5 dicas de gestão do tempo e produtividade em startups para adotar já

A gestão do tempo e produtividade em startups é o caminho para fazer mais com menos e aproveitar cada minuto do seu expediente. 

 

Em startups e scale-ups, especialmente, o tempo é um recurso escasso e a equipe deve estar focada nas prioridades certas — aquelas que impulsionam o crescimento do negócio.

 

Mas, para isso, é preciso ter um controle efetivo das tarefas e tempo gasto em cada projeto.

 

Para saber se você está usando suas horas de forma inteligente, é melhor conferir nosso guia rápido de gestão do tempo e produtividade. 

 

Vá lendo e anotando as dicas para se organizar.

 

Como funciona a gestão do tempo e produtividade em startups 

 

A gestão do tempo e produtividade em startups determina como as horas de trabalho e recursos serão utilizados para cumprir os objetivos do negócio. 

 

Em outras palavras: são as estratégias e métodos usados para definir prioridades, produzir mais em menos tempo e manter a empresa na trajetória de crescimento acelerado.

 

Para que uma empresa inovadora tenha sucesso, essas práticas de gestão devem estar presentes na cultura do negócio, desde o uso de um simples aplicativo de gestão de tarefas até a implementação de métodos ágeis

 

O importante é ter controle sobre como o tempo está sendo administrado e o quanto a equipe está conseguindo entregar em relação às metas. 

 

Afinal, em um negócio baseado em métricas e KPIs (Indicadores-chave de desempenho), a produtividade precisa ser monitorada bem de perto. 

 

E quando o assunto é gestão do tempo, não adianta confiar apenas na intuição e impressões sobre o andamento do trabalho — é preciso ter números e dados concretos.

 

Por que priorizar a gestão do tempo e produtividade em startups 

 

A gestão do tempo e produtividade em startups e scale-ups é ainda mais importante do que em empresas tradicionais, considerando as metas de crescimento ambiciosas, o ritmo veloz e o ambiente de alto risco. 

 

Nessas empresas, o tempo é o ativo mais valioso e o fator de sucesso é justamente fazer mais com menos. 

 

Ao contrário de negócios tradicionais, em que há um capital previsto para várias etapas de crescimento gradual, a startup começa com muito pouco e precisa concentrar seus esforços no crescimento rápido e captação de recursos. 

 

Por isso, o expediente costuma se estender e as horas parecem nunca ser suficientes para a carga de trabalho. 

 

Mas essa é a mágica do empreendedorismo de inovação: usar os recursos disponíveis de forma inteligente para criar negócios escaláveis. 

 

Em resumo: ser um empreendedor criativo significa transformar equipes enxutas, recursos limitados e oportunidades incertas em soluções inovadoras, e para isso é preciso ter uma gestão do tempo e produtividade tão ágeis quanto o modelo de negócio. 

 

A própria noção de escalabilidade depende de um controle eficaz de recursos, já que é preciso crescer em tamanho e faturamento sem aumentar proporcionalmente os custos.   

 

5 dicas de gestão do tempo e produtividade para startups

 

A gestão do tempo e produtividade em startups não tem mistérios: basta saber como o seu tempo está sendo usado e otimizar o trabalho.

 

Confira algumas dicas para colocar isso em prática.  

 

1. Descubra como o tempo está sendo utilizado

 

O primeiro passo é rastrear e quantificar o uso do tempo na sua startup. 

 

Claro que isso precisa ser feito com apoio da tecnologia, pois ninguém tem tempo para registrar e analisar como as horas estão sendo distribuídas no dia a dia corrido.

 

Uma dica interessante são apps que registram o tempo gasto nas tarefas em segundo plano, como o RescueTime , que faz o rastreamento automático e mostra como você e sua equipe estão gerenciando seu tempo por meio de relatórios. 

 

2. Use métodos de produtividade

 

Existem vários métodos que podem agilizar a gestão do tempo e produtividade em startups. 

 

Para o trabalho em equipe, métodos ágeis como Scrum e Kanban são ideais para acelerar os projetos, reduzir o retrabalho e otimizar cada etapa do desenvolvimento de soluções. 

 

Já no nível individual, é possível usar métodos como o Pomodoro, que divide o trabalho em blocos de 25 minutos com pausas rápidas para melhorar a concentração. 

 

Para uma estratégia mais ampla, o método GTD (Getting Things Done) é ideal para gerenciar tarefas e ainda reduzir o estresse. 

 

3. Delegue e terceirize

 

Outro princípio da gestão do tempo e produtividade em startups é delegar tudo que alguém puder fazer por você.

 

Isso é importante para manter a liderança focada nas tarefas que realmente impactam o core business do negócio e dividir as responsabilidades de forma mais horizontal. 

 

A terceirização também é uma tática importante, pois permite transferir funções ou mesmo áreas do negócio — como a gestão financeira e recursos humanos — para uma empresa terceira. 

 

4. Invista em automação

 

A automação tem um papel essencial na gestão do tempo e produtividade em startups. 

 

Quanto mais processos e tarefas forem automatizados, mais funções repetitivas serão eliminadas, liberando o tempo da equipe para focar no trabalho estratégico do negócio.

 

No nível mais básico está a automação do ERP da empresa e das campanhas de marketing digital, por exemplo, mas é possível ir além e investir em inteligência artificial e machine learning para tornar a gestão ainda mais ágil. 

 

5. Use as ferramentas certas

 

Por fim, é importante escolher um bom kit de ferramentas para colocar a gestão do tempo e produtividade em prática nas startups. Para gestão de projetos, por exemplo, temos plataformas colaborativas como Trello, Asana e Todoist, que permitem o trabalho em equipe online e compartilhamento de informações e tarefas em tempo real. 

 

Além disso, a startup pode usar redes sociais corporativas como a Social Base, soluções de comunicação como o Slack e apps de gestão do tempo como o Toggl

 

Comece com o Pé Direito: contabilidade produtiva e eficiente

 

Pensando na gestão do tempo e produtividade em startups, a Comece com o Pé Direito criou soluções de contabilidade e gestão financeira sob medida para os negócios criativos.

 

Para isso, utilizamos a tecnologia para otimizar as rotinas contábeis, financeiras e fiscais, no modelo ágil e personalizado com o qual você está habituado — e não como um escritório tradicional.

 

Então, se você quer aproveitar melhor seu tempo e ter acesso a contadores que falam a sua língua, mande uma mensagem para a gente.