Take rate: o que é, exemplos e como calcular a receita descontando a taxa

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No universo do marketplace, o take rate integra um conjunto relevante de indicadores usados como referência tanto para as plataformas quanto para os parceiros. 

Trata-se de um índice diretamente relacionado à viabilidade econômico-financeira do modelo de negócio, capaz de influenciar o faturamento e o lucro de ambas as partes.

Mas, afinal, o que é exatamente o take rate e como ele afeta os players do e-commerce

Se é o que você procura saber, continue a leitura!

O que é take rate?

O take rate é uma taxa de intermediação, ou “taxa de tomada”, que uma plataforma digital cobra sobre o valor de cada transação realizada pelos parceiros cadastrados (sellers). 

É um método de cobrança muito comum em marketplaces e outros modelos de negócio que conectam vendedores e compradores (ou fornecedores e clientes).

Seu uso mais frequente está em plataformas que não vendem diretamente, mas oferecem o espaço para que outras empresas façam isso, cobrando uma comissão por cada transação.

Essa comissão em percentual é o take rate.

Exemplos de take rate

A taxa média de take rate pode variar bastante de acordo com a plataforma e a categoria dos produtos, como nos exemplos a seguir:

As taxas, vale ressaltar, são cobradas sobre o volume total transacionado, ou receita bruta gerada pelo vendedor na plataforma.

Como calcular o take rate?

De maneira geral, o take rate já vem calculado (as plataformas informam o percentual de cobrança em algum lugar no sistema). 

Mas se, por alguma razão, você precisar realizar o cálculo para descobrir a taxa de uma transação, o processo é relativamente simples.

Basta dividir o valor nominal da taxa cobrada pelo valor total da transação e multiplicar por 100 para encontrar o take rate em percentual.

Exemplo prático

Supondo que um seller tenha realizado uma venda de R$ 1.000 em um marketplace, do qual foi descontado R$ 100 de taxa — o vendedor ficou com R$ 900.

Para calcular o take rate, você pode usar a seguinte fórmula: 

  • Take rate (%) = (valor da taxa cobrada / valor total da transação) * 100.
  • Take rate (%) = (100 / 1000) * 100
  • Take rate (%) = 10%.

Nesse nosso exemplo, a taxa de intermediação foi de 10%.

Qual é um bom take rate?

Um bom take rate depende da perspectiva.

Se sua empresa é a plataforma que cobra a taxa, quanto maior o percentual, melhor — afinal, é sua principal fonte de faturamento.

Mas se você é um seller que usa o marketplace, deve avaliar o take rate em relação aos benefícios que a plataforma oferece, como visibilidade, facilidade logística e segurança.

Nesse caso, não basta comparar os percentuais apenas. 

Uma plataforma que oferece uma grande base de clientes e uma estrutura consolidada pode justificar uma taxa maior em troca de conveniência e alcance.

Caso contrário, não faz sentido. 

Vale a pena pagar take rate?

Para muitos e-commerces iniciantes, utilizar marketplaces é uma forma eficiente de atingir um público maior e garantir um fluxo relevante de vendas.

A taxa de intermediação, no entanto, “corrói” significativamente a receita e o lucro — por menor que seja.

Em determinados casos, pode ser vantajoso pagar a taxa, mas em outros, vender diretamente pode ser uma alternativa mais eficiente, sobretudo se o produto tiver um público estabelecido.

Cada caso é um caso. 

Antes de tomar qualquer decisão, é importante fazer as contas e verificar se, mesmo após o pagamento das taxas e dos demais custos e despesas, a margem líquida do produto ainda é competitiva.

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