KPIs financeiros: o que são e como podem ajudar a sua empresa

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Se você está em busca de KPIs financeiros para sua startup, chegou ao lugar certo.

Quando implementadas do jeito certo, essas medidas monitoram os mínimos detalhes da performance do negócio e são capazes de traçar até projeções e tendências.

Por meio dos KPIs financeiros é possível saber se o negócio está sendo lucrativo, se os custos estão devidamente dimensionados ou se o retorno sobre o investimento está ajustado ao risco.

Para o empreendedor, trata-se de ferramentas indispensáveis à gestão profissional e ao crescimento exponencial da startup.

Para o investidor, é uma forma objetiva de analisar a saúde financeira do negócio antes de decidir se assina ou não o cheque.

Quer ver quais são os KPIs financeiros mais usados em startups?

Então, siga a leitura porque é disso que vamos tratar.

O que são KPIs financeiros?

KPIs financeiros são indicadores-chave de desempenho (em inglês, Key Performance Indicators) relacionados às finanças de uma empresa, seja uma multinacional ou uma startup.

Como ferramentas de gestão, têm como objetivo monitorar e reportar, por meio de relatórios gerenciais, as intercorrências referentes ao fluxo de capital em seus mais diferentes aspectos, como:

  • Capital próprio (dinheiro dos sócios)
  • Capital de terceiros (empréstimos e financiamentos)
  • Margens de lucratividade
  • Faturamento
  • Liquidez e endividamento
  • Custos e despesas, etc.

Sem os KPIs financeiros, dificilmente um CEO saberia se o investimento em marketing está surtindo os efeitos desejados ou se o dinheiro deixado na startup pelos clientes está compensando o custo de aquisição.

Teria dificuldades também de estimar o break even point ou fazer projeções financeiras com assertividade.

Quando bem ajustados, os indicadores captam qualquer ocorrência destoante do planejamento, dando ao gestor condições de agir em tempo hábil para recolocar a empresa nos trilhos.

Os KPIs, sejam eles financeiros ou não, reagem aos fatos ocorridos, mas também podem ajudar a planejar o futuro por meio da análise preditiva.

Especialmente sobre os indicadores financeiros, sua principal função é medir a eficiência de capital, considerando a alocação de recursos e os resultados em diferentes intervalos de tempo.

Temos um guia dedicado às principais métricas e KPIs dedicado a negócios que desejam operar em alta performance que você precisa conhecer.

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Qual a diferença entre métricas e KPIs financeiros?

As métricas e os KPIs financeiros são ferramentas essenciais para avaliar o desempenho de uma empresa, mas cada um serve a um propósito específico.

Eventualmente você pode encontrar referências a métricas e KPIs como sinônimos, mas existem diferentes sutis que vale a pena saber.

As métricas são medidas quantitativas que fornecem informações brutas sobre um processo ou atividade específica.

Podem ser usadas para acompanhar uma ampla variedade de fatores, como receita, despesas, lucratividade, produtividade e indicadores de mercado.

Os KPIs, por outro lado, são medidas específicas e estratégicas que indicam o sucesso de uma empresa em alcançar seus objetivos.

São, portanto, cuidadosamente escolhidos com base no modelo de negócio da empresa, alinhados à missão e à visão da organização.

A função dos KPIs é fornecer insights úteis ao processo de tomada de decisão.

Podemos afirmar que as métricas (volume de vendas, lucro líquido, faturamento por região) são medidas usadas para alimentar os KPIs (margem de lucro, ROI, MRR, CAC, LTV etc).

15 exemplos de KPIs financeiros

Enumeramos a seguir os principais KPIs financeiros especialmente criados para os modelos de negócios do ecossistema startup.

Confira os mais utilizados.

1. MRR (Monthly Recurring Revenue)

O MRR (Receita Mensal Recorrente) é um KPI financeiro muito usado para medir o faturamento dos serviços de assinatura, como as startups que vendem software como serviço (SaaS).

Sua principal função é calcular as receitas recorrentes, aquelas que dão previsibilidade de caixa, excluindo os recebimentos esporádicos e pontuais.

O cálculo é simples: basta multiplicar a receita média de cada cliente pela quantidade de clientes assinantes.

Além do MRR, que mede as receitas mensalmente, é possível usar também o ARR, que mede as receitas anuais.

