Gestão de dados para startups: qualidade e segurança da informação em 5 passos

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A gestão de dados para startups é o caminho para explorar o potencial da informação e fazer jus ao título de “empresa digital”.

O poder dos dados você já conhece, mas será que as informações da sua empresa são seguras, confiáveis e acessíveis como deve ser?

Mais do que análises avançadas e recursos de inteligência artificial, os negócios precisam de dados organizados, integrados e protegidos que possam subsidiar a tomada de decisão.Nos próximos tópicos, você vai entender como funciona a gestão de dados para startups e por que ela faz diferença na sua empresa.

O que significa gestão de dados para startups?

Gestão de dados para startups envolve as etapas de coleta, armazenamento, classificação, controle e tratamento de dados sobre clientes, vendas, marketing, finanças e operações do negócio.

Tem como objetivo garantir a qualidade e a segurança do processo durante todo o ciclo de vida da informação.

Como ativos de alto valor para as empresas integrantes da nova economia, os dados são matéria-prima das principais estratégias de negócios na era digital. 

Nas startups, têm ainda mais relevância, sobretudo considerando os recursos limitados e a necessidade de acertar mais do que errar em um ambiente de extrema incerteza.

A gestão de dados deixou de ser uma preocupação apenas do TI para abranger todas as áreas da empresa.

Basta pensar na imensa quantidade de dados gerados diariamente em um negócio: cadastros de clientes, estatísticas de mercado, relatórios de vendas, resultados de KPIs, projeções financeiras, etc.

Na prática, a gestão de dados é baseada em 10 funções principais, de acordo com o guia DAMA-DMBOK®, framework de referência do mercado:

  • Governança de dados
  • Gestão da arquitetura de dados
  • Gestão do desenvolvimento de dados
  • Gestão de operações de dados
  • Gestão da segurança dos dados
  • Gestão de dados mestres e dados de referência
  • Gestão de data warehousing e Business Intelligence
  • Gestão da documentação e conteúdo
  • Gestão de metadados
  • Gestão da qualidade dos dados.

Por meio dessas funções, as empresas conseguem zelar pelos seus dados e transformá-los em conhecimento estratégico.

Para te ajudar, preparamos um guia dedicado às principais métricas e KPIs, que você precisa para assumir o controle da sua empresa.

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Qual o papel da gestão de dados para startups?

A diferença entre a gestão de dados em startups e em empresas tradicionais é o peso que essa área tem nas estratégias de crescimento do negócio. 

Embora a gestão data-driven seja realidade em muitas organizações, as startups são reconhecidas pela vanguarda tecnológica e recursos avançados de Big Data, inteligência artificial e machine learning. 

Por meio de ferramentas de análise de dados, empresas criativas conseguem fazer projeções visionárias, identificar mudanças de hábitos dos clientes e otimizar seus processos com agilidade.

Porém, pouco vai adiantar implementar o melhor que existe em tecnologia de ponta e não atentar à gestão, à proteção e à confiabilidade dos dados.

De acordo com o relatório 2019 AI Predictions, publicado pela Forrester (em inglês), 61% das empresas afirmam que a qualidade dos dados é o maior obstáculo para implementar seus projetos de inteligência artificial.

5 passos para implementar sua gestão de dados para startups

Antes de utilizar as tecnologias de análise de dados, você precisa garantir uma boa gestão dos arquivos na sua startup. 

Nesse aspecto, confira alguns passos essenciais para implementar os processos. 

1. Comece pela arquitetura de dados

O ponto de partida da gestão de dados para startups é a arquitetura de dados, que define como as informações serão coletadas, estruturadas e analisadas.

Estabeleça princípios, normas e padrões de gerenciamento de dados na empresa, como definição de regras de compartilhamento, interfaces adequadas para uso dos dados e políticas de acesso.

2. Faça a modelagem

Depois de estruturar os dados, é preciso realizar os processos de modelagem, que permitem criar interações lógicas entre os dados e definir fluxos de trabalho.

Por exemplo, você pode ter informações sobre visitas de clientes a uma loja, mas precisa que esses dados sejam combinados aos horários e tempo de permanência. 

Com a modelagem, é possível determinar padrões e relações entre as informações nos bancos de dados. 

3. Invista na segurança

A segurança da informação é uma das prioridades na gestão de dados para startups, pois qualquer vazamento ou incidente cibernético pode comprometer a reputação e gerar danos irreversíveis à empresa.

Por isso, é fundamental implementar políticas de controle de acesso e proteção da privacidade conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

4. Priorize a qualidade

Como vimos, a qualidade é o ponto crítico da gestão de dados para startups, e deve ser priorizada nas políticas de governança da empresa.

Algumas técnicas utilizadas para isso são a identificação de perfil de dados, varreduras realizadas por meio de scanners em busca de inconsistências e processos de limpeza e correção.

5. Explore o potencial dos dados

Com a gestão de dados para startups em dia, você tem inúmeras possibilidades para explorar o potencial dessas informações.

Desenvolver soluções sob medida com base nos dados de clientes, superar a concorrência com análises de mercado e alcançar vantagem competitiva com um marketing mais inteligente são alguns caminhos que os dados abrem para a startup.

Ferramentas de gestão de dados para startups

Diversas ferramentas de gestão de dados podem ser usadas por startups para extrair, processar, analisar e interpretar dados de diferentes fontes, tanto internas quanto externas. 

