A tecnologia na contabilidade tem sido a grande responsável por livrar os contadores dos embaraços cotidianos e elevá-los a outro nível.
Com a tecnologia, a contabilidade se tornou mais dinâmica, eficiente, produtiva e abrangente.
Não há mais limitação de espaço e tempo.
Os profissionais, antes amarrados às rotinas burocráticas, não são mais apenas “guarda-livros” – tornaram-se muito mais estratégicos para seus clientes.
Quer saber como essa tecnologia na contabilidade beneficia as startups?
Então, continue a leitura, pois é disso que vamos tratar.
O avanço da tecnologia na contabilidade
A evolução da tecnologia na contabilidade tem muito a ver com a evolução dos próprios negócios do ecossistema startup.
Há uma série de protocolos a seguir, com base em princípios que regem as boas práticas, mas nem por isso a contabilidade deixou de evoluir e acompanhar as tendências.
A chamada contabilidade 4.0, uma referência à quarta revolução industrial, é um caminho sem volta.
Muitas funções antes desempenhadas por equipes de profissionais dentro dos escritórios contábeis passaram a ser executadas por sistemas automatizados.
Essa nova configuração operacional reduz custos, aumenta a eficiência dos processos e minimiza os riscos de erros e retrabalhos.
Não há mais necessidade de reuniões presenciais, pilhas de documentos impressos e motoboys levando e trazendo papéis a todo instante.
Com o avanço da tecnologia na contabilidade, a relação escritório-cliente ficou mais simples e prática.
Sistemas de ERPs podem ser integrados, documentos podem ser assinados digitalmente e hospedados em nuvem, e informações úteis à tomada de decisão são compartilhadas em tempo real.
Benefícios da tecnologia contábil em startups
Para startups que trabalham com equipes enxutas e nem sempre podem contratar um profissional para se dedicar aos números, a tecnologia na contabilidade é essencial.
Afinal, tecnologia é o DNA dessas empresas embrionárias, cujo propósito é transformar o jeito de fazer negócios.
A seguir, confira alguns benefícios da tecnologia na contabilidade para startups:
Redução de custos
Com os recursos tecnológicos aplicados à contabilidade, é possível reduzir custos contábeis de uma startup de diferentes maneiras.
Primeiro, a partir de uma pesquisa de preços entre os prestadores de serviço.
Com a contabilidade digital, você não precisa se limitar aos escritórios de sua cidade.
Outro ponto relevante é a economia de dinheiro com impressão e envio de documentos físicos, seja por meios próprios ou terceirizados.
Eficiência operacional
Por meio dos recursos tecnológicos na contabilidade, como o BI, a automatização de processos e cloud computing, a prestação de serviços se torna muito mais eficiente.
A startup pode, por exemplo, delegar toda sua demanda operacional a um escritório especializado por meio de BPO financeiro e ainda contar com consultorias remotas esporadicamente.
Segurança dos dados
O compartilhamento de documentos é algo que deve ser tratado com cuidado, afinal, estamos falando de informações sensíveis (de negócios e de pessoas).
Para tanto, existe a LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados), que estabelece uma série de regras com o objetivo de proteger os dados pessoais.
Nesse contexto, a computação em nuvem dispõe de certificados que elevam o nível de segurança dos dados, garantindo o controle de acesso a pessoas autorizadas.
Serviços de alto valor agregado
Por fim, com a ajuda de softwares eficientes e de um parceiro estratégico, o empreendedor deixa de se preocupar com rotinas pouco relevantes e ganha tempo para focar no core business do negócio.
Do mesmo modo, o contador também consegue se desvencilhar das burocracias do próprio escritório e ser um parceiro muito mais relevante para seu cliente.
Para sobreviver aos primeiros estágios e escalar, as startups precisam muito da consultoria contábil, seja para um planejamento tributário ou para uma rodada de investimento.
4 tecnologias que otimizam a contabilidade
A contabilidade conta com diversas ferramentas tecnológicas que otimizam o trabalho, resultando em ganho de eficiência para o escritório e para a empresa que o contrata.
A seguir, confira as principais:
1. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) é a principal responsável pelo surgimento de sistemas que trabalham, “aprendem” e “decidem” sozinhos.
Os algoritmos e o aprendizado de máquina ganham cada vez mais relevância em diferentes setores da economia, como na indústria e na prestação de serviços.
Na contabilidade não é diferente.
Por meio da IA, robôs inteligentes conseguem executar tarefas diárias com muito mais velocidade e precisão.
2. Business Intelligence
No contexto da contabilidade, o BI representa um conjunto de ferramentas que selecionam, tratam e transformam grande quantidade de dados em relatórios amigáveis e intuitivos.
Trata-se de um serviço indispensável ao cotidiano das startups, que precisam monitorar indicadores e estar a par das mudanças repentinas de cenários.
Por meio de relatórios automatizados e disponibilizados em tempo real, os gestores podem monitorar a performance de um negócio e tomar decisões com base em dados e não em suposições.
3. Cloud Computing
Com a computação em nuvem, não há mais necessidade de servidor físico para arquivar documentos.
A partir do cloud computing, recurso que hospeda diferentes tipos de dados, é possível compartilhar os documentos contábeis entre cliente e empresa de maneira prática e fácil.
Assim, tanto a startup quanto o escritório de contabilidade têm acesso, de qualquer lugar, aos arquivos por meio de diferentes dispositivos.
4. BPO financeiro
Com todo esse arsenal tecnológico à disposição, sua startup pode tranquilamente adotar o BPO financeiro e liberar os profissionais para focar em outras tarefas mais estratégicas.
BPO (Business Process Outsourcing) é a terceirização de processos de negócios, uma prática empresarial que tem se tornado cada vez mais comum.
No caso das startups, o BPO pode ser uma alternativa viável à contratação de pessoal para cuidar especificamente do gerenciamento financeiro.
Além de reduzir custos, o empreendedor delega a empresas especializadas um serviço que ele sabe que será bem feito.
E então, o que achou do artigo?
É de mais tecnologia na contabilidade que sua startup precisa?
Se sim, conte com a Comece com o Pé Direito para ajudá-lo a estruturar o crescimento do seu negócio.
Somos uma empresa de contabilidade especializada em startups, com todo o know-how e aparato tecnológico que o ecossistema exige.
Temos um pacote completo de soluções para a gestão do seu Back Office.
Clique aqui e saiba mais.