Startup enxuta: o que caracteriza esse modelo de negócio?

startup enxuta0
Blog > Empreendedorismo > Startup enxuta: o que caracteriza esse modelo de negócio?

O conceito de startup enxuta (lean startup), difundido pelo livro homônimo de Eric Ries, se tornou um lema entre os empreendedores do ecossistema de inovação tecnológica. 

A ideia parte do pressuposto de que, para obter sucesso no ambiente de extrema incerteza no qual as startups estão inseridas, é preciso ter uma estrutura leve e agir rápido.

Errar faz parte do processo de aprendizagem e é quase inevitável no contexto dos modelos de negócios disruptivos.

Assim, o segredo das startups enxutas está em reconhecer os erros e aprender com eles, em um processo cíclico de aprimoramento.

Siga a leitura para aprender mais.

O que é startup enxuta?

Startup enxuta (ou lean startup, em inglês) é uma prática de gestão que tem como objetivo simplificar e dar dinamismo ao desenvolvimento de novos negócios com o mínimo possível de recursos.

Ao invés de planos estratégicos confeccionados a partir de pesquisas aprofundadas e complexas, a startup enxuta adota métodos ágeis, simples e práticos.

O conceito lean tem como base dois pilares principais:

  1. Redução do desperdício
  2. Aprendizagem contínua.

Quanto ao desperdício, a eficiência no emprego dos recursos não se restringe ao investimento financeiro apenas.

Considera também o uso de tempo e de recursos humanos.

Quanto à aprendizagem contínua, a startup enxuta busca aprender na prática por meio da experimentação e participação do público-alvo na validação das hipóteses.

Livro Startup Enxuta

As principais práticas de gestão adotadas pelas startups nos dias de hoje se devem, em grande parte, aos ensinamentos do livro Startup Enxuta, de Eric Ries. 

A obra faz parte do acervo de leituras obrigatórias para empreendedores que usam a inovação com o objetivo de criar empresas lucrativas e exponenciais.

Alguns termos usados no cotidiano das startups, como pivotagem e MVP, ganharam notoriedade a partir da publicação do bestseller. 

Ries define startup como uma organização nascida em um contexto de extrema incerteza e que busca, por meio da inovação, se tornar um negócio escalável e lucrativo.

Para que isso seja possível, a experimentação assume o lugar de planos convencionais e o feedback dos clientes é mais importante do que a intuição do empreendedor.

Ao usar exemplos de empresas de sucesso, o livro Startup Enxuta explica como construir um produto, testar sua aceitação, analisar feedbacks e aprender com os erros.

O que caracteriza uma startup enxuta?

Diferentemente de uma empresa tradicional que atua em um segmento testado, a startup enxuta tem como missão abrir novos caminhos e desbravar novos mercados.

Empreender em ambientes de extrema incerteza, como conceitua Eric Ries, exige flexibilidade e dinamismo para se permitir errar e aprender fazendo. 

Afinal, não há receita pronta para a inovação.

As principais características de uma startup enxuta, portanto, são:

Métodos ágeis

Inspirados no manifesto ágil, criado por desenvolvedores de softwares dos Estados Unidos, os métodos ágeis devem fazer parte da gestão de uma startup de maneira integrada. 

Nesse aspecto, há diversos instrumentos que desburocratizam processos e otimizam tarefas, como o Business Model Canvas, o Agile Finance, o design thinking, entre outros.

Economia de recursos

Uma startup enxuta não desperdiça recursos humanos e financeiros até que o projeto esteja adequado às necessidades do mercado, o chamado product-market fit.

A ideia é gastar o mínimo possível durante a fase de ideação e de concepção da ideia de negócio, de modo que o impacto seja absorvido caso haja necessidade de pivotar.

A redução de desperdícios, aliás, não é uma exclusividade das startups: também faz parte da filosofia consagrada dos processos industriais.

Validação do público

A aprovação do público na fase de validação de hipóteses das startups enxutas ocorre por meio de instrumentos como o MVP (Minimum Viable Product)

Trata-se de um protótipo com as funcionalidades básicas do produto, criado com o mínimo de recursos possível, cuja finalidade é captar feedbacks.

Se as reações do público forem positivas, o empreendedor tem sinal verde para seguir adiante e implementar mais detalhes.

Caso contrário, pode ser necessário repensar o modelo de negócio ou desistir da ideia.

Aperfeiçoamento contínuo

A melhoria contínua, tanto de processos quanto de produtos, visa essencialmente à redução dos ciclos de desenvolvimento em uma startup enxuta. 

Há um método para isso, denominado PDCA: Planejar, Fazer, Checar e Agir. 

São casos em que a inovação incremental entra em cena, em um processo de aperfeiçoamento ininterrupto, com a intenção de manter e aumentar o market share.

Como ser uma startup enxuta na prática

Na prática, tornar-se uma startup enxuta significa ser o mais eficiente possível no emprego de recursos, tanto financeiros quanto não financeiros.

O tempo também é um ativo valioso, portanto, evite desperdiçá-lo com processos burocráticos e irrelevantes. 

Para ajudar a implementar os princípios da startup enxuta no seu negócio, confira algumas dicas a seguir.

Adote o Customer Development 

Antes de gastar dinheiro com o lançamento de produtos bem elaborados seguindo a intuição, ouça seu cliente.

A metodologia customer development diz exatamente isso: a startup enxuta deve entender as dores do cliente para oferecer a ele a solução adequada.

Automatize o que puder

As startups, sobretudo nos estágios iniciais, contam com equipes reduzidas, e nem sempre há recursos suficientes para investir em estrutura e contratar equipes. 

A boa notícia é que existem soluções tecnológicas que podem automatizar funções repetitivas e melhorar os índices de produtividade.

Estabeleça parcerias estratégicas

Outra estratégia eficiente de otimização da estrutura de custo é a terceirização das atividades secundárias.

É o caso, por exemplo, das rotinas contábeis, financeiras e de RH.

Para a grande maioria das startups, não justifica ter uma contabilidade interna quando é possível terceirizar esse tipo de serviço a empresas especializadas, como a Comece com o Pé Direito.

Somos um dos principais players de contabilidade online, que entende em detalhes o dia a dia dos negócios inovadores. 

Com a Comece com o Pé Direito, você tem à disposição pacotes completos de serviços como:

Nosso propósito é descomplicar o seu negócio para que você possa focar no que realmente importa: a gestão eficiente de sua startup. 

Ficou interessado?

Se quiser saber mais, agende um bate-papo com um dos nossos especialistas e descubra como podemos ajudar o seu negócio a crescer.

Leave a Reply