Big data na contabilidade: use dados e números a favor da startup

big data contabilidade0
Blog > Contabilidade > Big data na contabilidade: use dados e números a favor da startup

O big data na contabilidade é uma forma de usar o poder dos dados a favor do crescimento da sua startup.

Você já sabe como os dados são valiosos, mas será que está explorando o potencial deles na sua gestão contábil, fiscal e financeira?

Com as tecnologias certas, você consegue mapear todos os números do seu negócio, cruzar informações estratégicas e gerar insights que vão guiar sua tomada de decisão.

Vamos entender como o big data é aplicado na contabilidade e quais as vantagens de utilizar essa abordagem no seu negócio.

Continue lendo e use os dados contábeis para impulsionar sua startup.

O que é big data na contabilidade?

Big data na contabilidade é o uso de grandes volumes de dados e ferramentas de análise para otimizar a gestão contábil das startups. 

Como já sabemos, dados são o novo petróleo, e as empresas têm buscado maneiras de extrair esse valioso material e transformá-lo em riqueza. 

Para você ter uma ideia, cada usuário do planeta utiliza cerca de 31,4 gigabytes de dados por dia, e o total de dados produzidos estimado em 2020 foi de 44 zettabytes (um zettabyte corresponde a cerca de 6 sextilhões de bytes), segundo dados publicados na Seed Scientific.

Na contabilidade, não é diferente: são produzidos inúmeros dados sobre custos, movimentações financeiras, impostos e outras transações que precisam ser mapeados para guiar a tomada de decisão da gestão.

Nesse contexto, chamamos de big data o conjunto de tecnologias que viabilizam a análise de toda essa informação, que não poderia ser decifrada pelas ferramentas tradicionais devido à sua extensão e complexidade.

Esse conceito está diretamente relacionado ao Business Intelligence (BI), que reúne ferramentas que permitem transformar dados brutos em insights importantes para as startups.

Vantagens do big data contábil

O big data contábil traz inúmeras vantagens para a gestão de startups e scale-ups. 

Confira as mais relevantes.

Mais agilidade na gestão contábil e fiscal

Uma das principais vantagens do big data contábil é a agilidade proporcionada à gestão contábil e fiscal.

Com a análise de dados, é possível compilar, processar e interpretar grandes volumes de informação em questão de segundos.

Isso representa um ganho de tempo enorme na geração e análise de demonstrativos e relatórios da contabilidade e do financeiro.

Informação estratégica para a tomada de decisão

O big data é famoso por fornecer informação estratégica em tempo real para a tomada de decisão nas startups.

Na contabilidade, esses insights podem mudar a trajetória da empresa e contribuir com sua saúde financeira e potencial de escalabilidade.

Com o apoio da tecnologia, o gestor pode enxergar um cenário mais amplo, fazer um diagnóstico financeiro aprofundado e direcionar custos e investimentos para o crescimento da startup.

Possibilidade de análises preditivas

O big data na contabilidade também permite que a startup vá além dos relatórios com base em dados passados e faça análises preditivas. 

Isso é possível graças às tecnologias de machine learning (aprendizado de máquina) que combinam dados e analisam padrões para criar projeções precisas

Dessa forma, a empresa pode prever mudanças no cenário econômico ou antecipar possíveis erros na sua gestão financeira, por exemplo. 

Como o big data ajuda a gestão contábil?

Na prática, o big data pode ser aplicado em uma série de processos contábeis e financeiros.

Confira alguns exemplos.

Controle do orçamento

As receitas e custos da empresa sofrem inúmeras variações e precisam ser acompanhados de perto no controle do orçamento.

Com o big data na contabilidade, é mais fácil monitorar as entradas e saídas do caixa e manter o equilíbrio financeiro.

Além de compilar os dados passados, a tecnologia também possibilita a realização de projeções, inclusive com opções de cenários otimistas e pessimistas

Planejamento tributário

Já imaginou cruzar dados de diversos tributos recolhidos pela empresa para otimizar o pagamento de impostos?

Isso é possível com a aplicação do big data ao planejamento tributário.

Bastam alguns cliques para analisar os tributos pagos pela empresa e encontrar caminhos para reduzir a carga tributária. 

Gestão de folha

Na área de departamento pessoal, o big data é um aliado importante no fechamento e gestão da folha de pagamento. 

Isso porque esse processo inclui inúmeros cálculos de remuneração, controle de ponto e encargos trabalhistas, e qualquer erro pode impactar as finanças da empresa ou mesmo levar a uma situação irregular com o Fisco.

Por isso, vale a pena contar com recursos tecnológicos que facilitam a análise dos dados e automatizam a revisão tributária.

Projeções de desempenho financeiro

O big data na contabilidade também é útil para obter projeções de desempenho mais precisas na startup.

Com os dados financeiros mapeados, é possível cruzar informações e definir KPIs (Indicadores-chave de desempenho) para prever resultados econômicos.

Assim, a startup não fica no escuro em relação às finanças e pode criar um planejamento estratégico para melhorar seu desempenho em longo prazo, dependendo dos objetivos. 

Big data e Business Intelligence: como usar a seu favor?

O big data e o Business Intelligence devem ser usados em conjunto para agilizar a gestão contábil e financeira nas startups.

Quando você investe nesse tipo de tecnologia, poupa muito tempo e esforço para analisar os números do seu negócio e ganha vantagem competitiva com o acesso à informação em tempo real.

O que antes exigia uma análise minuciosa de relatórios fica muito mais fácil com os dashboards altamente visuais que são gerados a partir de dados concretos do negócio.

Na Comece Com o Pé Direito, por exemplo, oferecemos ferramentas avançadas para análise de dados de forma interativa e descomplicada.

Tudo para que você tenha toda a informação necessária sempre à mão para tomar decisões e escalar seu negócio.

Entendeu o papel do big data na contabilidade de startups?

Então, veja o que nosso serviço de Business Intelligence pode fazer pelo seu negócio.

Related Posts

Deixe uma resposta