8 ferramentas colaborativas para trabalhar online e engajar a equipe

As ferramentas colaborativas vieram para ficar e vão transformar sua experiência de trabalho online. 

 

Já imaginou poder compartilhar e editar arquivos em tempo real, fazer reuniões por videoconferência com a equipe e organizar todos os projetos e tarefas pela internet?

 

Esses são apenas alguns dos recursos que essas plataformas oferecem para ajudar você a engajar seu time à distância e aumentar a produtividade.

 

Quer saber quais as melhores ferramentas colaborativas para o seu negócio?

 

Continue lendo e descubra com nossas dicas. 

 

O que são ferramentas colaborativas?

 

Ferramentas colaborativas são softwares e aplicativos que facilitam a comunicação da equipe e a organização de todo o trabalho online.

 

Diferentemente de sistemas de gestão que são acessados por um único usuário e quase nunca têm recursos para conectar pessoas, essas ferramentas permitem que vários colaboradores conversem por chat e videochamada, compartilhem arquivos e troquem informações em tempo real.

 

Por serem baseadas na nuvem, elas oferecem um verdadeiro ambiente de trabalho virtual que pode ser acessado a qualquer hora e lugar pelos membros do time, pelo computador ou celular. 

 

Assim, os colaboradores conseguem organizar projetos, distribuir e acompanhar tarefas, fazer reuniões, editar arquivos de forma colaborativa e reproduzir as mesmas atividades do escritório físico na internet. 

 

Resumindo: com essas ferramentas, fica muito mais fácil colaborar à distância e manter a produtividade da equipe.

 

Por que você precisa adotar ferramentas colaborativas

 

Com o distanciamento social imposto pela pandemia, o uso de ferramentas colaborativas se tornou obrigatório para todas as empresas que querem manter suas atividades.

 

Mesmo antes dessa crise, esses recursos já estavam sendo adotados pelas organizações antenadas às tendências, como parte da transformação digital em curso no mundo.

 

Agora, a migração para o trabalho remoto e plataformas online será ainda mais rápida — e quem não se adaptar corre o risco de ficar para trás. 

 

Quanto melhor for o seu kit de ferramentas colaborativas, mais eficiente será a digitalização do trabalho e integração da equipe em home office.

 

Afinal, assim como no escritório, o trabalho em equipe continua sendo fundamental para aumentar a produtividade e atingir os objetivos do negócio — a diferença é que ele será feito online. 

 

8 ferramentas colaborativas para trabalhar online e engajar a equipe

 

Não faltam opções de ferramentas colaborativas para aproximar pessoas, fazer reuniões, gerenciar projetos e tudo o que você precisar resolver online na sua empresa.

 

Conheça algumas das mais populares.

 

1. G Suite

 

Vamos começar pelo kit de ferramentas colaborativas mais conhecido da internet: o G Suite

 

Esse pacote profissional do Google inclui os famosos Google Documentos, Google Planilhas, Google Agenda, Google Apresentações, Google Drive e outras aplicações que permitem a criação e edição de arquivos na nuvem.

 

Atualmente, o plano mais básico para empresas sai R$ 24,30 por usuário ao mês (2020), mas também é possível utilizar a versão doméstica gratuita no caso de startups em início de operação. 

 

2. Trello

 

O Trello já se consagrou como uma das plataformas de produtividade mais utilizadas no mundo dos negócios.

 

A grande vantagem dessa ferramenta é a facilidade em gerenciar projetos online e colaborar com a equipe à distância, graças ao formato inspirado no método Kanban — sistema de controle de processos por meio de cartões que surgiu na indústria japonesa e faz parte dos métodos ágeis modernos.

 

Com alguns cartões, listas e quadros, você consegue organizar qualquer projeto, distribuir tarefas e acompanhar o andamento do trabalho em tempo real.

 

3. Zoom

 

A Zoom é a ferramenta de videoconferência mais popular entre as empresas e líder de mercado na categoria.

 

Ela permite que você faça reuniões online com até 1000 participantes de uma vez, compartilhe a tela do computador, grave as chamadas e ainda use recursos colaborativos como agendamento integrado e co-anotações em quadro branco.

 

No plano gratuito, você poderá receber até 100 participantes na sala virtual e fazer reuniões em grupo de até 40 minutos.

 

4. Microsoft Teams

 

O Microsoft Teams vem ganhando espaço no mercado de ferramentas colaborativas pela praticidade e variedade de recursos.

 

A plataforma permite fazer reuniões online por vídeo com até 250 pessoas e oferece 10 GB de espaço de armazenamento para arquivos da equipe, além de incluir o compartilhamento de tela e edição colaborativa de documentos do Microsoft Word, PowerPoint e OneNote.

 

Com a promessa de substituir o Skype for Business, o Teams tem tudo o que você precisa para conversar, fazer reuniões e trabalhar em equipe à distância. 

 

Além disso, a versão gratuita é uma das mais completas, com direito a chamadas de vídeo, chat ilimitado, compartilhamento e edição de arquivos pelo tempo que você quiser.

 

5. Slack

 

O Slack é uma das melhores ferramentas de comunicação para manter conversas produtivas à distância. 

 

O diferencial da plataforma é a organização das conversas em canais, que permitem que todos encontrem informações importantes de colegas e líderes em arquivos pesquisáveis — ou seja, nenhuma informação fica para trás ou se perde entre as mensagens.

 

Além disso, o Slack possibilita que você separe os grupos por projeto, compartilhe arquivos, faça videochamadas e colabore com funcionários, clientes e fornecedores.

 

6. Monday.com

 

O Monday.com funciona como um centro de trabalho virtual que facilita a comunicação e colaboração de qualquer lugar do mundo. 

 

A vantagem da plataforma é a variedade de recursos e módulos específicos para trabalhar remotamente no marketing, TI, RH, vendas, desenvolvimento de software, entre outras áreas.

 

Basicamente, você pode gerenciar todas as áreas da empresa, ter uma visão geral do trabalho de qualquer equipe e criar workflows 100% online.

 

7. Asana

 

O Asana é mais uma opção para manter a equipe conectada, gerenciar projetos e administrar prioridades no home office. 

 

A plataforma inclui recursos como metas, formulários, automatização de tarefas de rotina, cronogramas, portfólios e várias outras funções que dão uma visão completa do trabalho e otimizam a colaboração.

 

Outra vantagem é que a Asana pode ser integrado a diversos aplicativos como o próprio Microsoft Teams, Slack e Gmail. 

 

8. Basecamp 

 

Para fechar, o Basecamp uma das ferramentas colaborativas mais indicadas para quem está migrando as operações para o digital.

 

A própria empresa responsável pela plataforma opera há 20 anos no modelo 100% remoto utilizando o mesmo sistema, que permite dividir o trabalho em projetos, integrar equipes e acompanhar cada tarefa, discussão, arquivo e compromisso.

 

Entre os recursos disponíveis, estão painéis de mensagens, checklists, agendas, documentos online, chats online e check-ins automáticos de tarefas. 

 

E então, já escolheu sua ferramenta colaborativa para engajar a equipe online?

 

Se precisar de uma contabilidade online com o melhor atendimento à distância, já sabe com quem falar