Livros sobre startups: os 8 melhores títulos para você se inspirar

livros sobre startups0
Blog > Empreendedorismo > Livros sobre startups: os 8 melhores títulos para você se inspirar

Ler livros sobre startups é parte fundamental da formação do empreendedor criativo. 

Você pode consumir diversos tipos de conteúdo na internet, mas nada se compara à riqueza de informações e experiências de uma leitura mais longa.

Então, se você ainda não colocou a leitura sobre empreendedorismo em dia, este texto vai ajudar com dicas de títulos que não podem faltar na sua estante.

Continue lendo e conheça os principais livros sobre startups do mercado.

8 ótimos livros sobre startups

Os livros sobre startups são fontes importantes de conhecimento, que ajudam empreendedores a vencer os desafios da economia criativa.

Para este conteúdo, criamos uma lista com oito ótimos títulos que precisam estar na sua estante ou cabeceira e fazer parte da rotina de leitura. 

Acompanhe!

1. A Startup Enxuta (2011)

O clássico A Startup Enxuta (Leya Brasil, 2012), publicado originalmente em 2011 com o título The Lean Startup é um ótimo livro para iniciar sua imersão no mundo das startups.

Ele foi escrito pelo empreendedor do Vale do Silício Eric Ries, que criou uma das metodologias mais importantes para o desenvolvimento das startups.

O “enxuto” vem do uso de métodos ágeis, estrutura mínima e eliminação de desperdícios, que permitem às empresas criativas crescerem rapidamente e de forma eficiente.

No livro, você vai entender como nasceu a ideia de startup enxuta e porque esse modelo é usado até hoje para escalar negócios criativos

2. Hacking Growth (2020)

Que tal entender a metodologia growth hacking a partir da visão de seus próprios criadores?

No livro Hacking Growth: a estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido (Alta Books, 2020), os pioneiros do Vale do Silício Sean Ellis e Morgan Brown mostram como desenvolveram o método utilizado por startups de sucesso como Airbnb e Uber. 

É uma obra indispensável para quem quer conquistar clientes com uma solução inovadora, ampliar seu mercado e crescer exponencialmente

3. A Revolução das Startups (2018)

A Revolução das Startups (Alta Books, 2018) é uma obra atual que introduz o conceito de startup e mostra a evolução do ecossistema no país.

O autor, Bruno Perin, é um especialista em neuromarketing e empreendedorismo com grande experiência em startups e um currículo com palestras nacionais e internacionais. 

O livro é excelente para quem está começando a explorar a economia criativa e quer entender como funciona uma startup.

4. O Estilo Startup (2019)

Mais um título do pioneiro Eric Ries, O Estilo Startup (Sextante, 2019) mostra como as empresas tradicionais podem crescer utilizando táticas típicas de startups.

É uma leitura muito interessante para entender as novas possibilidades que misturam o melhor da administração geral com a disciplina emergente da gestão empreendedora.

Se você já tem uma empresa e quer adotar o estilo das startups, esse é o livro certo para começar. 

5. Startup: manual do empreendedor (2018)

Em Startup: Manual do Empreendedor – o guia passo a passo para construir uma grande empresa (Alta Books, 2018), os empreendedores em série Steve Blank e Bob Dorf revelam o caminho das pedras do Vale do Silício.

A obra reúne todas as informações, hacks e dicas para empreendedores iniciantes que querem alcançar o sucesso com suas startups.

Desde o início da leitura, os autores deixam claro que “uma boa ideia sem execução não leva ninguém a lugar nenhum”, reforçando a importância de validar ideias e focar nas necessidades dos clientes ao começar um negócio.

6. Metodologia Startup Village (2019)

O livro Metodologia Startup Village: os 7 pilares para empreender com equilíbrio e alta performance (Literare Books, 2019) é um guia para superar desafios na criação e gestão de startups. 

O autor, Fernando Godoy, atua como empreendedor criativo nos EUA e no Brasil com foco em inovação e tecnologia.

Ao longo da obra, ele relata as adversidades que encontrou e como deu a volta por cima para atingir a alta performance em startups, abordando desde a educação financeira até a liderança disruptiva

7. Startup Weekend (2018)

O livro Startup Weekend: como levar uma empresa do conceito à criação em 54 horas (Alta Books, 2018) traz uma proposta ousada: criar uma startup de sucesso em um fim de semana

Os autores Clint Nelsen, Marc Nager e Franck Nouyrigat, todos empreendedores em série, ficaram famosos por promover eventos que reúnem desenvolvedores, designers, marqueteiros e entusiastas para criar startups promissoras em 54 horas.

No livro, você vai entender como é organizado um Startup Weekend e aprender a criar um negócio do zero em alguns dias. 

8. Projeto Startup (2018)

Para jovens que sonham em abrir sua startup, o livro Projeto Startup: da ideia ao primeiro milhão (Best Seller, 2018) é um guia essencial escrito por quem já testou os métodos na prática.

Os autores João Magalhães e Gustavo Teixeira apresentam o passo a passo para empreender com ideias inovadoras e métodos ágeis, de forma clara e didática.

Alguns pontos altos da obra são dicas para escolher sócios, gatilhos de venda e técnicas para captar investimentos

Por que ler sobre startups?

Ler sobre startups é fundamental para quem pretende empreender na economia criativa e transformar uma grande ideia em um negócio de sucesso.

É claro que você pode acompanhar blogs, ver vídeos, ouvir podcasts e se manter informado sobre o universo das startups, mas leve em conta a densidade de conteúdo que um livro oferece.

Esse formato tem o aprofundamento necessário para você dominar o assunto e ter um embasamento sólido antes de se jogar no mercado.

Além disso, muitos autores compartilham experiências valiosas de empreendedorismo que você não encontraria em outro lugar, e até guiam os leitores de forma didática para começar um negócio do zero.

Então, vale a pena ir atrás de alguns títulos e usar seu tempo livre para ler sobre startups. 

Nada substitui o empreendedorismo na prática, mas a leitura pode ajudar você a encontrar atalhos, superar obstáculos e se inspirar para abrir sua startup.

Ficou clara a importância dos livros sobre startups para ampliar seu conhecimento?

Se precisar de ajuda na parte contábil, financeira e estratégica, conte com a Comece Com o Pé Direito para apoiar seu crescimento.

Related Posts

Leave a Reply