Startup: guia completo para criar a sua e decolar no mercado

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Pensando em criar uma startup e explorar novas oportunidades no mercado?

Nas próximas linhas, preparamos algumas dicas importantes que ajudarão você a estruturar um modelo de negócio repetível e escalável

Não se trata de uma receita pronta para o sucesso.

Empreender, como sabemos, é correr riscos, sobretudo em um universo onde há mais perguntas do que respostas.

Os desafios existem, mas as oportunidades também, sobretudo para quem tem visão de mercado e disposição para fazer diferente. 

Isto se enquadra no seu perfil?

Então, avance na leitura até o final e fique por dentro do assunto. 

O que é startup?

O termo startup pode ser definido como uma empresa emergente ou uma iniciativa empreendedora criada a partir da necessidade de se resolver um problema relevante. 

Conforme definição do autor Eric Ries, startup é “uma organização que busca se tornar um negócio escalável e que surge em um contexto de extrema incerteza”. 

No Brasil, o conceito se popularizou a partir da bolha da internet, fenômeno ocorrido entre o final da década de 1990 e início dos anos 2000.

Muitas gigantes da tecnologia que conhecemos hoje surgiram nessa época. 

Apesar da afinidade com o ambiente digital, as startups não se restringem a aplicativos e softwares, embora sejam a maioria. 

O ambiente online é um indutor desse tipo de negócio, dada a capacidade de crescimento exponencial, mas uma startup pode criar soluções inovadoras também fora da internet. 

Características de uma startup

Conhecidas pelo ambiente de trabalho pouco convencional, as startups têm algumas características comuns que as diferenciam das empresas tradicionais. 

A seguir, confira as principais.

1. Inovação

A inovação é uma das principais razões de existir de uma startup. 

O principal objetivo desse tipo de organização é propor soluções inovadoras, seja para um mercado mal atendido ou um mercado ainda inexplorado. 

A inovação está relacionada a introduzir algo novo (inovação radical) ou fazer o mesmo de maneira diferente (inovação incremental ou disruptiva). 

2. Foco no cliente

Outra característica das startups de sucesso é a sintonia com seu público-alvo

Descobrir uma ideia de negócio que pareça promissora é o começo, mas antes de transformá-la em projeto, é preciso entender se a solução resolve o problema do cliente. 

3. Escalabilidade

O ganho em escala é outra característica essencial a esse tipo de empreendimento. 

É a escalabilidade que permite a comercialização potencialmente ilimitada de um produto ou serviço, sem expandir a estrutura de custos nas mesmas proporções. 

Um negócio escalável é um negócio com probabilidade de ser altamente lucrativo.

4. Aberta a mudanças

As startups também devem ter a capacidade de mudar, caso descubra que o modelo de negócio não é tão bom quanto parecia ser. 

A mudança pode significar ajustes de trajetória ou uma pivotagem total, que é quando o empreendedor altera completamente o plano estratégico. 

5. Gestão horizontalizada

Hierarquia engessada e organogramas não costumam ter relevância no ambiente de trabalho de startups.

A cultura organizacional desse tipo de empresa privilegia conceitos modernos, como participação democrática, autodisciplina e autogestão.

6. Baixo custo

As startups, principalmente criadas no ambiente digital, também são conhecidas pelo baixo custo de manutenção

É diferente, por exemplo, de uma empresa industrial, que demanda aportes robustos de capital antes de começar efetivamente a operar.

7. Métodos ágeis

Em linha com a gestão horizontalizada, as startups também são conhecidas pelos métodos ágeis de gestão.

A ideia aqui é reduzir a burocracia e aumentar a eficiência por meio de metodologias e soluções digitais e de automação e terceirização.

O que é empreendedorismo de startup?

Empreendedorismo em startup é a capacidade de criar modelos de negócios inovadores, repetíveis e escaláveis, mesmo que o ambiente seja de profunda incerteza.

Diferentemente do empreendedorismo convencional, em que novas empresas surgem para disputar espaço em mercados consolidados, as startups são guiadas pela inovação.

Nesse universo, o conceito de inovação pode ser dividido em três categorias:

1. Inovação incremental

2. Inovação disruptiva

3. Inovação radical. 

A inovação incremental está relacionada ao aperfeiçoamento de produtos e serviços que já existem, mas que precisam ser atualizados para garantir a competitividade. 

A inovação disruptiva vai além: seu propósito é mudar completamente a maneira como um produto ou serviço é oferecido, tornando-o mais barato, acessível e lucrativo. 

Um bom exemplo de inovação disruptiva são as fintechs frente às instituições financeiras tradicionais.

A inovação radical, por sua vez, cria algo totalmente novo para um mercado inexplorado, também chamado de “oceano azul”, onde ainda não há concorrentes.

