Mesmo que o ambiente de trabalho seja descolado e flexível, a cultura organizacional em startup precisa ser levada em conta.
Do contrário, a produtividade e a criatividade podem não fluir como desejado.
Como empresas jovens, as startups estão, de fato, revolucionando o jeito de fazer negócios.
Mas não basta fazer diferente, é preciso fazer mais e melhor.
Quem tem ou já teve alguma experiência dentro do ecossistema de startups sabe que a formalidade corporativa comum em grandes empresas simplesmente não existe.
Aprende-se muito fazendo, testando hipóteses, dividindo tarefas e responsabilidades.
É um ambiente muito mais horizontal do que vertical.
Isso significa que a cultura organizacional em startup tem pouca relevância?
Não é bem assim e você vai descobrir por que a partir de agora.
O que é a cultura organizacional em startup?
Cultura organizacional em startup é o conjunto de valores, convicções e hábitos estabelecidos e compartilhados dentro de uma organização.
Com base em normas e atitudes, a cultura organizacional cria um “roteiro” comportamental a ser seguido.
No universo das startups, tem íntima relação com o clima interno de trabalho e com a crença da equipe no produto ou serviço oferecido.
Independentemente do tamanho ou do segmento, toda empresa tem uma cultura organizacional, representada pelo conjunto de normas e procedimentos adotados pelos colaboradores.
Um detalhe importante é que a cultura organizacional pode ser gerenciada ou naturalmente estabelecida.
Faz parte do modus operandi de qualquer negócio, seja pequeno, médio ou grande.
A diferença das startups para empresas tradicionais está na essência do modelo de negócio, pautado na inovação e na quebra de paradigmas.
Importância da cultura organizacional em startups
A cultura organizacional em startups tem fundamental importância no direcionamento das ações em prol dos melhores resultados.
Resultado, aqui, não significa apenas lucros e ganhos financeiros.
A geração de colaboradores das startups valoriza muito o crescimento profissional, o aprendizado e as experiências.
São empresas que querem, de fato, solucionar um problema da sociedade, uma dor do cliente.
Propor soluções inovadoras requer doses extras de criatividade, e para ser criativo é preciso um clima agradável e uma cultura organizacional estimulante.
Nesse contexto, a motivação da equipe é uma importante mola propulsora.
Não raro, jogos de sinuca, ping-pong, games ou espaços reservados para tirar uma soneca fazem parte do ambiente de trabalho das startups.
Mas não se iluda: toda essa informalidade não deve ser confundida com desorganização.
Há um propósito dentro da cultura organizacional em startup, que é promover a criatividade e estimular a produtividade.
Então, ao invés de estabelecer cartão de ponto, obrigar o uso de terno e gravata, a opção é por horários flexíveis, roupas confortáveis e autogerenciamento.
Nem todos se adaptam à cultura organizacional dentro das startups – é preciso ser proativo e não esperar o chefe mandar executar essa ou aquela tarefa.
Como definir uma cultura organizacional em startup
A cultura organizacional de uma startup é o seu DNA.
Por meio dela, a empresa cria personalidade e une a equipe de colaboradores em torno de um objetivo comum.
Mesmo que inconscientemente, toda empresa tem uma cultura interna.
São os casos em que a cultura é naturalmente estabelecida, representada pela soma de experiências e comportamentos dos membros da equipe.
Mas a cultura organizacional pode também ser definida e gerenciada.
Não há problemas em alterar algumas premissas com o passar do tempo, pois mudanças fazem parte do cotidiano das startups.
O importante é manter a essência.
Confira, a seguir, algumas dicas de como definir a cultura organizacional de sua startup:
Defina o objetivo do seu negócio
As startups atuam, muitas vezes, em segmentos bem específicos ou revolucionam completamente a maneira de oferecer determinado serviço ou produto.
Seja qual for o seu negócio, é preciso definir os objetivos com clareza e objetividade.
Antes de pensar no lucro, dedique-se ao produto ou serviço.
Foque na solução inovadora e o resultado financeiro será uma consequência.
É importante que todos os membros da equipe trabalhem em sinergia pelo cumprimento dos objetivos do negócio.
Defina a missão, visão e valores
Missão, visão e valores não são apenas frases bonitas afixadas na parede.
Fazem parte dos pressupostos básicos que norteiam a cultura organizacional da startup.
A missão está relacionada ao benefício que sua empresa deve proporcionar ao cliente.
A visão é onde a empresa quer chegar – pode ser, inclusive, um horizonte de planejamento com prazo determinado.
Os valores são as ações pelas quais sua empresa deseja ser lembrada e reconhecida.
Contrate pessoas que se identifiquem com sua startup
Trabalhar em uma startup pode ser estimulante e sedutor.
De fato, histórias de empresas que nasceram em uma garagem e se transformaram em gigantes da tecnologia são inspiradoras.
Mas nem todos os profissionais têm perfil para trabalhar em startup por não serem compatíveis com a cultura organizacional de uma.
Ao contratar novos colaboradores, considere outras habilidades além do currículo e busque elementos na história de vida do candidato que sejam incomuns.
Há pessoas que são produtivas e criativas em um ambiente com regras e horários flexíveis, mas outras já não conseguem ser.
Prefira profissionais que queiram trabalhar com prazer, que demonstrem interesse pelo negócio e queiram participar de algo revolucionário.
Valorize as experiências pessoais do seu time
A cultura organizacional em startup é influenciada pelos valores, crenças e comportamentos das pessoas que compõem a equipe.
Ao defini-la, valorize as vivências pessoais do seu time.
Pode ocorrer de as experiências de vida serem até mais importantes do que diplomas de instituições renomadas.
Histórias de vida diferentes e até curiosas podem contribuir com a definição de diferentes estratégias, seja no desenvolvimento de novos produtos/serviços ou em reformulações dos que já existem.
Afinal, sua startup precisará de pessoas que queiram mudar o mundo, e a cultura organizacional precisa permitir que elas sonhem alto e não tenham medo de errar.
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