Seu planejamento financeiro para crises é bom o suficiente para enfrentar o coronavírus?
Essa é a pergunta mais importante nesse momento, pois o maior desafio das empresas será garantir sua sobrevivência e resiliência diante da paralisação econômica.
Para isso, você precisa avaliar sua situação financeira, fazer projeções e tomar medidas emergenciais para garantir a superação de uma crise sem precedentes.
Nos próximos tópicos, mostramos o caminho para fazer seu planejamento financeiro para crises e prever todos os cenários.
Leia até o fim e prepare seu caixa para o impacto.
Hora de recorrer ao planejamento financeiro para crises
Traçar um planejamento financeiro para crises é o único caminho para enfrentar o impacto econômico do coronavírus.
Atualmente, a situação é de paralisação econômica e projeção de -3,34% de retração no PIB Brasileiro, segundo o boletim Focus de abril de 2020.
No mundo todo, os CEOs estão se preparando para uma forte recessão: 60% acreditam que a recuperação será em forma de U (um longo período entre recessão e retomada), enquanto 22% preveem uma recessão dupla, de acordo com uma pesquisa da Young Presidents’ Organization (YPO), publicada em abril de 2020 no Uol.
Até então, 11% vêem o coronavírus como um risco para a sobrevivência do negócio, e 40% consideram uma ameaça grave. Em setores mais vulneráveis como hotelaria e restaurantes, o medo da falência atinge 41% dos CEOs.
Além disso, a maioria dos executivos espera que a situação piore antes de melhorar, prevendo um impacto negativo nos resultados financeiros por mais de um ano.
Já entre as pequenas empresas, a queda de faturamento já foi sentida por 87,5%, segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae e publicada na Folha em abril de 2020.
Ou seja: não há como fugir dos prejuízos financeiros causados pela pandemia global — mas é possível se preparar para eles.
Como fazer seu planejamento financeiro para crises em 7 passos
O planejamento financeiro para crises deve preparar seu caixa para enfrentar meses difíceis e manter o negócio funcionando.
Siga estes passos para aumentar suas chances de superação.
1. Mapeie sua empresa
O primeiro passo para fazer seu planejamento financeiro para crises é mapear a empresa para ter um diagnóstico da sua situação atual. Neste momento é importante identificar os índices econômicos-financeiros da empresa, Business Intelligence auxilia, e muito, nesse processo.
Com esse mapa pronto, você consegue identificar sua liquidez, ver saldo em caixa, obrigações (impostos, folha de pagamento, fornecedores), custos e despesas, e a previsão de recebimentos de clientes. Desta forma, consegue ver se haverá caixa para empresa.
2. Decida como lidar com o período de quarentena
Há vários caminhos possíveis para atravessar o período de quarentena, dependendo do seu negócio: migrar as operações para o home office, conceder férias coletivas e fechar a empresa, reduzir a jornada e manter a empresa funcionando em horário restrito, etc. Antes de seguir com seu planejamento financeiro para crises, você precisa definir qual será a estratégia do seu negócio ou mudar sua abordagem atual.
O governo está com várias medidas para evitar ao máximo o impacto econômico. Fique atento a elas e procure um especialista para melhor orientação.
3. Faça a projeção do faturamento
A partir da estratégia escolhida para lidar com a crise, você deve fazer uma projeção do faturamento durante a paralisação econômica (para os próximos 3 a 6 meses), com base nos resultados até então.
Obviamente, as vendas devem cair, e você precisa estar preparado para cobrir as despesas essenciais do negócio com uma receita menor.
Neste caso, identifique seus custos e calcule o seu Ponto de Equilíbrio, assim você saberá o quanto precisa faturar para que não fique no prejuízo.
4. Corte todos os gastos que puder
Para dar fôlego ao caixa, é importante cortar todos os gastos que puder durante a crise do coronavírus.
Esse é o momento de cancelar ou suspender temporariamente serviços não essenciais, tomar medidas para reduzir contas de consumo e limitar o uso de equipamentos e recursos, por exemplo.
Além disso, é importante aproveitar incentivos como a prorrogação de recolhimento de impostos e negociação de prazos para pagamento de obrigações.
5. Negocie com credores
A crise generalizada é um momento de buscar negociação com os credores e evitar a todo custo a judicialização de dívidas.
A empresa pode negociar, por exemplo, uma redução, isenção ou adiamento do aluguel do imóvel comercial.
Também é importante pedir mais prazo aos fornecedores e buscar renegociações com instituições financeiras.
6. Priorize os colaboradores
Ao calcular os custos fixos, é provável que a folha de pagamento seja uma das despesas mais expressivas — e que passe pela sua cabeça a ideia de cortes de pessoal.
No entanto, manter os colaboradores deve ser sua prioridade financeira na crise, pois eles são o ativo mais valioso das empresas e serão essenciais para uma recuperação rápida após a fase mais aguda.
Além disso, as medidas emergenciais do governo autorizaram a redução proporcional de jornadas e salários e suspensão temporária de contratos (com direito ao benefício emergencial para os colaboradores), se for preciso aliviar os salários nos próximos meses.
7. Considere o crédito emergencial
Se a conta não fechar no seu planejamento financeiro para crises e seu fluxo de caixa estiver muito apertado, você pode considerar as linhas de crédito emergenciais oferecidas pelo governo.
Atualmente, já é possível conseguir o crédito exclusivo para folha de pagamento por até dois meses a juros de 3,75% a.a., financiando até dois salários mínimos por colaborador em micro e pequenas empresas (faturamento entre R$ 360 mil e R$ 10 milhões).
Comece com o pé direito: especialistas em planejamento financeiro para crises
Se não está fácil fazer seu planejamento financeiro para crises, você pode contar com o apoio profissional da Comece com o Pé Direito para acertar nas projeções e encontrar a melhor saída.
Nossa equipe de contadores está pronta para ajudar você 100% online, combinando tecnologia avançada e atendimento humanizado para oferecer as melhores soluções em consultoria contábil, fiscal, financeira e trabalhista.
Para garantir um planejamento financeiro para crises sob medida para o seu negócio, mande uma mensagem e aguarde o contato dos nossos especialistas.