O empreendedorismo de startup pode atuar nessas três frentes de inovação, seja pelo modelo B2B (atendendo empresas), B2C (atendendo consumidores finais) ou B2B2C.

Panorama e oportunidades no mercado de startups

Podemos afirmar que o ecossistema startup tem crescido exponencialmente no Brasil e no mundo, com oportunidades nos mais diferentes setores.

Um levantamento da plataforma Distrito mostra que, somente em 2021, o investimento em startups alcançou US$ 8,8 bilhões.

No ano anterior, o volume total de captação foi de US$ 3,6 bilhões.

Alguns mercados estão mais amadurecidos do que outros, como as fintechs e o setor bancário.

Mas há setores da economia com peso significativo no PIB nacional, como o agronegócio, repleto de oportunidades ainda pouco exploradas pelas startups. 

Cabe ao empreendedor fazer o mapeamento, escolher um segmento com o qual tenha mais afinidade e se aprofundar nas pesquisas.

Como é empreender no universo de startups

Empreender no universo das startups é atuar em um ambiente de grandes desafios, mas também de oportunidades.

Do ponto de vista formal, a abertura de uma startup (CPNJ, obrigações fiscais, etc) não foge muito do modus operandi de uma empresa convencional. 

O empreendedor escolhe uma natureza jurídica, um regime tributário, cumpre as etapas burocráticas e define um parceiro estratégico para cuidar de sua organização contábil-financeira

A grande diferença está na gestão do modelo de negócio.

Em uma startup, primeiro você precisa encontrar uma oportunidade, que pode ser uma lacuna mal preenchida ou um mercado completamente novo

Em seguida, deve validar essa ideia perante o público que pretende atender, gastando o mínimo possível de tempo e dinheiro. 

Há um método para isso, denominado Customer Development, cujo objetivo é conhecer as dores do cliente antes de criar o produto. 

Você vai precisar também de muita determinação para captar recursos nas rodadas de investimento, a menos que opte pelo bootstrapping

Os investidores costumam fugir da “zona de morte”, caracterizada pelas etapas iniciais do negócio, preferindo startups da fase de operação (early stage) em diante. 

Mas isso não significa que você não conseguirá recursos para começar o empreendedorismo de startup.

Para isso, há o capital semente, um tipo de recurso destinado a negócios inovadores em fases embrionárias.

Vantagens do empreendedorismo em startup

Uma das principais vantagens do empreendedorismo em startup é a capacidade de crescer em escala a partir de um modelo de negócio repetível.

Em resumo, um negócio repetível tem capacidade de atender a uma demanda potencialmente ilimitada.

Para ficar mais claro, vamos usar como exemplo a indústria fonográfica.

Uma empresa que comercializa CDs de música não tem um negócio repetível. 

Para dar conta de um aumento de demanda, será preciso investir em novas cópias

O serviço de streaming, por outro lado, é repetível, já que pode atender a uma quantidade potencialmente infinita de clientes.

Há outras vantagens no empreendedorismo de startup, como:

  • Ambientes flexíveis e colaborativos
  • Aprendizado constante
  • Possibilidade de crescimento rápido 
  • Crescimento de demanda por novas soluções.

Desafios do empreendedorismo em startup

Dentre os desafios, o alto nível de incerteza certamente é o mais relevante.

Por mais promissora que seja uma ideia de negócio, ninguém pode garantir que o empreendimento será um sucesso.

O índice de mortalidade no empreendedorismo de startup é bem maior considerando empresas tradicionais. 

Um levantamento da CB Insights mostra que 42% das startups brasileiras fecham por não atenderem a uma necessidade real de mercado.

Dentre outros desafios do empreendedorismo em startup, destacam-se:

  • Escassez de recursos, principalmente para as fases iniciais
  • Falta de pessoal qualificado (devido, principalmente, à escassez de recursos)
  • Mudança de rumo, se a hipótese não for validada
  • Timing de lançamento e precificação de produtos.

Etapas para criar uma startup

Desconsiderando os procedimentos burocráticos de formalização, as startups são divididas em cinco fases conforme o nível de maturidade.

São elas:

  • Ideação (pré-seed): fase de amadurecimento da ideia e de pesquisas para estruturação do negócio
  • Validação (seed): fase de teste das hipóteses e do MVP, por meio do qual o empreendedor colhe o feedback do público
  • Operação (early stage): início da comercialização do produto ou serviço, mesmo em volume pouco significativo 
  • Tração (growth stage): fase em que a startup já alcançou a maturidade, conquistou uma base significativa de clientes e (provavelmente) a atenção dos investidores 
  • Scale-up (expansion stage): a partir desta fase, a startup já alcançou a escalabilidade, inclusive por meio de fusões e aquisições. 

