7 ferramentas de gestão de pessoas para cuidar melhor dos seus talentos

Ferramentas de gestão de pessoas0
Blog > Gestão de Pessoas > 7 ferramentas de gestão de pessoas para cuidar melhor dos seus talentos

As ferramentas de gestão de pessoas ajudam você a manter seus colaboradores engajados e tornam seu RH mais inteligente. 

Se você ainda faz processo seletivo, avaliação de desempenho e plano de carreira do modo tradicional, precisa experimentar as facilidades que a tecnologia traz para o seu RH. 

Com os recursos certos, você consegue automatizar tarefas, ganhar tempo e cuidar melhor dos seus talentos, além de ter uma visão mais estratégica dos recursos humanos.

Ficou interessado em conhecer as ferramentas de gestão de pessoas?

Então, continue lendo e veja como elas tornam seu RH mais inteligente. 

O que são ferramentas de gestão de pessoas

Ferramentas de gestão de pessoas são soluções que ajudam você a gerenciar melhor seus recursos humanos e manter seu pessoal treinado, engajado e produtivo. 

O termo “ferramentas” pode se referir tanto às atividades como onboarding, pesquisa de clima e treinamento quanto aos softwares, plataformas e aplicativos que facilitam essas funções.

Aqui, vamos focar nas soluções digitais que ajudam sua startup a administrar talentos e melhorar a performance dos colaboradores.

Basicamente, estas são as principais atribuições da gestão de pessoas:

  • Garantir uma experiência do colaborador de qualidade
  • Promover a comunicação interna efetiva
  • Construir uma cultura colaborativa e de feedback contínuo
  • Oferecer treinamento e capacitação
  • Criar planos de desenvolvimento individuais e planos de carreira
  • Realizar avaliação de desempenho e gerenciar a performance
  • Atrair e reter os melhores talentos
  • Controlar a jornada e a produtividade das equipes

Para facilitar esse trabalho, existem ferramentas de gestão de pessoas que digitalizam processos e tornam o RH mais inteligente, como veremos adiante.

Vantagens de usar ferramentas de gestão de pessoas 

Usando ferramentas de gestão de pessoas, você consegue automatizar tarefas repetitivas e tornar seu RH mais estratégico.

Por exemplo, em vez de desenvolver uma avaliação de desempenho do zero e usar métodos tradicionais de feedback, você pode usar um software que torna o processo mais engajante e automatiza a coleta e análise de resultados. 

Assim como o marketing e as vendas precisam de softwares de automação e CRM, o RH também se beneficia da tecnologia para agilizar seus processos e desenvolver os talentos conforme os objetivos do seu negócio. 

Assim, fica mais fácil garantir as competências necessárias para fazer sua empresa crescer e reter os melhores profissionais na sua equipe. 

7 ferramentas de gestão de pessoas

Existem ferramentas de gestão de pessoas para todas as funções que você imaginar.

Confira algumas interessantes para o seu RH.

1. Sólides

Sólides é uma plataforma completa de gestão de pessoas com recursos de people analytics e avaliações comportamentais integrados.

Ela oferece módulos de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, pesquisa de clima, análise de comportamento e inteligência de dados para melhorar a gestão de talentos e digitalizar todos os processos.

Um dos destaques é a Sólides Matcher: uma ferramenta que oferece comparativos comportamentais avançados para identificar colaboradores com potencial para liderança e preenchimento de vagas internas.

A plataforma também oferece recursos de engenharia de cargos e dashboards interativas para análise aprofundada dos talentos.

2. Feedback gen.te

Feedback gen.te é uma solução da empresa LG (lugar de gente) que implementa uma cultura de feedback contínuo na empresa.

A ferramenta torna o processo de avaliação de desempenho mais estimulante para o colaborador ao mesmo tempo em que traz resultados concretos para a empresa.

Entre os recursos oferecidos, estão o envio de feedbacks individuais e coletivos, interação com feedbacks por meio de “aplausos”, curtidas e comentários, associação de competências e habilidades a cada devolutiva, entre outros.

O objetivo é desmistificar a ideia de que feedbacks são intimidadores ou causam insegurança, criando um processo dinâmico e colaborativo de avaliação. 

3. Waggl

Waggl é uma plataforma de crowdsourcing que permite escutar ativamente a voz dos colaboradores (employee voice) e acompanhar suas opiniões em tempo real.

Ela funciona por meio de pesquisas pulso, que ampliam a frequência de escuta das pessoas e coletam informações de forma simples, rápida, inclusiva e transparente.

Dessa forma, as pesquisas de satisfação e clima se tornam muito mais precisas e os colaboradores conseguem participar dos processos de decisão da empresa. 

4. Twygo

Twygo é uma plataforma de onboarding digital para integração de novos colaboradores.

Ela oferece suporte para diversos formatos de conteúdo e permite construir uma jornada personalizada para integrar novos funcionários à equipe.

O sistema é gamificado para melhorar o engajamento e possui recursos de treinamento, avaliação, geração de relatórios.

Dessa forma, os recém-contratados aprendem mais rapidamente e se sentem parte da equipe em tempo recorde.

5. Feedz

Feedz é uma plataforma de avaliação de desempenho e gestão de engajamento que facilita o acompanhamento de resultados em tempo real.

Os principais recursos são a pesquisa de clima automatizada, o termômetro emocional (monitoramento do humor dos colaboradores), pesquisas internas contínuas, comunicação interna e ferramentas de integração e reconhecimento.

A plataforma também permite o alinhamento dos objetivos de negócio com as políticas de gestão de pessoas e a criação de planos de desenvolvimento profissional para cada colaborador. 

6. Convenia

Convenia é uma ferramenta de gestão de pessoas que torna o departamento pessoal mais inteligente.

Ela permite automatizar rotinas como a folha de pagamento, admissão, controle de ponto, gestão de férias e controle de dados de colaboradores em um único sistema.

Assim, os profissionais do DP ganham tempo nas tarefas do dia a dia e a empresa fica sempre em dia com as questões trabalhistas.

7. Niduu

Niduu oferece um aplicativo de treinamentos gamificados para desenvolver colaboradores de forma ágil e eficaz.

A plataforma utiliza os princípios do microlearning e mobile learning para promover o aprendizado rápido e dinâmico, de modo que o colaborador possa aprender diretamente pelo celular. 

Os recursos incluem personalização de conteúdos, lições gamificadas e relatórios detalhados de aprendizagem.

Viu como as ferramentas de gestão de pessoas são úteis?

Então, comece o quanto antes a digitalizar seu RH e cuidar melhor dos seus talentos. 

Related Posts

Deixe uma resposta