Terceirização do RH: o que é e como funciona em startups?

terceirização rh0
Blog > Gestão > Terceirização do RH: o que é e como funciona em startups?

Pensando em adotar a terceirização de RH em sua startup?

De fato, essa é uma estratégia que pode aperfeiçoar a gestão de pessoas, trazendo mais especialização e menos custo para o seu negócio.

A gente sabe que a relação empresa-colaborador consiste em vários procedimentos que devem seguir o rigor da lei. 

Um deslize e você pode ter sérios problemas, inclusive no âmbito judicial.

Empresas dos mais diversos segmentos adotam a terceirização do RH como forma de profissionalizar o setor e economizar custos.

No ecossistema startup, essa estratégia é ainda mais interessante, como você confere ao longo deste artigo.

O que é terceirização do RH?

A terceirização do RH é a transferência das rotinas do departamento de Recursos Humanos para uma empresa terceirizada com capacidade técnica e operacional para o trabalho. 

Trata-se de uma prática comum no ambiente empresarial e que envolve diferentes áreas, como contábil, jurídica, pessoal, administrativa, dentre outras. 

Por meio da terceirização de atividades operacionais, o empreendedor reduz custos e despesas e ganha mais tempo para focar na atividade-fim do negócio.

Além do mais, startups em estágios iniciais trabalham com equipes enxutas e nem sempre têm recursos para contratar profissionais exclusivamente para cuidar das demandas do RH. 

Um parceiro que entende do assunto pode, além de assumir o trabalho mais específico, auxiliar o empreendedor nas decisões envolvendo a relação startup-colaborador.

Como funciona a terceirização no RH

Se você está considerando adotar a terceirização de RH em sua startup, é importante cumprir algumas etapas para obter o máximo de aproveitamento.

O primeiro passo é fazer um diagnóstico interno, considerando o fluxo de trabalho e o tamanho da equipe.

Em seguida, encontre o parceiro certo que compreenda a linguagem do universo da inovação para assumir as demandas de sua startup.

Conceitualmente, as demandas de RH são diferentes das rotinas do Departamento de Pessoal (DP). 

Enquanto o RH tem como função cuidar da gestão de pessoas, como contratação, treinamento, planejamento de férias e demissão, o DP cuida de processos burocráticos: emissão de guias, folha de pagamento etc.

Ao optar pela terceirização do RH, escolha uma empresa com capacidade de fazer o serviço completo, incluindo as demandas do Departamento Pessoal. 

Aqui na Comece com o Pé Direito, terceirizamos tanto as demandas do seu RH quanto do seu DP.

Graças às ferramentas tecnológicas, todo o trabalho é feito 100% online por meio de uma plataforma que permite o compartilhamento de informações em tempo real.

A Comece preparou um manual com dicas valiosas de formação de equipe. Aprenda a analisar o perfil de candidatos, conhecer os tipos de contratação mais indicados para o seu negócio e como organizar o seu DP e RH:

Vantagens do RH terceirizado

A terceirização de RH tem diversas vantagens, sobretudo para as startups que precisam concentrar esforços no objetivo principal: escalar.

Dentre as principais, destacam-se:

  1. Economia de gastos e despesas: ao contratar uma empresa terceirizada para cuidar das demandas de RH, sua startup evita investir tempo e dinheiro na contratação de profissionais para cuidar exclusivamente das rotinas do setor
  2. Profissionalização do RH: outra vantagem é contar com uma empresa especializada nos trâmites relacionados às rotinas de RH, principalmente em relação à legislação trabalhista
  3. Foco no core business: com o RH em boas mãos, você fica tranquilo para dedicar-se ao que realmente importa: criar um produto diferenciado que atenda às reais necessidades do seu cliente
  4. Segurança da informação: empresas especializadas em terceirização de RH investem em sistemas seguros de armazenamento e tratamento de dados conforme determina a LGPD
  5. Redução de risco de processos trabalhistas: com uma gestão alinhada às normas legais, sua startup reduz significativamente os riscos de processos trabalhistas, evitando dores de cabeça e prejuízos.

Quais serviços do RH podem ser terceirizados

Os planos de terceirização de RH oferecidos pelas empresas variam conforme a necessidade de cada cliente. 

Os principais serviços são:

  • Orientações quanto às normais legais vigentes
  • Gerenciamento de processos relacionados à contratação, planejamento de férias e demissão conforme a legislação em vigor
  • Gestão de pessoas data-driven (People Analytics), utilizando a análise de dados e indicadores-chave na tomada de decisões
  • Esclarecimentos de dúvidas quanto à legislação trabalhista, envolvendo os diferentes tipos de contratação
  • Gestão de benefícios e controle de ponto eletrônico
  • Cloud computing aplicada à gestão de RH
  • Agendamento de exames admissionais e periódicos na medicina do trabalho.

Além dos serviços de RH, sua startup também pode terceirizar rotinas do Departamento Pessoal (DP), tais como:

  • Elaboração de folha de pagamento
  • Emissão de guias do IRRF, FGTS e INSS
  • Sublicenciamento de plataforma para gestão de DP
  • Rotinas exigidas pelo e-Social, dentre outras.

Como acertar na terceirização do RH

Se você chegou à conclusão de que a terceirização do RH é uma alternativa viável para sua startup, então confira algumas dicas de como acertar na escolha do parceiro estratégico. 

Defina quais serviços terceirizar

O primeiro passo é listar quais serviços de RH você pretende terceirizar.

Você pode optar por um plano completo ou um pacote básico, dependendo do custo-benefício e das necessidades do seu negócio.

Avalie a empresa antes de contratar

A avaliação da empresa a ser contratada é um dos passos mais importantes no processo de terceirização de RH, portanto, seja criterioso. 

Analise se a candidata a assumir a gestão das rotinas do seu departamento tem capacidade técnica para o serviço e se compreende as suas necessidades.

Investigue seu histórico, busque informações sobre o currículo dos profissionais responsáveis e analise os canais de atendimento.  

Se possível, faça uma comparação com outras empresas que prestam o mesmo serviço, além de considerar a opinião de clientes.

Escolha um parceiro que conheça o universo startup

Startups são empresas essencialmente inovadoras, imersas em um ambiente de grandes incertezas

Você precisará de um parceiro estratégico que transmita confiança e ajude o seu negócio a dar certo.

O mercado está repleto de escritórios que prestam serviços de terceirização, mas nem todos entendem a linguagem das startups. 

Para auxiliar na gestão do seu negócio, no nosso canal do YouTube nosso time de departamento pessoal produz conteúdos para ajudar as startups a darem certo. Dá uma olhada nas nossas dicas.

Se é de um parceiro estratégico que você precisa, conheça os serviços exclusivos da Comece com o Pé Direito

Somos uma empresa especializada em contabilidade para startups, com consultoria fiscal, financeira e trabalhista. 

Por meio do BPO de RH, oferecemos assessoria completa em gestão de pessoas com foco em empresas do ecossistema da inovação.

Quer saber mais? Então, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar sua startup a decolar.

Related Posts

Leave a Reply