúdos disponibilizados por lá, uma pessoa sem conhecimento em finanças passa a investir por conta própria o seu dinheiro.

A plataforma disponibiliza auxílio e ferramentas para que as pessoas possam tomar as melhores decisões em relação ao seu dinheiro. 

No ar desde 2011, a plataforma vêm crescendo e se fortalecendo no mercado, especialmente nos últimos anos.

Com o crescimento, surgiram novas demandas e também a necessidade de estar cada vez mais focado nos clientes. Assim, surgiu a parceria entre a GuiaInvest e a Comece Com o Pé Direito.

A gestão contábil para fintechs oferecida a GuiaInvest deu resultados cada vez mais satisfatórios. A Comece tem orgulho de dizer que tem uma participação ativa no sucesso que a GuiaInvest vem tendo ao longo dos anos.

Confira o depoimento do Daniel Fogaça, CEO do GuiaInvest, sobre a parceria com a Comece:

Quer saber como a Comece Com o Pé Direito pode ajudar a sua empresa?

Então fale com nossos especialistas e faça a sua fintech decolar cada vez mais alto!

Related Posts

Deixe uma resposta