2. ROI (Return on Investment)

O Retorno Sobre Investimento (ROI) é um KPI financeiro usado para diferentes tipos de investimentos, inclusive em startups.

Pode ser adotado tanto por investidores quanto pelos próprios fundadores que compõem o capital social da empresa, por ocasião da abertura do CNPJ.

O ROI é calculado considerando o valor atual da empresa (valuation) e o valor do investimento inicial.

A fórmula é:

  • ROI = (retorno obtido – investimento feito) / investimento feito.

Para ser lucrativo, o resultado precisa ser maior do que 1.

3. GMV (Gross Merchandise Value)

Para as startups que atuam no e-commerce ou marketplace, o GMV é um dos principais indicadores para medir o volume total de produtos vendidos em determinado período.

Seu objetivo é mensurar a eficiência operacional da plataforma por meio da seguinte fórmula:

  • GMV = Preço Médio dos Produtos Vendidos x Quantidade Total de Produtos Vendidos.

4. NRR (Retenção de Receita Líquida)

A Net Revenue Retention ou Retenção de Receita Líquida (NRR) é um indicador financeiro que mede a capacidade do negócio de fidelizar seus clientes

Muito útil aos serviços de assinatura, é calculado por meio da seguinte fórmula:

  • NRR = (Receita atual dos clientes existentes – Receita perdida dos clientes existentes) / Receita total dos clientes existentes no período anterior) x 100.

Seu principal propósito é comparar a receita proveniente dos mesmos clientes em diferentes janelas de tempo.

5. Burn rate

Burn rate é basicamente a taxa de queima de caixa da startup, ou seja, a velocidade com que a empresa consome o capital investido.

É um KPI financeiro muito importante, porque mostra por quanto tempo o negócio vai se sustentar até a próxima rodada de investimentos.

Para empresas que apresentam alguma receita, é possível usar também o Múltiplo de Burn, representado pela seguinte fórmula:

  • Múltiplo do Burn = (Burn Rate) / (ARR incremental líquido).

Nesse caso, quanto menor o múltiplo, melhor.

Significa que a empresa está queimando menos caixa para gerar novas receitas, o que pode indicar um crescimento sustentável.

6. Ticket médio

O ticket médio representa o valor médio de cada transação realizada por um cliente em um determinado período de tempo. 

É um indicador importante para entender o comportamento de compra dos clientes e avaliar o desempenho financeiro de um negócio.

Para calcular, você precisa dividir o valor total das vendas pelo número total de transações.

A fórmula é a seguinte:

  • Ticket médio = valor total das vendas / número total de transações.

Trata-se de uma medida que pode ser analisada considerando diferentes segmentos de clientes, períodos de tempo ou tipos de produtos/serviços.

7. Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio, ou break-even point, é um KPI financeiro que aponta o momento em que a startup iguala suas receitas e despesas.

A partir desse ponto, o negócio começa a dar lucro efetivamente – até chegar lá, o resultado é negativo.

Algumas startups crescem muito antes de atingir seu ponto de equilíbrio, mas é preciso ficar de olho nesse indicador.

8. CAC (Customer Acquisition Cost)

O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é outro KPI financeiro essencial para startups, que mostra quanto é preciso investir para conquistar cada novo cliente.

Todos os gastos relacionados à captação de leads devem entrar na conta, como:

  • Campanhas de marketing e custos relacionados 
  • Comissão de vendedores ou afiliados
  • Ferramentas de automatização
  • Contratação de agências de branding
  • Descontos concedidos aos novos clientes, entre outros.

Para encontrar o valor do CAC, basta dividir os gastos com aquisição de clientes pelo número de novos clientes conquistados em um determinado período.

9. LTV ou CLTV

O Lifetime Value (LTV) ou Customer Lifetime Value (CLTV) indica quanto vale cada cliente na sua startup, de acordo com os ganhos gerados durante todo o período de relacionamento.

Entre as fórmulas mais simples, você pode adotar a seguinte:

  • CLTV = (valor do ticket médio) x (número de compras no período) x (tempo de relacionamento do cliente).

Nas startups, a relação entre LTV e CAC é um indicador-chave para medir a sustentabilidade do negócio.

Afinal, de pouco adianta conquistar muitos clientes se os custos forem maiores do que o retorno que eles proporcionaram.

10. Breakdown de receita

O Breakdown de Receita, por sua vez, permite o acompanhamento discriminado do faturamento por contrato, perfil de clientes, localização geográfica ou tipo de serviço. 

