Entenda a importância da governança corporativa para startups

importância da governança corporativa2
Blog > Gestão > Entenda a importância da governança corporativa para startups

Você sabe qual a importância da governança corporativa para startups?

Seja para captar recursos ou se relacionar com os clientes, sua empresa precisa adotar as melhores práticas de gestão e governança se quiser alcançar a escalabilidade

Comum no universo das companhias listadas, a governança corporativa é um conjunto de costumes, políticas e regulamentos que norteiam a gestão de uma organização.

Saiba mais nos tópicos a seguir.

A importância da governança corporativa em startups

Como empreendedor, você deve considerar a importância da governança corporativa desde o nascimento de sua startup.

Afinal, um dos principais objetivos de quem se arrisca a estruturar um negócio no ambiente de incertezas da inovação é crescer e escalar

Ao adotar os princípios da governança corporativa como parte da cultura organizacional, portanto, a startup aumenta suas chances de êxito em diferentes aspectos.

Por isso, vamos listar esses fundamentos a seguir:

Captação de recursos

A menos que você tenha todo o capital necessário para bancar o seu projeto por conta própria (bootstrapping), precisará recorrer a rodadas de investimento para executar seu modelo de negócio.

As principais fontes de recursos são:

Conquistar a confiança dos investidores e levantar o montante necessário para passar de fase é um processo cheio de desafios.

Ter uma ideia de negócio promissora é fundamental, mas não basta só isso para convencer os investidores a abrirem a carteira.

Durante a due diligence, você precisa ter uma boa governança, estar em dia com as normas legais e demonstrar uma gestão profissional para inspirar confiança. 

Relacionamento com os clientes

Os clientes são a razão de ser de todo negócio, sobretudo no universo das startups.

A importância da governança corporativa no relacionamento com os clientes tem a ver com um dos princípios fundamentais: a transparência

Afinal, o cliente participa do ciclo de vida de uma startup desde a fase de ideação, quando o empreendedor ainda está em busca do respaldo do público-alvo para validar suas hipóteses.

Conformidade legal

Do ponto de vista legal, a importância da governança corporativa consiste em manter a startup em dia com as obrigações tributárias, fiscais, trabalhistas e regulatórias

Como a legislação muda com frequência, é importante que o gestor promova uma auditoria periódica para garantir que o negócio esteja de acordo com as normas e regulamentos.

Como melhorar a governança corporativa na sua startup?

Agora que você sabe a importância da governança corporativa para o dia a dia de sua startup, confira algumas dicas de como aprimorá-la no contexto da gestão corporativa

1. Tenha seu próprio código de ética, documento por meio do qual a empresa declara formalmente como deve ser a conduta dos gestores e colaboradores

2. Elabore um acordo de sócios, instrumento que expressa em detalhes quais são os deveres e direitos dos sócios e como deve ser a participação deles nas decisões estratégicas

3. Mantenha uma comunicação eficiente com todos os stakeholders, tanto investidores quanto clientes, governo e sociedade

4. Cuide da organização contábil e financeira com a ajuda de um parceiro que conheça a realidade das empresas inovadoras, como a Comece com o Pé Direito.

Se você quer entender mais sobre a importância da Governança Corporativa em startups, ouça o nosso podcast com o CFO, da Conta Azul, Marcos Perillo.

Então, gostou das dicas?

Se precisar de ajuda para descomplicar as rotinas contábeis, conte com a gente. 

Oferecemos todos os serviços dos quais sua startup precisa para escalar: BPO financeiro, Business Intelligence, consultoria fiscal, financeira e trabalhista e muito mais.

Com a Comece com o Pé Direito, você não perde tempo com burocracia e tem condições de focar no que realmente importa: fazer o seu negócio decolar.

Related Posts

Deixe uma resposta