As metas de longo prazo, por mais que estejam relacionadas a acontecimentos futuros, não são exercícios de adivinhação, pelo contrário.
Quando estabelecidas do jeito certo, representam a base do planejamento em seus diferentes aspectos, especialmente quando se trata de objetivos estratégicos.
Definir metas ajuda o gestor a eleger prioridades, o que está diretamente relacionado à tomada de decisões.
A princípio, pode parecer algo complicado, mas não se preocupe.
Ao longo deste texto, você vai conferir métodos e dicas úteis na definição de metas de longo prazo, tornando esse importante exercício bem mais simples.
O que são metas de longo prazo?
Metas de longo prazo são objetivos específicos integrados ao planejamento estratégico, sendo projetadas para alcançar em um horizonte de tempo superior a cinco anos.
Dentro do plano geral da empresa, funcionam como guias para o crescimento e o desenvolvimento do negócio — ou um norte para a tomada de decisões.
Para as startups, as metas de longo prazo ajudam a estabelecer o caminho a seguir, tendo em vista os resultados desejados e as ações necessárias para atingi-los.
Podem estar relacionadas a diversos aspectos operacionais-mercadológicos, como expansão para novos mercados, aumento de receita ou novos patamares em termos de inovação.
Diferença entre metas de curto, médio e longo prazo
As metas de curto, médio e longo prazo diferenciam-se basicamente pelo tempo de realização e pelo impacto que causam no negócio.
No contexto das startups, essas metas podem ser classificadas da seguinte forma:
- Metas de curto prazo: são aquelas que podem ser atingidas em até um ano, como melhorar a eficiência dos processos internos ou atingir um número específico de clientes
- Metas de médio prazo: geralmente são projetadas para um período de um a três anos, como o desenvolvimento de um novo produto ou a entrada em novos mercados nacionais
- Metas de longo prazo: são planejadas para serem alcançadas em um horizonte de cinco, dez anos ou mais. Podem envolver a internacionalização da startup ou a transformação do negócio em uma referência de mercado.
Como podemos ver, as metas de curto e médio prazo servem como degraus para alcançar os grandes objetivos representados pelas metas de longo prazo.
Qual a importância das metas de longo prazo?
Estabelecer metas de longo prazo é fundamental para nortear o caminho até o topo.
Sem metas (de curto, médio e longo prazos) não é possível estabelecer os marcos de crescimento, ou milestones.
Se você pretende participar de uma rodada de investimentos, por exemplo, precisa demonstrar aos potenciais investidores quais são as metas e objetivos de longo prazo do negócio.
Onde sua empresa quer chegar? Quanto pretende avançar com os recursos pleiteados?
Os investidores avaliam com critério a visão de longo prazo dos founders e a capacidade da equipe de executar estratégias que permitam o crescimento ao longo do tempo.
Vale ressaltar, no entanto, que as metas, bem como o planejamento em seu aspecto geral, não precisam ser algo engessado.
Especialmente no ambiente dinâmico das startups, elas podem ser ajustadas de acordo com novas oportunidades e desafios.
Podem, inclusive, ser refeitas totalmente — não há nada de errado nisso. “Errado” é a inexistência de metas.
Exemplos de metas de longo prazo em startups
Para que as metas de longo prazo sejam factíveis, elas precisam ser específicas e mensuráveis (veremos mais sobre o método SMART ainda neste artigo).
Mas que metas seriam essas?
A seguir, listamos alguns exemplos para você compreender melhor.
- Transformar a startup em uma empresa lucrativa, atingindo o ponto de equilíbrio (break-even) em até três anos com a ajuda de plano detalhado de redução de custos e aumento de receita
- Aumentar o faturamento em X% em cinco anos por meio da expansão da base de clientes em Y%, otimização das operações e introdução novos produtos ou serviços
- Expandir territorialmente, abrindo duas novas operações em outros estados ou países, de modo a dobrar a presença de mercado em cinco anos
- Aumentar a participação de mercado em X% e superar a concorrência direta, tornando-se uma das principais referências no setor em um período de sete anos
- Desenvolver e lançar dois novos produtos ou serviços inovadores no mercado em até cinco anos, contribuindo para a diversificação da receita.
Perceba que a meta não é uma ideia vaga apenas.
Para funcionar, precisa ser específica, realista, alcançável e alinhada aos objetivos estratégicos da startup.
Como definir metas de longo prazo?
Um método muito eficaz para definir metas de longo prazo é o SMART, acrônimo para:
- Specifics (Específicas)
- Mensuráveis
- Atingíveis
- Relevantes
- Temporais.
Ao seguir esse modelo, você pode criar metas sejam objetivas, dentro de um plano claro para alcançá-las.
Veja um roteiro de como fazer:
1. Analisar o cenário atual da empresa
Antes de estabelecer qualquer meta, é importante entender o estágio em que a startup se encontra e quais são suas principais forças e fraquezas.
Vale fazer um brainstorm com as equipes e sócios, inclusive com a participação de consultores que tenham uma visão externa e “descontaminada”.
2. Estabelecer metas que sejam atingíveis
Em seguida, você deve estabelecer as metas de longo prazo.
Tenha em mente que elas devem ser ambiciosas o suficiente para motivar a equipe, mas viáveis a ponto de serem executadas dentro do prazo estabelecido.
3. Incorporar dados financeiros precisos
Não se esqueça de analisar a capacidade do fluxo de caixa durante a execução das metas.
Dados financeiros confiáveis ajudam a traçar um panorama claro de viabilidade, não apenas da meta em si, mas de todo o planejamento de longo prazo.
4. Utilizar a inteligência de dados
A análise de dados desempenha uma função indispensável na definição de metas de longo prazo.
Se feita do jeito certo, produz informação gerencial de qualidade e insights que ajudam o gestor a tomar decisões mais assertivas e inteligentes.
Como monitorar as metas de longo prazo?
O acompanhamento das metas de longo prazo é tão importante quanto a sua definição.
Há várias maneiras de fazer isso, sendo a principal delas o Business Intelligence e os dashboards personalizados.
Com a ajuda de KPIs, é possível acompanhar as metas e avaliar se elas estão ou não sendo alcançadas conforme o planejado.
Outra vantagem do monitoramento está relacionada à antecipação de ocorrências por meio da análise preditiva, dando ao gestor condições de agir em tempo hábil.
“Mas como ter acesso a esse arsenal de ferramentas?”, você pode estar se perguntando.
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