Como abrir uma startup de sucesso

O ecossistema do empreendedorismo em startup é cheio de desafios, mas também de oportunidades.

Reinventar a maneira de fazer negócio ou explorar mercados totalmente novos é uma atividade de alto risco, mas com chances de retornos igualmente proporcionais

Para melhorar suas possibilidades de acerto nesse universo, siga as dicas a seguir:

1. Escolha um segmento de atuação

Você pode atuar em diversos segmentos do empreendedorismo em startup, como:

  • Fintech, startup focada em soluções financeiras
  • Cleantech, dedicada a soluções sustentáveis
  • Legaltech, também conhecida como startup jurídica
  • Agrotech, focada em soluções agroindustriais
  • Healthtechs, startup de saúde

2. Descubra uma oportunidade de negócio

Esse é um passo fundamental.

É aqui que você descobre a dor do público que pretende atender e começa a modelar sua ideia de negócio. 

É preciso cuidado para não distorcer a realidade e nem deixar a emoção falar mais alto.

Muitos empreendedores acreditam tanto na ideia de produto que ignoram sinais de que a “oportunidade” não é tão oportuna assim.

Por isso você deve entender as reais necessidades do cliente para, só depois, pensar em como oferecer a melhor solução.

3. Não siga adiante sem testar sua hipótese

A validação de hipóteses é condição básica para aumentar as chances de êxito do empreendedorismo de startup. 

Uma maneira eficiente de fazer isso é por meio do MVP (Minimum Viable Product), que consiste em criar um protótipo a fim de colher o feedback do público. 

4. Use a tecnologia a seu favor

Pesquise a fundo as melhores soluções tecnológicas que favoreçam a gestão de sua startup.

Uma boa estratégia é a tecnologia white label das empresas SaaS. 

Uma fintech, por exemplo, pode usar uma plataforma tecnológica terceirizada, sem a necessidade de investir em desenvolvimento e programação.

Por meio de ferramentas digitais, é possível automatizar rotinas, terceirizar serviços e reduzir ao máximo os gastos, pelo menos até o break-even point

5. Atraia investidores

Captar recursos para escalar o negócio é uma das principais estratégias de crescimento das startups, afinal, o crescimento orgânico pode levar tempo. 

Dentre as principais fontes, destaque para os investidores-anjo, fundos de capital de risco e linhas de financiamento subsidiadas.

Para atrair investidores, é importante apresentar a essência do seu projeto por meio de um pitch deck bem elaborado, além de estar preparado para a due diligence

6. Cuide da organização contábil e financeira

Para alcançar a escalabilidade, sua startup precisa atentar-se também à organização contábil e financeira.

Em uma rodada de investimento, você precisará demonstrar aos potenciais investidores que os recursos pleiteados serão aplicados com eficiência. 

A boa notícia é que, nesse aspecto, a Comece com o Pé Direito tem a solução de que seu negócio precisa. 

Somos especialistas em negócios inovadores

Ajudamos você na abertura de sua empresa, prestamos consultoria fiscal e trabalhista e terceirizamos suas rotinas por meio do BPO financeiro

Exemplos de startups para se inspirar

A seguir, confira alguns exemplos de startups brasileiras de diferentes segmentos que estão revolucionando o mercado.

  • GetNinjas: plataforma que une clientes e profissionais prestadores de serviços em mais de 500 áreas diferentes
  • Guia Bolso: aplicativo de organização financeira com funcionalidade para sincronização bancária
  • Buser: conhecida como “Uber dos ônibus”, é um aplicativo que torna possível a compra de passagens mais baratas para diversas cidades do Brasil 
  • Descomplica: edtech que nasceu para ajudar estudantes a se preparar para o Enem e atualmente oferece até inclusive cursos de graduação e pós-graduação
  • Conta Azul: plataforma de gestão financeira digital dedicada a pequenas empresas e uma das selecionadas para participar de um programa de aceleração nos Estados Unidos.

Comece com o Pé Direito ajuda sua startup a decolar

Criar uma startup tem seus desafios, mas você pode contar com parceiros estratégicos que ajudam com as funções rotineiras e operacionais.

Um exemplo é a adoção do Business Intelligence, um conjunto de ferramentas que transforma dados brutos em informações amigáveis e úteis à tomada de decisão. 

Ferramentas de big data e análise de dados também podem ajudar você a delinear melhor seu plano estratégico e enxergar as oportunidades com mais clareza.

Se é disso que você precisa para fazer o seu negócio decolar, faça como diversas startups e scale-ups que confiam na Comece com o Pé Direito para descomplicar suas rotinas.

Ao terceirizar suas demandas contábeis com a gente, você ganha tempo para se dedicar ao que realmente importa: seu core business.

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