Práticas ESG: o que são, exemplos e por que implantar

0
Blog > Empreendedorismo > Práticas ESG: o que são, exemplos e por que implantar

As boas práticas ESG devem ir além do discurso retórico sobre a importância da responsabilidade ambiental, social e de governança.

Devem fazer parte do DNA da startup, de sua cultura organizacional e das decisões estratégicas de curto, médio e longo prazos.

As razões para adotar os princípios ESG se justificam por vários motivos, a começar pela exigência dos clientes e investidores.

A seguir, confira alguns exemplos de ações sustentáveis e socialmente responsáveis que você pode implementar, inclusive como estratégia de negócios.

O que são práticas ESG?

Práticas ESG são ações efetivas de responsabilidade ambiental, social e de governança adotadas tanto no âmbito interno quanto externo às organizações.

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português).

No universo das startups, trata-se de iniciativas que têm como objetivo alinhar a gestão do negócio a uma tendência mundial pautada pela necessidade de cuidar melhor do meio ambiente, dos recursos naturais e das pessoas.

Nesse contexto, vale ressaltar que as práticas ESG vão além de discursos afinados e de estratégias de marketing.

São iniciativas integradas às ações cotidianas, aos hábitos e comportamentos.

Por que adotar práticas ESG?

A adoção de boas práticas ESG em startups se justifica por diversos motivos, mas podemos destacar três como sendo os principais:

  1. Exigência do público consumidor
  2. Preferência dos investidores por startups comprometidas com a agenda ESG
  3. Oportunidade de negócio, sobretudo no universo B2B.

O primeiro tópico é também o mais importante.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 75% dos consumidores preferem empresas que adotam práticas sustentáveis

A InPress Porter Novelli aponta que 84% dos consumidores acreditam que as empresas precisam comunicar seus propósitos de forma clara, bem como as ações para alcançá-los.

Em relação aos investidores, o que se vê no mercado é cada vez mais as práticas ESG sendo adotadas como critério de investimento pelos fundos institucionais.

Uma pesquisa da plataforma Distrito revela que, desde 2011, as startups focadas em soluções ESG captaram US$ 991 milhões. 

Olhando para a frente, a PwC acredita que o investimento em negócios que executam ações de responsabilidade social e ambiental pode chegar a US$ 4,3 trilhões até 2030.

Diante disso, como sua startup pode se posicionar?

Além de adotar práticas ESG como política de gestão, é possível também crescer nesse mercado oferecendo soluções sustentáveis.

Um estudo da Ace Córtex, por exemplo, revela que o Brasil atualmente tem 343 startups focadas em soluções relacionadas às práticas ESG, sendo:

  • 180 que propõem soluções ambientais (environmental)
  • 130 que possuem negócios de impacto social (social)
  • 33 que desenvolvem soluções de governança (governance).

Na grande maioria dos casos são modelos de negócios B2B pautados em gestão de energia, mobilidade elétrica, educação e segurança cibernética que oferecem serviços para outras empresas.

7 exemplos de práticas ESG

Mesmo que seu core business não seja soluções ESG, como nos exemplos que acabamos de ver, você pode adotar boas práticas de governança corporativa e de responsabilidade social e ambiental em sua empresa.

A seguir, confira alguns exemplos:

Práticas ESG: soluções ambientais

No “braço ambiental”, é possível adotar diversas práticas ESG relacionadas ao uso consciente dos recursos naturais, o que pode envolver desde a redução do consumo ao reuso inteligente. 

  1. Logística reversa: dentro do contexto dos três R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), você pode pensar em estratégias de reutilização de materiais que chegaram ao fim do seu ciclo produtivo, seja por meio do reaproveitamento ou da revenda a terceiros
  2. Redução do consumo: pesquise também maneiras de reduzir o consumo de matéria-prima, mesmo que sua startup seja focada essencialmente em soluções tecnológicas
  3. Energia limpa: a energia solar fotovoltaica talvez seja a mais evidente atualmente, mas é possível explorar outras fontes renováveis, seja para o uso interno ou como solução B2B.

Práticas ESG: social

No âmbito social, as práticas ESG também podem ser internas ou externas à organização, como exemplificado a seguir.

  1. Inclusão e diversidade: uma boa maneira de demonstrar na prática como a sua empresa respeita os direitos sociais é abraçar a inclusão de forma ampla (etnia, PcD, orientação sexual ou preferências religiosas)
  2. Projetos sociais: apoiar iniciativas de impacto social também pode ser uma alternativa, como projetos de valorização cultural e de desenvolvimento social.

Práticas ESG: governança

A governança corporativa enquanto prática ESG está intimamente relacionada à interface startup-investidores, mas sua importância vai além.

Você pode incorporar em sua empresa:

  1. Transparência como valor inegociável, ao comunicar de forma clara e objetiva com os stakeholders todas as informações relevantes e não apenas as obrigatórias
  2. Equidade, ao adotar o princípio da igualdade de direitos, senso de justiça e imparcialidade.

Dentro do contexto das startups que oferecem soluções para outras empresas, a governança corporativa enquanto prática ESG ainda é incipiente no Brasil. 

Conforme o estudo da Ace Córtex, apesar de mais de 50% dos empreendedores apontarem a governança como deficitária, apenas 10% das startups mapeadas oferecem soluções com essa finalidade.

Como implantar práticas ESG?

Vimos que as práticas ESG podem fazer parte do dia a dia de sua startup de diferentes maneiras, seja como política de gestão ou como core business

A seguir, confira algumas dicas de como implementar boas práticas ESG alinhadas às tendências da economia moderna.

  • Compreenda o contexto do mercado no qual você atua e procure entender como as práticas ESG impactam o seu nicho e as necessidades de seus clientes, parceiros e fornecedores
  • Estabeleça metas e objetivos, considerando o planejamento em níveis estratégico, tático e operacional
  • Envolva a equipe e demonstre a seus colaboradores a importância das práticas ESG, tanto do ponto de vista dos clientes quantos dos investidores, integrando-as à cultura organizacional da startup
  • Comunique as práticas ESG de forma clara e objetiva por meio de relatórios de sustentabilidade evidenciando as ações promovidas no âmbito social, ambiental e de governança. 

Caso seu interesse seja, além de adotar práticas ESG no âmbito da gestão interna, oferecer soluções sustentáveis a outras empresas, a dica é escolher um tema, se aprofundar no assunto, entender as dores do seu público e trabalhar em uma solução. 

As pesquisas mostram que há um mercado em tendência de crescimento e cheio de oportunidades.

Então, gostou das dicas do artigo?

Para saber mais sobre a dinâmica do ecossistema startup, acompanhe nosso blog. Conheça também as soluções contábeis oferecidas pela Comece com o Pé Direito, principal player contábil do Brasil especializado em startups: você vai se surpreender!

Deixe uma resposta