Pix para empresas: entenda como ele vai revolucionar seus pagamentos

Pix para empresas0
Blog > Financeiro > Pix para empresas: entenda como ele vai revolucionar seus pagamentos

O Pix para empresas representa uma verdadeira revolução nos meios de pagamento digitais — e seu negócio precisa acompanhar essa tendência.

Desde o seu lançamento oficial, em 16 de novembro de 2020, o sistema já permite transações online em até 10 segundos, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Para os empreendedores, é uma grande oportunidade de receber o dinheiro das vendas direto na conta, pagar fornecedores e funcionários rapidamente e ainda reduzir custos.

Ficou empolgado para conhecer as vantagens do Pix para empresas?

Então, continue lendo e entenda como ele vai facilitar sua gestão financeira

O que é Pix para empresas

O Pix para empresas é o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central aplicado à realidade dos negócios.

Enquanto os consumidores utilizam o Pix para pagar, receber e transferir dinheiro em até 10 segundos, as empresas podem usá-lo para receber e processar pagamentos com muito mais agilidade e eficiência, além de pagar fornecedores e colaboradores. 

Logo, a tendência é que cada vez mais organizações adotem o Pix como um de seus principais meios de pagamento.

Hoje, qualquer pessoa jurídica pode se cadastrar no sistema por meio do banco, fintech ou outra instituição financeira na qual possui uma conta registrada em seu CNPJ. 

A vantagem é que as transações podem ser realizada 24 horas por dia, 7 dias por semana (incluindo finais de semana e feriados), e os custos das operações podem ser reduzidos significativamente.

Por isso, o Pix tem grande potencial para otimizar a gestão financeira das empresas e se tornar o novo padrão de pagamentos digitais. 

Como funciona o Pix para empresas

O Pix para empresas funciona da mesma forma que para pessoas físicas: o empreendedor deve fazer o cadastro por meio da instituição financeira e definir suas chaves Pix. 

Essas chaves são como “apelidos” que servem para identificar a conta da empresa no sistema, facilitando a transferência instantânea de recursos. 

Cada pessoa jurídica pode criar até 20 chaves diferentes, considerando as seguintes opções:

  • Número do CNPJ
  • E-mail
  • Número de telefone celular
  • Chave aleatória gerada pelo sistema.

Por exemplo, se você fizer o cadastro pelo seu banco e criar uma chave Pix com seu CNPJ, qualquer pessoa física ou jurídica poderá enviar dinheiro para a sua conta utilizando apenas o número do CNPJ — e o mesmo vale para o e-mail e telefone.

Da mesma forma, você pode pagar um fornecedor ou seus funcionários instantaneamente digitando apenas uma das chaves Pix fornecidas.

Lembrando que cada chave só pode ser registrada em uma única conta, mas você pode distribuir as chaves em contas diferentes, se quiser (por exemplo, o CNPJ para receber na conta no banco tradicional e o celular para receber na conta do banco digital).

Outra opção para receber os pagamentos é por meio de QR Codes gerados pela conta da empresa, que podem ser disponibilizados no próprio estabelecimento. 

Além disso, o Pix também permite pagamentos por aproximação com a tecnologia NFC (Near Field Communication). 

Como o Pix facilita a vida das empresas

O Pix para empresas promete ser um meio de pagamento muito mais vantajoso.

Veja como ele facilita a vida das empresas.

Rapidez para receber 

Uma das grandes vantagens do Pix para empresas é a rapidez para receber qualquer valor diretamente na conta.

Quando os clientes pagam com cartões de débito ou crédito, por exemplo, você precisa aguardar a liquidação e os prazos dos adquirentes. 

Se o pagamento é feito por boleto, é preciso aguardar a compensação.

Com o Pix, o dinheiro da venda vai direto para a sua conta em até 10 segundos, sem passar por intermediários.

Redução de custos

O Pix é gratuito para pessoas físicas, mas deverá ter uma taxa fixa para empresas, que será definida pelos bancos nos próximos meses.

No entanto, o baixo custo das operações (R$ 0,01 para cada dez transações, enquanto cada TED custa R$ 0,07) deve jogar o valor da tarifa para baixo e torná-la muito mais acessível do que as taxas cobradas por redes bancárias e adquirentes.

Assim, a empresa poderá reduzir o número de intermediários e gastar menos para pagar e receber. 

Otimização de processos

O Pix também pode otimizar processos das empresas ao agilizar os pagamentos. 

Com os pagamentos imediatos e disponíveis 24/7, seus fornecedores vão receber imediatamente, as entregas serão mais rápidas e os serviços mais eficientes, por exemplo.

Em lojas físicas, você pode expor QR Codes estáticos e dinâmicos e receber pagamentos de clientes em segundos, acabando com as filas e demora no atendimento. 

No e-commerce, o Pix pode substituir o boleto e incentivar o pagamento imediato, agilizando entregas.

BPO Financeiro e Pix: a fórmula do sucesso para empresas

A combinação entre o Pix e uma solução de BPO Financeiro é uma fórmula de sucesso para empresas de todos os portes.

Enquanto o Pix agiliza os pagamentos e recebimentos, a terceirização da gestão financeira garante um processamento rápido e a organização necessária para maximizar os lucros do negócio. 

Para startups e scale-ups, especialmente, contar com uma equipe terceirizada para gerenciar as finanças e com um sistema instantâneo de pagamentos é a melhor solução para ganhar tempo e poupar recursos.

Na Comece Com o Pé Direito, por exemplo, o serviço de BPO é completo e focado nas necessidades das empresas criativas, além de ser executado por profissionais experientes e antenados às novidades do Pix.

Com a nossa tecnologia, conseguimos acompanhar de perto seu fluxo de caixa, organizar contas a pagar e a receber, fazer projeções orçamentárias, gerar relatórios detalhados e muito mais. 

Assim, juntando as duas soluções, você tem tudo para aproveitar o Pix ao máximo e focar no crescimento do seu negócio, enquanto um time especializado cuida do seu financeiro. 

Gostou das novidades?


Então, vamos conversar sobre o melhor caminho para alcançar o sucesso financeiro no seu negócio.

Deixe uma resposta