Relatórios gerenciais: como implementar na sua startup

Relatórios gerenciais0
Blog > Gestão > Relatórios gerenciais: como implementar na sua startup

Usar relatórios gerenciais para tomar decisões é o melhor que você pode fazer pelo sucesso da sua startup.

Esses documentos reúnem todas as informações importantes da empresa e ajudam você a encontrar o caminho do crescimento, mostrando exatamente o que está funcionando e o que precisa melhorar.

Com eles, fica mais fácil decidir com base em dados reais e lidar com as incertezas do mercado, sem arriscar o futuro do seu negócio com achismos. 

Ficou interessado em implementar os relatórios gerenciais na sua empresa? 

Então, siga a leitura e veja como esses documentos podem mudar sua gestão para melhor. 

O que são relatórios gerenciais

Relatórios gerenciais são documentos que trazem informações e análises valiosas para guiar a tomada de decisão nas empresas.

Eles podem ser baseados em dados financeiros, contábeis, de marketing, vendas, RH, estoque e qualquer outra área do negócio.

Alguns são bem conhecidos e fáceis de compreender, como o relatório de produtos mais vendidos ou faturamento por cliente, enquanto outros ficam mais restritos à contabilidade, como o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício). 

De qualquer forma, todo empreendedor focado no crescimento do seu negócio precisa saber ler relatórios gerenciais e usá-los para conduzir a empresa no caminho certo.

Afinal, estamos falando de dados concretos e confiáveis, obtidos a partir dos sistemas de gestão da empresa, que são o ponto de partida para uma gestão data-driven. 

Quando esses relatórios são produzidos de forma contínua e automatizada,o gestor tem um panorama completo da performance do negócio e sabe exatamente o que fazer para avançar no mercado.

Por que sua startup precisa de relatórios gerenciais

Os relatórios gerenciais são parte essencial do universo do Business Intelligence (BI) e da gestão data-driven, pois permitem que as decisões sejam orientadas por dados, em vez de tomadas por intuição ou “achismo”.

Para startups, que já nascem em ambientes de extrema incerteza, esses documentos servem como bússolas para mostrar o caminho certo a seguir.

No financeiro, por exemplo, é comum que os recursos sejam limitados no início e o ponto de equilíbrio seja difícil de atingir.

Por isso, a única forma de garantir a sustentabilidade da empresa e manter sua saúde financeira até a próxima rodada de investimentos é acompanhar de perto os relatórios de finanças, que mostram a evolução dos custos e projeções do fluxo de caixa. 

O mesmo vale para todas as áreas estratégicas da empresa, que precisam ser monitoradas o tempo todo por meio de dados confiáveis.

Essa é a função dos relatórios gerenciais: mostrar o que precisa ser corrigido, reforçado ou repensado na empresa para uma gestão inteligente. 

Para completar, a geração contínua desses documentos cria um histórico de dados e deixa clara a evolução do negócio com o passar do tempo. 

5 relatórios gerenciais para implementar na sua startup

Se você ainda não usa relatórios gerenciais na sua startup, precisa começar pelos mais importantes para a sua gestão.

Conheça alguns dos principais. 

1. Relatório de fluxo de caixa

O relatório de fluxo de caixa mostra a dinâmica de entradas e saídas do caixa da empresa.

Quando você acompanha essas movimentações diárias, semanais e mensais, consegue identificar os principais gastos e fontes de receita do negócio, além de entender melhor o ciclo financeiro da startup.

Assim, fica mais fácil tomar decisões sobre custos, investimentos, tomada de crédito e outras questões importantes para o orçamento.

2. DRE 

O DRE é um relatório contábil que mostra o resumo das receitas, custos e despesas da sua empresa em um determinado período.

Com ele, você consegue identificar se teve lucro ou prejuízo, e ainda pode avaliar o impacto dos custos de produção, despesas administrativas e impostos, por exemplo.

Basicamente, é o relatório que traz as respostas mais importantes sobre a saúde financeira do negócio, que interessa tanto ao gestor quanto aos investidores.

3. Relatório de vendas

O relatório de vendas é essencial para avaliar a performance do seu comercial e traçar estratégias para aumentar o faturamento.

Ele pode detalhar o faturamento por cliente, desempenho dos vendedores, taxa de conversão em cada etapa do funil de vendas, ticket médio, LTV (Lifetime Value), entre outros KPIs importantes da área.

4. Relatórios de contas a pagar e a receber

Para organizar seu financeiro, você também precisa acompanhar os relatórios de contas a pagar e a receber do negócio.

Eles mostram todas as despesas em categorias e as receitas recebidas ou pendentes.

Dessa forma, você mantém os pagamentos sempre em dia e consegue controlar a inadimplência mais facilmente. 

Além disso, são relatórios úteis para entender se suas datas de pagamento e recebimento estão alinhadas.

5. Giro de estoque

Para startups que vendem produtos, o relatório de giro de estoque é fundamental para manter o equilíbrio e reduzir custos.

Ele mostra a rotatividade do inventário e permite identificar quais produtos ficam mais tempo parados na empresa.

Logo, serve como base para conciliar o ritmo de vendas com o estoque, buscando reduzir o desperdício e economizar espaço. 

Comece Com o Pé Direito: expertise em relatórios gerenciais

Se você não tem tempo para implementar os relatórios gerenciais na sua startup, que tal terceirizar essa missão e ainda ganhar um parceiro estratégico?

Com a solução de BPO Financeiro da Comece Com o Pé Direito, você deixa seu financeiro nas mãos de profissionais experientes e recebe relatórios detalhados para acompanhar a performance do seu negócio.

Nosso Financeiro Descomplicado inclui serviços de diagnóstico, implantação e treinamento, controle do fluxo de caixa e sua evolução, DRE Financeira e projeção orçamentária anual.

Além disso, nosso serviço de contabilidade online focado em startups e scale-ups inclui relatórios contábeis e análises econômico-financeiras completas. 

Tudo para você estar sempre no controle do seu negócio e tomando decisões com base em dados reais.

Entendeu a importância dos relatórios gerenciais para a sua startup?

Se precisar de ajudar para começar a usá-los, conte com a experiência da nossa equipe

Leave a Reply