Afinal, o que é governança da inovação e como esse conceito se relaciona com o universo das startups?
Na era 4.0, a inovação é um fator-chave para garantir a competitividade e a sustentabilidade de toda e qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento.
Contudo, para garantir que a inovação esteja alinhada aos objetivos estratégicos, a governança precisa estar integrada ao processo em seus diferentes níveis.
Quer dominar o assunto?
Nos tópicos a seguir, entenda o conceito de governança da inovação, sua importância, os principais desafios e como implementar em seu negócio.
O que é governança da inovação?
Governança da inovação é o conjunto de estruturas, processos e práticas que orientam e controlam as atividades de inovação dentro de uma organização.
É um sistema que garante que os esforços de inovação estejam alinhados com a estratégia corporativa, maximizando o valor gerado e mitigando riscos.
Envolve, portanto, definição de responsabilidades, alocação de recursos, avaliação de desempenho e tomada de decisões estratégicas.
A governança corporativa, vale ressaltar, é uma forma genuína e sincera de administrar um negócio, seja uma empresa em fase de ideação ou uma multinacional de capital aberto.
A diferença está no nível de complexidade dos processos de governança.
Em startups, as estratégias são colocadas em prática gradativamente, à medida que o negócio avança de fase.
Qual a importância da governança da inovação em startups?
A governança da inovação proporciona diversos benefícios para startups, inclusive as que ainda não começaram a operar.
Os principais são os seguintes.
Alinhamento estratégico
Startups geralmente operam com recursos limitados e precisam garantir que seus esforços de inovação estejam alinhados com os objetivos estratégicos.
A governança ajuda a priorizar iniciativas que proporcionem melhores resultados.
Mitigação de riscos
A inovação, por natureza, envolve riscos.
Sendo assim, a governança estabelece mecanismos para identificar, avaliar e mitigar esses riscos, reduzindo a probabilidade de falhas e aumentando as chances de sucesso.
Transparência e responsabilidade
Estruturas de governança claras promovem a transparência nas atividades de inovação e garantem que todos os envolvidos sejam responsabilizados por suas ações e decisões.
Startups que implementam estratégias como essas aceleram seu crescimento, respondendo rapidamente a mudanças de mercado e aproveitando novas oportunidades.
Desafios da governança da inovação
Embora indispensáveis à gestão estratégica e eficiente, a governança da inovação em startups enfrenta diversos desafios que precisam ser identificados e mitigados.
Um dos mais relevantes talvez seja a falta de compreensão por parte dos c-levels da importância da governança para empresas que ainda estão em fase de desenvolvimento.
Muitos pensam que isso é assunto de empresa grande, com ações negociadas em bolsa.
Mas há outros desafios, como:
- Cultura organizacional: startups muitas vezes possuem uma cultura indefinida ou informal, o que pode entrar em conflito com as estruturas formais de governança
- Resistência a mudanças: práticas de governança podem ser percebidas como processos como burocráticos ou restritivos
- Escassez de recursos: a falta de dinheiro e estrutura também pode dificultar a implementação de uma governança, incluindo pessoal qualificado e sistemas de monitoramento e avaliação
- Complexidade do ecossistema: o ambiente de negócios dinâmico e incerto das startups torna a governança um alvo móvel, exigindo constante adaptação e revisão das práticas e processos.
Como você pode ver, os desafios existem, mas para crescer e ganhar mercado, não há outro caminho.
A governança precisa estar alinhada à inovação para sustentar as bases da escalabilidade, mitigar riscos e pavimentar o caminho do sucesso.
Quer saber como a governança ajuda a evitar conflitos e atrair investidores? Então corre para ouvir o ep.12 do nosso podcast com o nosso convidado Marcos Perillo, CFO da Conta Azul.
Como implantar a governança da inovação?
Para implantar a governança da inovação, você pode seguir um roteiro com os seguintes passos e estratégias:
- Definir a estrutura de governança: pode ser comitês, conselhos ou papéis específicos relacionados à inovação
- Alinhar com a estratégia corporativa: certifique-se de que todas as iniciativas de inovação estejam alinhadas com a visão, missão e objetivos estratégicos da startup
- Estabelecer processos e ferramentas: sistemas eficientes de gestão de projetos, indicadores de desempenho (KPIs) e plataformas de colaboração são alguns exemplos
- Capacitar a equipe: por meio de treinamentos, workshops e programas de desenvolvimento, estimule os colaboradores a compreenderem e se engajarem com as práticas de governança.
A governança da inovação é uma estratégia de grande valor para startups que buscam oportunidades em ambientes essencialmente desafiadores e competitivos.
Seguir um plano estruturado e adaptável pode ajudar a superar esses obstáculos e garantir que a inovação, de fato, aconteça.
Gostou do artigo?
Se precisar de soluções que ajudem sua startup a decolar, conte com a parceria estratégica da Comece!
Além de contabilidade com inteligência de dados, oferecemos due diligence para startups e investidores, BPO de RH, abertura de empresas e muito mais.