ChatGPT: o que é, como usar e benefícios para a sua empresa

chatgpt5
Blog > Inovação > ChatGPT: o que é, como usar e benefícios para a sua empresa

Lançado em novembro de 2022, o ChatGPT alcançou seu primeiro milhão de usuários em apenas cinco dias, um recorde mundial na comparação com outras novidades tecnológicas.

Em dois meses, mais de 100 milhões de pessoas haviam feito cadastro para conhecer e testar a mais nova e revolucionária ferramenta.

Mas afinal, o que é e como funciona o ChatGPT?

O que justifica esse interesse tão grande pelo chatbot de inteligência artificial?

Quais os benefícios para as empresas?

Se você está em busca de respostas para perguntas como essas, avance na leitura e entenda mais sobre o assunto.

O que é ChatGPT?

O ChatGPT é um protótipo de chatbot baseado em inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, uma empresa de pesquisa americana, capaz de conversar com o usuário em linguagem natural.

GPT é a sigla para Generative Pre-trained Transformer, uma tecnologia que funciona a partir de uma grande variedade de dados de texto para gerar respostas para as mais diversas perguntas e tarefas.

A ferramenta ainda está sendo otimizada e, conforme comunicado do próprio site da OpenAI, o feedback do público é essencial para aprimorar os diálogos e as respostas.

Mesmo em fase experimental, tem chamado a atenção pela qualidade dos textos e pelo nível de articulação das respostas, embora ainda apresente alguns resultados errados e imprecisos.

Para que serve o ChatGPT?

“O ChatGPT serve para ajudar as pessoas a obter informações, responder perguntas, fornecer suporte técnico, entre outras coisas, por meio de conversas em linguagem natural”.

“Ele pode ser usado em uma ampla gama de aplicações, como assistentes virtuais, chatbots de atendimento ao cliente, ferramentas de pesquisa e muito mais”.

Os dois parágrafos acima foram escritos pelo próprio ChatGPT.

O uso dessa tecnologia dentro das empresas como ferramenta de otimização de processos ainda está sendo dimensionado, mas a repercussão, no geral, tem sido positiva. 

Isso porque, embora a sua principal função seja conversar como humano, sua versatilidade vai além. 

A ferramenta também consegue detectar problemas em programas de computador, compor músicas, criar poesias, escrever textos criativos, fazer resumos de artigos e até testes acadêmicos. 

Como funciona o ChatGPT?

Do ponto de vista técnico, o ChatGPT funciona a partir de uma rede neural de aprendizado profundo chamada Transformer. 

Exposto a grandes quantidades de dados de texto, o chatbot aprende a prever a próxima palavra em uma sequência lógica conhecida como “modelagem de linguagem”.

Ao “ler e interpretar” uma pergunta, consegue escrever uma resposta completa e relevante que pode ser aprimorada, caso o usuário reformule a pergunta, ou continuada, caso faça novas perguntas.

O diálogo sobre um determinado assunto dentro de um contexto de bate-papo se parece muito com uma conversa entre humanos. 

Isso é possível porque o ChatGPT leva em consideração não apenas as palavras específicas de uma pergunta, mas todo o histórico da conversa.

Vale ressaltar que, embora o tom das respostas possa passar credibilidade e autoridade, a ferramenta ainda comete erros e está limitada aos dados disponíveis até 2021.

Como as empresas podem se beneficiar do ChatGPT?

Os benefícios do ChatGPT para as empresas ainda estão sendo compreendidos, mas Bill Gates acredita que serão equivalentes à invenção da internet.

“Vai mudar nosso mundo”, disse o cofundador da Microsoft.

Um artigo da Forbes diz que “quase qualquer empresa pode usar o ChatGPT para aumentar o desempenho e a produtividade”.

Vamos, então, a alguns exemplos de possíveis aplicações práticas.

Automatização de rotinas

Dentro das empresas, o ChatGPT pode ser usado como importante instrumento de automatização de tarefas repetitivas e rotineiras, uma tendência em negócios de diversos segmentos.

As organizações podem usar o aplicativo, por exemplo, como estratégia de suporte 24 horas ao cliente sem a necessidade de contratação extra de pessoal.

Marketing e vendas

Com a ajuda do ChatGPT, uma equipe de vendas pode ganhar tempo e eficiência ao usar a ferramenta para escrever e-mails ou sugerir mensagens de campanhas para diferentes tipos de produtos e clientes.

Engenharia de software

O ChatGPT pode também ajudar o engenheiro de programação em seu trabalho de escrever, ler e interpretar diferentes tipos de códigos.

Brainstorming

Pode ainda ajudar um líder de equipe a reunir ideias para um projeto ou planejamento estratégico em uma reunião de brainstorming.

Ao invés de perder tempo navegando na internet em busca de ideias e insights, o usuário pode estabelecer uma conversa com o chatbot e dissipar o bloqueio criativo.

Esses são apenas alguns exemplos de aplicações práticas, mas há outros que certamente poderão ser otimizados com a ajuda da inteligência artificial.

Basta saber usar a ferramenta do jeito certo.

Gostou do artigo?

Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Aproveite para conhecer os serviços contábeis e financeiros da Comece com o Pé Direito, com soluções especializadas para empresas de tecnologia e startups. 

Temos pacotes completos para todas as demandas do seu back office.

Deixe uma resposta