A partir desse KPI financeiro, o gestor tem condições de saber, por exemplo, quais tipos de cliente estão contribuindo mais e quais estão contribuindo menos com o faturamento total em determinado período.

Para calcular o índice, basta dividir a receita total pelo perfil de cliente, tipo de contrato ou geografia.

11. Runway

O Runway (pista de decolagem) também é um indicador relacionado ao consumo de caixa da startup nas fases anteriores ao break even.

Seu objetivo é estimar por quanto tempo (em meses) o caixa disponível suporta o funcionamento da startup.

A fórmula de cálculo é:

  • Runway = posição de caixa / Burn Rate.

Em conjunto com outros indicadores, pode projetar a data em que a startup precisará recorrer a uma nova rodada de investimentos.

12. Internal Rate of Return (IRR)

A IRR ou TIR (Taxa Interna de Retorno) é um KPI financeiro que mede a rentabilidade de um investimento usando uma taxa de desconto para trazer os fluxos de caixa a valor presente.

Não é um indicador específico para startups e sofre de limitações quanto à fórmula de cálculo, mas pode ajudar na análise de viabilidade, desde que em conjunto com outras métricas.

13. Ebitda

O Ebitda, sigla para “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation, and Amortization”, ou “Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização”, em português, é um indicador financeiro muito comum.

Sua principal finalidade é medir a capacidade operacional de uma empresa de gerar lucro, excluindo os efeitos não-operacionais, como juros, impostos, depreciação e amortização.

Para calcular o Ebitda, você precisa usar a seguinte fórmula:

  • EBITDA = Receita Total – Custos Operacionais – Despesas Operacionais.

Vale esclarecer que “custos operacionais” são os gastos diretamente relacionados à produção ou fornecimento dos produtos ou serviços.

As “despesas operacionais”, por sua vez, são gastos indiretos relacionados à operação do negócio, como despesas administrativas, de vendas, de marketing, entre outras.

Trata-se de uma medida amplamente utilizada por investidores e analistas para avaliar a saúde financeira e o desempenho operacional de um negócio. 

14. CAC Payback

Vimos que o CAC mede o quanto a startup gastou para captar cada um de seus novos clientes, certo?

Nesse contexto, o CAC Payback mensura o tempo de retorno desse “investimento”.

Funciona como um break even específico, a partir de quando o cliente cobre os custos de sua própria aquisição e começa a gerar “lucro”.

A fórmula é a seguinte:

  • CAC Payback = CAC / Margem Bruta.

15. Regra dos 40 (R40)

A R40 (Regra dos 40) é outro indicador financeiro que avalia a sustentabilidade do crescimento do negócio.

Ao somar o crescimento da receita líquida em percentual com a margem Ebitda, o resultado deve ser de no mínimo 40%.

Imagine as seguintes situações.

Uma startup que cresce a receita em 30% e registra margem Ebitda de 10% estaria dentro dos critérios do indicador: 30% + 10% = 40%.

Uma startup com crescimento de 60% nas receitas e uma margem Ebitda de -20% também estaria no caminho certo: 60% – 20% = 40%.

Qual a importância dos KPIs financeiros?

Os KPIs financeiros para os administradores de uma startup são como bússolas que norteiam a tomada de boas decisões.

Por meio deles, é possível monitorar a saúde da empresa e obter respostas para perguntas, como:

  • A precificação do meu produto/serviço está adequada?
  • A startup tem caixa suficiente para alcançar o break even?
  • Será preciso recorrer a capital de terceiros?
  • Se sim, a startup tem condições de se endividar?

Seu principal objetivo é embasar a tomada de decisões, seja em relação a pequenos ajustes de trajetória ou a uma pivotagem completa.

Como fazer análise de KPIs financeiros?

Ao analisar os KPIs financeiros do seu negócio, considere o contexto geral e não tome decisões com base apenas em um indicador – por mais eficiente que pareça ser.

Faça o cruzamento de dados entre diferentes KPIs e analise os resultados, considerando também aspectos subjetivos.

A conjugação entre LTV/CAC é um exemplo, mas há outros que você pode criar, dependendo do modelo de negócio e da receita.

Como extrair o melhor dos KPIs

Se você quer extrair o melhor dos KPIs financeiros, uma dica é se valer da análise de dados e do Business Intelligence, algo que a contabilidade consultiva pode proporcionar.

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