O que Mario Bros pode te ensinar sobre indicadores financeiros: 9 dicas para startups

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Todo empreendedor que se preocupa com o avanço econômico do seu negócio sabe claramente que não pode tomar decisões impensadas. O Mario Bros, no jogo de videogame, sabe bem em qual tijolinho bater a cabeça para tirar moedas. 

O que isso significa? Que antes de decidir, é imprescindível conhecer os mais variados fatores, e, para crescer, é necessário saber analisar todos os resultados operacionais obtidos.

Nós sabemos, o medo de fechar as portas tira o sono de muitos empresários, que, a partir disso, passam a acompanhar o seu crescimento por meio de métricas financeiras. Mas pense pelo lado positivo, o que pode ser considerado o chefão final da fase, um bicho de sete cabeças, na verdade é uma importante ferramenta de avaliação e gestão.

Cometer erros faz parte da vida profissional, mas ignorá-los é um perigo gigantesco. Afinal, a saúde da sua empresa depende, entre outras situações, dos demonstrativos financeiros, que são ponto chave para o desempenho corporativos – já que, sem recursos para investir, o negócio não tem como crescer

Para poder acompanhar de forma adequada e saber como gerir esses recursos é necessário conhecer os indicadores financeiros de uma empresa. Com esses indicadores fica muito mais simples entender em que pé está a sua organização, para que assim você possa desenvolver suas estratégias e colocar em prática o seu planejamento financeiro para enxergar os resultados a longo prazo. 

O que os indicadores financeiros tem a ver com o jogo Mario Bros? Simples, tudo é questão de estratégia. Não basta conhecer o caminho, é preciso estar atento às adversidades e obstáculos, e saber tirar de cada um deles a lição correta para prosseguir. 

O que são indicadores financeiros?

Como o nome já diz, indicadores financeiros são responsáveis por demonstrar todos os índices básicos do setor financeiro de uma empresa específica, ou seja, eles são suuuper importantes para avaliar e metrificar o desempenho do negócio. No jogo do Mario Bros, eles são os tijolos dourados com interrogação, de onde vem todas as surpresas boas. 

Indicadores financeiros nada mais são do que métricas que quantificam e qualificam o dinheiro que circula pela empresa e que demonstram o desempenho e a saúde financeira dela – tudo isso através de diversos demonstrativos financeiro. Logo, seu objetivo de existir é transmitir informações necessárias na organização para facilitar o processo de decisão do empresário.

9 principais indicadores financeiros

Graças ao alto risco de negócio, uma startup está na linha das empresas que mais precisam estar alinhadas aos indicadores financeiros, visto que decisões estratégicas importantes são tomadas de maneira mais efetiva quando o crescimento da empresa fica visível. 

Separamos para você alguns dos principais indicadores financeiros para fazer o seu negócio decolar de vez.

Custo de aquisição de clientes 

Nesse indicador é calculada a somatória do time de marketing e vendas, mais os produtos – como ferramentas e mídias – dividido pelo número de clientes conquistados. A partir disso será possível chegar ao valor por aquisição. A mensuração aqui é muito oportuna, já que a empresa poderá estudar o quanto de recursos vai precisar para que possa escalonar em um futuro próximo. 

Valor vitalício 

Aqui é possível analisar o montante deixado na empresa pelo seu cliente, desde a entrada até a sua saída – podendo ser em serviço ou produto – levando como base a expectativa média de tempo do ciclo de vida de um cliente. Na prática o resultado deve ser maior do que 1, pois senão não será atrativo você manter contato com aquela pessoa.

Taxa de rejeição ou Churn Rate

É o indicador de cancelamento dos serviços pelos clientes. É possível alinhar ele ao valor vitalício, porque o fato de mantermos sempre conosco o cliente, apresentando a ele a forma como agrega valor, faz esse índice reduzir cada vez mais.

Retorno sobre o investimento (ROI)

Com ele você, empresário, consegue visualizar o quanto de dinheiro está ganhando ou perdendo sobre seu investimento. É possível mensurar o que é viável ou não, desde gastos com setores específicos que a empresa tem até o que ele investe – e qual retorno dá – com o marketing, por exemplo. Para calculá-lo, a fórmula é: Ganho Conquistado – Investimento Inicial ÷ Investimento Inicial

Ebitda

Indicador financeiro típico de uma Startup. Ele mede o quanto a empresa gera de caixa através de suas atividades, desconsiderando fatores financeiros, amortização e depreciação. Para calculá-la, a fórmula é:  Depreciação + Amortização + Lucro Operacional Líquido

Margem bruta

Um dos mais conhecidos indicadores financeiros do mercado, mostra quanto você ganha em cada venda, considerando os gastos para produzir e vender o serviço ou a mercadoria. Para calculá-la, a fórmula é:  Lucro bruto ÷ Receita total * 100

Fluxo de Caixa

Os indicadores financeiros demonstrados aqui são extremamente importantes, porque, como nós já falamos, um dos principais motivos de falência das empresas é o fato de não gerenciar adequadamente o fluxo de caixa. Esse indicador permite avaliar os resultados diariamente e projetar estimativas futuras.

Resultado Operacional

Segundo esse artigo aqui, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é fundamental analisar o resultado operacional. Com esse indicador financeiro você avalia toda a operação da empresa. Após apurar os ganhos, basta deduzir as despesas operacionais. Para calculá-lo, a fórmula é: Receitas as Deduções – Custos Variáveis – Despesas Operacionais.

Receita Mensal Recorrente

Esse indicador mede o quanto a empresa tem de clientes – em suas assinaturas mensais – que são pagantes e qual é a taxa de queima cujo pagamento efetuado pela empresa tem o objetivo de manter seu operacional em funcionamento

Existem diversas formas de analisar os indicadores financeiros de uma startup, porque, como falamos logo acima, eles são imprescindíveis para as empresas, visto que a mortalidade dos negócios costuma ter vínculo direto com o desleixo financeiro. 

Não adianta guiar o Mario em direção aos tijolos com moedas se não encarar as flores que disparam bolas de fogo. 

Um ponto relevante, sem entrar no mérito dos indicadores, é entender qual é a característica financeira da empresa, se ela é escalável, se tem intangibilidade em suas operações e se persegue a Receita de forma recorrente. 

Agora que já conhecemos todos esses indicadores financeiros ficou mais claro que, não importa o porte da sua empresa ou o mercado em que ela está inserida, é essencial para você, empreendedor, conhecê-los e saber interpretá-los corretamente. É dessa forma que você conhecerá melhor os seus negócios, suas fraquezas e pontos fortes. 

Após tudo isso, ficará muito mais simples colocar em prática um planejamento financeiro e tributário e realizar mudanças para ir em direção a resultados cada dia melhores. E tem mais, com uma assessoria contábil ou um escritório especializado em contabilidade no mercado digital, você tem uma mentoria mais completa para entender o que está acontecendo no mercado e para receber análises corretas para impulsionar a sua empresa.

Logo depois de fechar essa aba, verifique os seus indicadores financeiros, faça os registros, documente cada um deles e os analise, porém, saiba que é muito importante ter um contador ao seu lado para te apoiar. Para ter mais segurança para se lançar em direção a bandeira e trocar de fase, esse é um apoio importante. 

 E, se você quer conhecer um pouco mais o serviço da Comece com o Pé Direito, é só clicar aqui. Nós temos o conhecimento necessário para te ajudar a tomar decisões mais precisas e evitar problemas. Fale com a gente!

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