A seguir, confira alguns exemplos:

  • Google Analytics: uma das ferramentas de gestão de dados mais conhecidas por empresas dos tamanhos e segmentos diversos, o Google Analytics permite analisar diferentes tipos de sites e aplicativos, como identificação de páginas visitadas, tempo de permanência, taxa de rejeição, etc
  • Watson Analytics: criada pela IBM, é uma ferramenta de gestão de dados que usa computação cognitiva e análise preditiva baseada em inteligência artificial (IA).Tem como objetivo permitir que qualquer usuário faça upload de seus dados e descubra insights por meio de visualizações gráficas de fácil compreensão
  • Amazon Redshift: para startups que precisam analisar grandes quantidades de dados, esta ferramenta da Amazon oferece serviço de data warehousing cloud computing escalável. Além de proporcionar a gestão em larga escala, permite a migração entre bancos de dados
  • Salesforce: focada no relacionamento com o cliente, a ferramenta de gestão de dados para startup da Salesforce oferece soluções diversas, como automação de marketing, comércio eletrônico e análises e desenvolvimento de aplicativos
  • Tableau: dedicada a startups que precisam transformar dados em informações de fácil visualização e interpretação, a ferramenta da Tableau permite a criação de gráficos, tabelas e dashboards personalizados
  • MongoDB: por meio de uma base de dados não-relacional, o MongoDB é indicado sobretudo para startups que precisam de escalabilidade e flexibilidade
  • Power BI: lançado pela Microsoft em 2015, é uma ferramenta de gestão de dados que permite aos usuários criarem relatórios e dashboards personalizados
  • Mixpanel: ferramenta do tipo SaaS, a Mixpanel permite que seus clientes monitorem a atividade do usuário em tempo real a partir do rastreio de interações com aplicativos da web e dispositivos móveis, visando identificar pontos problemáticos e melhorar a experiência do usuário.

As ferramentas de gestão de dados para startups listadas neste tópico, claro, são apenas alguns exemplos.

Existem diversas outras, algumas mais simplificadas, outras mais sofisticadas. 

Antes de decidir qual adotar, é importante que você faça uma análise das reais necessidades da sua startup em ordem de prioridade e considere o custo-benefício. 

Vale a pena fazer um curso de gestão de dados?

Considerando a importância da gestão de dados para startups diante do cenário de transformação digital, sim, fazer um curso na área pode valer muito a pena.

Vale ressaltar que, ao decidir abrir um negócio de tecnologia, é fundamental que você ou pelo menos um dos sócios tenha conhecimento aprofundado sobre o assunto. 

Esse é um dos detalhes levados em consideração pelos investidores em rodadas de captação.

A ideia é não depender da opinião de terceiros ou das soluções de prestadores de serviços, por mais eficientes que sejam. 

Em relação a um curso de gestão de dados, você pode adotar diferentes estratégias. 

Pode, por exemplo, oferecer um curso completo para líderes de equipe e/ou técnicos que trabalham diretamente com o desenvolvimento de projetos.

Ou cursos básicos sobre os aspectos gerais para todos os membros da equipe, caso julgue necessário.

Um curso de gestão de dados pode proporcionar conhecimentos e habilidades em áreas como:

  • Coleta e armazenamento de dados
  • Interpretação e identificação de tendências e padrões
  • Mineração de dados
  • Gerenciamento de projetos baseados em análise de dados, entre outros.

Quanto às modalidades de ensino, você pode optar por cursos regulamentados ou cursos livres de curta duração, inclusive por meio de plataformas digitais.

Um curso de gestão de dados para startup pode fazer parte, inclusive, de uma estratégia de eduployment e contribuir com a qualificação da equipe e retenção de talentos.

Além do mais, pode ajudar sua startup a se manter atualizada quanto às tendências tecnológicas de gestão de dados, o que é fundamental para o sucesso no longo prazo.

Contabilidade consultiva ajuda na gestão de dados da sua startup

Já vimos que é essencial ter uma boa gestão de dados para a startup crescer e decolar, sobretudo em um mercado em constante transformação.

Nesse contexto, como a contabilidade consultiva pode ajudar?

Diferentemente da assessoria contábil, que cuida das questões burocráticas e rotineiras, a contabilidade consultiva é parceira do empreendedor na tomada de decisões.

Diante das dificuldades dos empreendedores na interpretação e organização de dados econômico-financeiros, a Comece Com o Pé Direito especializou-se em soluções diferenciadas que vão muito além da contabilidade convencional.

Com uma abordagem estratégica, unimos o poder do Business Intelligence aos dados financeiros, criando painéis visuais que ajudam na análise das informações de maneira clara e objetiva.

Com a Comece Com o Pé Direito, você tem:

  • Conhecimento técnico especializado sobre o ecossistema da inovação e profissionais focados em fazer o seu negócio crescer
  • Organização de dados para tornar seu projeto atrativo aos investidores
  • Planejamento tributário realizado por profissionais especialistas visando reduzir a carga de impostos sobre o seu negócio 
  • Painéis visuais com dados sobre resultados econômico-financeiros, projeções e tendências
  • Treinamentos e implantação de ERPs de gestão financeira e muito mais.

Nossa missão é oferecer soluções completas e adaptadas ao seu modelo de negócio, seja uma startup early stage, growth stage, late stage ou empresas digitais. 

Descubra como podemos ajudar o seu negócio dar certo!

Para falar sobre a importância de compreender os dados financeiros convidamos para o nosso podcast Por dentro do Foguete, Bruna Battimanza e Giuliano Schossler, Heads de Business Intelligence da Comece com o Pé Direito, para debater junto com o nosso CEO, Ângelo Machado, como coletar, organizar, compartilhar e monitorar todos os dados brutos em informação útil para tomada de decisões estratégicas.

Ouça agora mesmo.

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