Como o contador do futuro contribui para o sucesso de uma empresa

contador do futuro0
Blog > Contabilidade > Como o contador do futuro contribui para o sucesso de uma empresa

Desde o momento em que a tecnologia se tornou democrática e parte do dia a dia de todos, as pessoas sentiram a necessidade de estar em constante modernização. A maioria das profissões precisam de adaptação contínua e, por mais tradicional que pareça, os contadores também. 

A contabilidade teve de se adequar aos ambientes regulamentares, técnicos e econômicos além da própria mudança tecnológica em si. E essa é uma tendência que cresce – e continuará a existir – para sempre, porque é parte da evolução.

Presume-se que a história da contabilidade é tãaao antiga quanto a história da própria civilização. Ela nasceu da necessidade humana de proteger posses e perpetuar e interpretar fatos ocorridos através de objetos materiais para propósitos específicos. Porém, a origem da contabilidade é atrelada a necessidade de registros do comércio.

Hoje vivemos uma época de forte evolução tecnológica, de comunicação global, de acesso a informação praticamente em tempo real, de enorme questionamento do status quo, do nascimento de novos modelos de negócios. Podemos fazer com que o futuro será extraordinário, porém ele será desafiador e audaz.

O contador do futuro – de contador para contador

Um momento de transformação empreendedora – como este que estamos vivendo – é extraordinário e gera inúmeras oportunidades globais para empresas de todos os portes, por isso deixamos aqui o diretor da Comece com o Pé Direito, Ângelo Mori Machado, falar, de contador para contador.

Neste cenário, conhecer o mercado, seus produtos, tecnologias de apoio, o desempenho econômico-financeiro, o ponto de equilíbrio da empresamargem de contribuição dos produtos e serviços, estrutura de custos e despesas, capacidade de fluxo de caixa e de endividamento, formação de preço – além outros diversos pontos envolvendo também formação adequada de equipe – são necessidades compulsórias para enfrentar o novo mundo empreendedor.

Um aliado fundamental para a nova cultura empreendedora são os contadores. 

O mundo novo que se apresenta à nossa frente não exige novas pessoas mas sim novas posturas, portanto, o mercado deve estar atendo à procurar por profissionais contábeis com as características e valores acima comentados. Esses homem e mulheres podem ser classificados como investimentos estratégicos quando se tratar de enfrentar o futuro com segurança e estudos técnicos.

Neste tabuleiro um contador, para agregar valor e ser um diferencial aos seus clientes, precisa:

  • Estar atento às mudanças de paradigmas nas relações comerciais;
  • Ter uma visão de mundo, ou seja, ter consciência que o mercado é o planeta e com isso, estar preparado e atento ao que acontece ao seu redor – oportunidades ou ameaças;
  • Atuar de forma consultiva perante seus clientes agindo sempre como um membro do time, colaborando com estudos e projeções de desempenho no tempo certo;
  • Ser um profissional digital, tendo conhecimento do avanço tecnológico e usar tudo isso a seu favor, e com isso,  ganhar tempo para agilizar suas análises de dados. É preciso estar atento às principais tendências da área de TI, por exemplo, para pode utilizar diversas ferramentas para aumentar a produtividade;
  • Perceber que é um estudioso das informações e não apenas um construtor de balanços e obrigações acessórias, ou seja perceber sua importância profissional pelo benefício à tomada de decisão que traz e não pelo o que faz nas rotinas burocráticas da contabilidade
  • Ter percepção adequada de gestão de pessoas e fazer com o seu time e seus clientes a construção das oportunidades de crescimento.
  • Ser um eterno incentivador dos seus clientes quando o assunto for o desenvolvimento dos negócios, os provocando a conhecer novas metodologias de gestão, novas tecnologias, novas formas e métodos de condução financeira e de avaliação de desempenho.

O contador do futuro – de contador para outros empresários

Um assessor contábil nesta nova realidade pode trazer um enorme benefício na gestão dos negócios do amanhã. Com formação adequada e acesso às informações esse profissional pode auxiliar de forma diferenciada na organização econômico-financeira das empresas além de contribuir com a construção de cenários de desenvolvimento dos negócios.

Importante então identificar um profissional contábil com habilidades para te ajudar a enfrentar o desafio de empreender em um mundo tão dinâmico, já que vivemos um momento em que muitas profissões estão sendo criadas – ou transformadas – e a conformidade das coisas bate cada vez mais forte com a inovação. Um contador do futuro é importante para:

Acompanhamento profissional nas mudanças legislativas

Reforma trabalhista, mudanças nas leis comerciais, tributárias e financeiras, mudanças no eSocial, todas podem afetar grandiosamente um negócio. Esses novos avanços legais incentivam as soluções tecnológicas, visto que dessa forma há mais agilidade na implementação dos processos. Depender da assessoria contábil profissional pode ser fator decisivo na hora de crescer e escalar a sua empresa de forma saudável.

Apoio estratégico e consultorias

Hoje em dia não basta mais ter alguém que faça cálculos e nada mais. É necessário mais precisão, mais análise. Através da assessoria deste contador do futuro o seu negócio pode ir muito mais longe. Assim você tem apoio na tomada de decisões com uma análise crítica mais apurada e com tecnologias que otimizam os seus resultados. 

Comunicação ágil e fácil 

Na correria do dia a dia aquele encontro mensal no escritório do contador não serve mais. Através desse novo modelo de contabilidade tudo ficou mais rápido e prático. Tudo está na nuvem. Você pode ter acesso ao seu contador de forma online, de qualquer lugar e acessando qualquer informação que você ache necessária. Além disso, por meio de softwares de automação, como o BPO, por exemplo, visualizar o seu negócio se torna muito mais claro e organizado.

É nítido que por meio de dados transmitidos em tempo real, e com maior integração entre as aplicações, qualquer empresa será capaz de gerar melhores relatórios e desenvolver insights mais precisos. E, se considerarmos que a pessoa que lida com relatórios e compliance fiscais, é o contador, é de extrema importância ter uma assessoria contábil que acompanha a evolução, para prestar a consultoria e indicar as melhores soluções.

Reconhecer a importância da tecnologia na hora de entregar os serviços é desenvolver habilidades para integrar todos os processos, e ficam claros os benefícios tanto para empresários quanto para contadores do futuro durante esse processo.

Deixe uma resposta