Contabilidade para Startups: tudo o que você precisa saber para começar com o pé direito

 

Você já parou para pensar no porquê sua startup precisa de uma contabilidade especializada? Não? Neste post a gente explica como uma contabilidade especializada é fundamental para que seu negócio seja escalável.



O mundo nunca mudou tanto e tão rápido, não é mesmo? Problemas que antes nos eram insolucionáveis, hoje são vistos como oportunidades de negócio. Isso acontece em todas as áreas e tem afetado de uma forma drástica nosso dia a dia (positivamente, é claro). Usar a criatividade para resolver problemas tem sido a missão de grandes empreendedores e isso geralmente é feito através da criação de startups.


Segundo a EBC, em 2012 haviam 2.519 startups cadastradas na Associação Brasileira de Startups (ABStartups), em 2018 esse número foi para 6 mil. Trata-se de um mercado em ascensão aqui no Brasil. Mas como transformar esse modelo de negócio em algo escalável? Vamos começar falando de um ponto importante aqui: a organização contábil e o apoio estratégico de especialistas.


Bem, se você possui uma startup queremos te dar uma notícia: a contabilidade é tão importante para o seu negócio quanto é para qualquer outra empresa.


E podemos ir ainda mais além. A importância dacontabilidade para startup ainda pode ser percebida na busca por investidores e em sua relação com eles, visto que ela tem de ser baseada em transparência e números exatos para as mensurações necessárias. A assessoria de um contador é extremamente importante para qualquer negócio, a questão agora é como as empresas contábeis realizam uma abordagem atual para uma empresa com um perfil diferente, como é o caso.


Nós sabemos que as startups estão em constante crescimento, especialmente no mundo tecnológico, e os empreendimentos se destacam por serem inovadores e criativos, desenvolvidos para atender a diversos segmentos.


Por que fazer contabilidade para startup?


Se você é empresário deve ter como foco principal o core business - a parte central da organização - e por isso não deve ter muito tempo para cuidar de outros aspectos, e quando falamos especificamente da contabilidade para startups, a falta de atenção pode levar o negócio à falência.


Entendemos que o problema é que, muitas vezes, você, empreendedor, se responsabiliza pelo setor e estamos aqui para te dizer que essa não é a melhor ideia. Como as startups se enquadram em outro regime de tributação, é preciso cuidar da contabilidade com muita atenção.


Isso porque os procedimentos e as rotinas contábeis podem fornecer dados importantes que suportam a tomada de decisões, inclusive financeiras, e ajudam em questões burocráticas. O fluxo de caixa, por exemplo, é fundamental para o crescimento sustentável de uma startup, sem entender o que você gasta hoje, fica impossível planejar no que você poderá investir amanhã, correto? Ou seja, uma assessoria contábil tem um papel fundamental e estratégico para o crescimento e a sustentabilidade de todos os tipos de empresas.

 


Preciso ter cuidado ao escolher a empresa de contabilidade para minha startup?


Com certeza! Precisamos ter muito cuidado com vários aspectos do negócio e a parte contábil de sua empresa é um do pontos mais importantes. Quando se fala em contabilidade para startups é necessário pensar como ela pode, e deve, acompanhar o ritmo de crescimento do seu negócio. Isso porque quando sua empresa atingir um ritmo acelerado toda a estrutura será testada, desde o setor operacional e de atendimento ao cliente até a contabilidade e as demais questões administrativas.


Logo, os setores contábil e de finanças precisam estar preparados para esse acompanhamento e para serem positivos aos demais processos administrativos, alinhando-se a eles de forma inteligente e na mesma velocidade. Caso isso não ocorra, enquanto a aquisição de clientes escala, o negócio acaba internamente tendo vários problemas gerados pelo seu crescimento, que não é o que se espera.


Por exemplo, esses problemas podem ser erros de reconhecimento de cobranças, não identificação de inadimplentes, elaboração de relatórios contábeis e financeiros inexatos e difíceis de analisar e até mesmo a escolha do regime tributário errado. As consequências disso são podem ser fatais para seu negócio.


Em decorrência desse ciclo, a empresa acaba perdendo dinheiro e tempo contratando mais pessoas do que o necessário, tendo erros a corrigir a todo momento e lidando com constantes transtornos.

 


Mas por que preciso de uma assessoria contábil especializada?


Segundo uma pesquisa da Lavca (Association for Private Capital Investment in Latin America) em 2018 os investimentos em capital de risco bateram o recorde de US$ 1,3 bilhão. Só que mesmo com o mercado favorável, um estudo do Sebrae realizado em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços indicou que a cada dez startups de teconoliga, três acabam fechando as portas. 


Como você acha que um escritório de contabilidade poderia não só evitar o fechamento de uma startup, mas também ajudá-la a decolar?

Um escritório de contabilidade especializado em startups conhece a rotina de uma startup. Por isso, sabe que algo imprescindível para você é a disponibilidade e agilidade nos processos. A equipe nunca vai deixar você esperando dias por algum retorno. Muito pelo contrário, certamente existirão profissionais disponíveis do portal da empresa ao WhatsApp sempre que bater alguma dúvida ou sugir algum pepino de última hora.


O escritório que vai ajudar sua startup crescer tem uma equipe super atenta às mudanças nas regras fiscais, contábeis e trabalhistas que vai manter você informado em tempo real. Além de oferecer uma visão estratégica sobre o mercado, o que pode ajudar muito na hora de planejar ou tomar decisões de expansão.


Ele ajuda você em todos os processos na hora de fazer seu planejamento tributário e garante que tudo saia perfeito. Ah! Ele também oferece relatórios mensais acompanhado de simulações e recomendações, mensurando seus efeitos aos sócios e investidores. A equipe contábil ainda oferece um suporte bem importante redução de gastos, apoiando o "core" pela aplicação de tecnologias de gestão financeira e de RH.

 

Olha só o que o nosso cliente Lyon Lopes, CEO da Silva Lopes Advogados tem a dizer sobre a gente: