Contabilidade para agrotechs: por que vale a pena ter a sua

A contabilidade para agrotechs reúne todos os serviços necessários para manter sua startup em dia com o governo e impulsionar seu crescimento.

 

Com tantas oportunidades de inovação e desafios no setor agropecuário, as startups que atuam na área precisam de atendimento especializado para acelerar seus resultados.

 

Felizmente, existem contadores que conhecem muito bem esse mercado e podem ajudar você nessa missão.

 

Quer saber por que a contabilidade para agrotechs vale a pena?

 

Então, continue lendo e descubra o que o contador certo pode fazer pela sua startup.

 

Como funciona a contabilidade para agrotechs

 

A contabilidade para agrotechs é pensada especificamente para atender às necessidades fiscais, financeiras, trabalhistas e societárias dessas startups voltadas ao agronegócio.

 

Hoje, a produção agrícola e pecuária representa 21,4% do PIB brasileiro, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) publicados no G1 em 2020.

 

Com a missão de atender às demandas de inovação e tecnologia nesse importante setor econômico, as agrotechs vêm se fortalecendo no país e trazendo soluções inovadoras para impulsionar os negócios no campo. 

 

De acordo com o estudo “Radar Agtech Brasil 2019”, o ecossistema brasileiro já soma 1.125 startups do setor agro, que se dividem entre as seguintes categorias:

 

-Agropecuária de precisão

-Análise laboratorial

-Aquicultura

-Conteúdo, educação e rede social

-Controle biológico

-Diagnóstico de imagem

-Economia compartilhada

-Fertilizantes, inoculantes e nutrientes

-Genômica e Biotecnologia

-Gestão de resíduos e água

-Internet das Coisas

-Máquinas e equipamentos

-Meteorologia e irrigação

-Monitoramento

-Nutrição e saúde animal

-Sementes e mudas

-Sensoriamento Remoto

-Serviços financeiros

-Sistema de gestão agropecuária e de fazendas

-Telemetria e automação.

 

Ou seja: são inúmeras possibilidades de atuação, modelos de negócio e soluções que essas startups podem desenvolver para o agronegócio.

 

Para cada uma dessas categorias, a gestão contábil precisa ser adequada à realidade da empresa desde a abertura. 

 

Por isso, nada melhor do que contar com serviços contábeis direcionados para empresas de inovação no setor agropecuário. 

 

Importância da contabilidade para agrotechs

 

A contabilidade é obrigatória para todas as organizações, incluindo startups e agrotechs, e serve tanto para manter a empresa em dia com as obrigações legais quanto para guiar a tomada de decisão na gestão. 

 

Desde o nascimento do negócio, o contador tem um papel fundamental na escolha dos enquadramentos legais e formalização da empresa.

 

No caso da contabilidade para agrotechs, os desafios são enquadrar a startup corretamente de acordo com suas atividades — que vão desde serviços digitais até comércio de equipamentos de alta tecnologia — e aproveitar os incentivos fiscais para startups, por exemplo.

 

Também é importante que a empresa contábil esteja familiarizada com o ecossistema de inovação e saiba atender às demandas rotineiras das startups, que têm um ritmo muito diferente dos negócios tradicionais. 

 

Nesse sentido, a contabilidade para agrotechs veio para facilitar a vida do empreendedor criativo, que precisa de serviços adaptados ao modelo de startup e direcionados ao setor do agronegócio. 

 

5 vantagens de ter uma contabilidade para agrotechs

 

Confira abaixo por que contar com uma contabilidade digital sob medida para sua agrotech:

 

1. Segurança na hora de abrir o negócio

 

O serviço de contabilidade para agrotechs começa na abertura do negócio, quando é preciso formalizar a startup e definir os enquadramentos legais da empresa.

 

Esse é um momento delicado, já que existem várias naturezas jurídicas, regimes tributários e classificações de atividades possíveis para a inovação no agronegócio. 

 

Por exemplo, uma agrotech pode ser registrada como EI (Empresário Individual), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Empresária, Sociedade Anônima (S/A) ou Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).

 

O tipo societário ideal depende do número de sócios, capital inicial, responsabilidades dos sócios, entre outros critérios que só o contador pode avaliar.

 

2. Apoio no planejamento tributário

 

O planejamento tributário é essencial para garantir que a startup pague o mínimo de impostos possível e otimize o pagamento dos tributos.

 

Essa tarefa já começa na abertura da empresa, quando são selecionados os códigos CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

 

A partir desses códigos, é possível enquadrar o negócio nos regimes tributários do Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, ou utilizar o regime especial para startups denominado Inova Simples.

 

Além disso, a empresa pode alterar seu regime tributário em busca de condições mais vantajosas conforme vai crescendo, e a contabilidade para agrotechs ajuda a definir o momento certo para isso — lembrando que o crescimento rápido é típico das startups. 

 

3. Agilidade nas rotinas

 

Os serviços de contabilidade para agrotechs também são pensados para a rotina corrida das startups e adaptados à realidade digital. 

 

Muitas vezes, o próprio empreendedor tem que se desdobrar para cuidar das questões burocráticas da empresa, já que as equipes costuma ser enxutas.

 

Nessa hora, é importante contar com uma solução de contabilidade online, que possibilite o envio de obrigações e fechamento mensal 100% online.  

 

4. Orientação para a gestão

 

Muito além de cuidar das rotinas burocráticas, a contabilidade para agrotechs tem o papel de fornecer informações valiosas para a tomada de decisão.

 

Afinal, ninguém melhor que o contador para analisar a situação financeira e contábil da empresa e orientar o gestor sobre os caminhos mais promissores para o crescimento do negócio. 

 

5. Apoio para captar investimentos

 

Também é função da contabilidade para agrotechs ajudar a empresa a captar investimentos e crescer.

 

No caso, o contador pode munir o empreendedor com relatórios de desempenho financeiro convincentes para apresentar aos investidores, por exemplo.

 

Além disso, ele pode deixar tudo pronto para o Due Diligence e auxiliar no processo de concretização do investimento. 

 

Comece com o Pé Direito: soluções de contabilidade para agrotechs

 

Se você procura uma contabilidade para agrotechs que entenda a dinâmica do seu negócio, a Comece com o Pé Direito é a melhor escolha.

 

Nós somos especialistas em contabilidade para startups voltada ao crescimento do seu negócio, com serviços 100% online e tecnologias que agilizam sua rotina. 

 

As soluções incluem abertura de empresa focada no modelo de negócio inovador, apoio técnico na emissão de notas fiscais e boletos, elaboração de folha de pagamento, envio de obrigações ao governo, relatórios contábeis para análise econômica-financeira e muito mais.

 

Além disso, você conta com atendimento personalizado via e-mail, WhatsApp, telefone e Skype e pode tirar todas as suas dúvidas com nossa equipe de contadores experientes.

 

Entendeu a importância de ter uma contabilidade para agrotechs no seu negócio?

 

Então, vamos conversar sobre os melhores serviços financeiros e contábeis para a sua empresa.