Um pitch deck simples, objetivo e agradável é o mínimo que um investidor espera de uma startup em uma rodada de investimentos.
Se você está em busca de recursos para escalar seu negócio, saiba que esse é um ponto-chave dentro da estratégia de marketing.
Quer saber como fazer um pitch deck irresistível e conquistar recursos para alavancar sua startup? É só continuar a leitura para se inspirar.
Pitch deck: o que é?
Um pitch deck é uma apresentação rápida, objetiva e direta de um projeto, que pode ser uma startup, um produto ou serviço.
No universo dos negócios inovadores, trata-se de uma ferramenta muito usada em reuniões com clientes, fornecedores, funcionários e investidores.
Quando o objetivo é captar recursos, seja de investidores-anjo ou fundos venture capital, o pitch deck não deve ter mais do que 20 slides.
As informações essenciais devem ser bem distribuídas, com o mínimo de texto possível e uso abundante de recursos visuais, como infográficos.
A ideia é transmitir, de maneira clara e sem perda de tempo, a proposta da startup e prender a atenção do interlocutor logo no início da apresentação.

Para que serve um pitch deck
O pitch deck tem como função despertar o interesse do investidor, cliente ou parceiro (dependendo do objetivo), estimulando-o a saber mais sobre a startup.
Numa rodada de investimento, a apresentação serve para explicar como o empreendedor descobriu a oportunidade de negócio (dor do cliente), qual a solução apresentada, qual o modelo de negócio, bem como a necessidade de investimento.
Por se tratar de uma apresentação rápida, que geralmente marca o primeiro contato entre empreendedor e investidor, não há tempo para se aprofundar em detalhes.
É recomendável que você elabore diferentes pitchs para cada tipo de público, sempre primando pela objetividade.
Quanto mais claro e for o pitch deck, melhor.
Capriche no design, mas cuidado para não enfeitar demais, afinal, uma apresentação para investidores precisa ser, sobretudo, verdadeira.
Exemplos de pitch deck de sucesso
Referenciar-se em exemplos de pitch deck de sucesso pode ajudar a ter algumas ideias para montar o seu e conquistar a atenção dos investidores.
A seguir, confira dois cases de startups que se transformaram em gigantes da tecnologia.
Uber
Empresa multinacional de transporte urbano por aplicativo, a Uber começou sua trajetória de sucesso em 2009 apostando na ineficiência dos táxis.
Ao apresentar a solução (pedir um transporte em poucos cliques), a empresa chamou a atenção de investidores para um negócio que poderia ganhar escala mundial.
Garrett Camp, co-fundador da Uber, compartilhou o primeiro pitch deck de lançamento da empresa por meio da Medium post.
Airbnb
Outro pitch deck que vale a pena conferir é o da Airbnb, empresa que opera o mercado online de hospedagens, principalmente em casas de família.
Trata-se de uma apresentação curta, direta ao ponto, que traduz perfeitamente o propósito do negócio.
O pitch apresenta o market share da empresa, valor médio das hospedagens e modelo de comissionamento adotado, dentre outras informações.
Qual deve ser a estrutura do pitch deck?
Um pitch deck deve ser estruturado de maneira a atrair a atenção do investidor logo no início.
Portanto, prefira textos curtos acompanhados de imagens e infográficos que facilitem a compreensão da ideia central da startup.
A estrutura de um bom pitch deck deve contemplar os seguintes elementos:
- Problema a ser resolvido: a oportunidade de negócio que sua startup pretende explorar
- Solução para o problema detectado: o produto ou serviço
- Informações sobre o mercado: slides curtos sobre um panorama geral
- Modelo de negócio: como a startup pretende criar e entregar valor
- Concorrência: com quem você disputa o mercado
- Diferenciais competitivos: por que o cliente deve escolher o seu negócio?
- Equipe: nomes e um breve currículo das pessoas por trás do negócio
- Depoimentos de clientes: se tiver, sempre é bom ter a prova social
- Repercussão na mídia: outro ponto que sempre ajuda, se tiver
- Necessidade de investimento: quanto você precisa para tirar a ideia do papel.
Com essas informações, o investidor terá elementos suficientes para decidir se avança ou não nas negociações.
Lembre-se de que o pitch deck é apenas o começo.
A intenção é chamar a atenção do investidor.
Se você conseguir isso, terá tempo para uma conversa mais aprofundada sobre a estratégia do negócio.
Como fazer um pitch deck para atrair investidores
Menos sempre é mais quando nos referimos à criação de um pitch deck para investidores.
Se você precisa captar recursos para alcançar a escalabilidade, confira as dicas a seguir para se inspirar:
Conheça o investidor
Antes de começar a criação do pitch deck, busque o máximo de informações que puder sobre o investidor.
Se for alguém com conhecimento sobre o setor no qual sua startup pretende atuar, você pode abordar questões mais técnicas e específicas.
Caso não seja, terá de ser mais introdutório na apresentação.
Crie uma apresentação agradável e objetiva
No tópico anterior, você conferiu um roteiro de como criar os slides da apresentação.
Siga as etapas e capriche no layout, buscando sempre uma harmonia entre fontes e imagens.
Use o mínimo de texto que puder, sempre ilustrado com elementos gráficos que ajudem a fixar a mensagem.
Conte uma história
O storytelling é uma ótima estratégia para mostrar ao investidor como você se deparou com o problema e descobriu a oportunidade de negócio.
Um bom momento para contar essa história é logo após o slide de apresentação.
Finalize com a proposta de investimento
O principal objetivo do pitch deck é captar recursos, portanto, após apresentar a ideia do negócio, finalize com a proposta financeira.
Pode ser que você já tenha um MVP validado pelo mercado e precisa de recursos para alcançar os próximos milestones.
Ou a sua startup já tem faturamento, mas você precisa de investimento para ampliar o negócio.
No slide final, apresente um guidance, mas faça isso dentro de uma realidade de mercado que convença o investidor de que o projeto vale o risco.
Viu como um pitch deck bem feito pode destacar o seu projeto e conquistar a atenção (e o bolso) dos investidores?
Lembre-se de que, para conseguir efetivamente acessar os recursos, sua startup ainda precisa passar pelo due diligence.
Para não correr o risco de perder nenhum aporte por falta de organização financeira, conte com a Comece Com o Pé Direito.
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