Contabilidade de empresas digitais e seu papel no crescimento de startups

contabilidade de empresas digitais0
Blog > Contabilidade > Contabilidade de empresas digitais e seu papel no crescimento de startups

A contabilidade de empresas digitais é pensada para ajudar startups a superar seus desafios e crescer no mercado.

Os serviços até são parecidos com os da contabilidade tradicional, mas são prestados de forma muito mais ágil e alinhados à cultura de inovação e tecnologia.

Com um parceiro que entende sua realidade, você não precisa lidar com a burocracia dos escritórios offline e ainda pode contar com informações estratégicas para o crescimento da sua startup.

Quer ver como a contabilidade de empresas digitais faz toda a diferença para os resultados da gestão?

É só seguir a leitura e acompanhar nossas dicas para contratar o serviço certo.

Como é a contabilidade de empresas digitais?

A contabilidade de empresas digitais acompanha o ritmo da gestão online e traz os diferenciais da tecnologia para as rotinas fiscais e contábeis.

Apenas para deixar mais claro, estamos chamando de “empresas digitais” todos os negócios que têm a maior parte de suas operações realizadas pela internet.

Nessa classificação, estão incluídas as lojas online, as startups de tecnologia e as empresas SaaS (Software as a Service). 

Para esse modelo de negócio, ter um escritório de contabilidade tradicional não é suficiente, pois o modelo offline não dá conta dos processos online.

O mais indicado é ter um parceiro especializado em contabilidade online, que conheça o ritmo desse tipo de negócio e saiba trabalhar com as tecnologias mais recentes.

Então, vamos entender melhor o que diferencia as empresas digitais nessa área e por que é tão importante contratar um serviço diferenciado.

Principais características

Estas são algumas características que diferenciam a contabilidade de empresas digitais daquela praticada em negócios tradicionais:

  • O papel está praticamente abolido e são usados somente documentos digitais, que têm suas próprias demandas de compartilhamento e armazenamento
  • A empresa precisa garantir que seus processos sejam ágeis e não pode perder tempo com vai e vém de documentos ou com a demora para conseguir informações financeiras e contábeis
  • O atendimento do contador precisa ser rápido e incluir canais digitais como e-mail, chat e WhatsApp, de modo que a empresa consiga tirar dúvidas a qualquer momento sem burocracia
  • As reuniões presenciais já não são mais uma opção, pois representam perda de tempo e dinheiro para as empresas digitais
  • Os processos básicos da contabilidade como emissão de notas fiscais, escrituração e guias de impostos precisam ser automatizados para otimizar tempo
  • A empresa precisa de informações estratégicas da contabilidade para tomar decisões e se adaptar rapidamente às mudanças do mercado.

Importância da contabilidade para empresas digitais

Como vimos, a contabilidade de empresas digitais tem algumas particularidades que exigem um serviço especializado.

Por isso, é fundamental que o gestor desse tipo de negócio procure um escritório ou contador alinhado às suas necessidades e capaz de acompanhar o ritmo do mercado digital

Isso porque a contabilidade não é um serviço opcional, e toda empresa precisa manter suas contas em dia e garantir sua regularidade com o Fisco.

Com uma solução contábil adaptada ao modelo digital, você consegue agilizar processos e evitar toda a burocracia associada aos serviços tradicionais. 

Hoje, os escritórios de contabilidade digital utilizam softwares avançados e estão sempre conectados aos seus clientes, além de entender as demandas do mercado digital e da economia criativa.

Logo, vale a pena contar com um parceiro alinhado à sua cultura e que fala a mesma língua que você, sem termos misteriosos e relatórios complicados. 

Como empresas digitais usam a contabilidade

A contabilidade de empresas digitais não é tão diferente daquela praticada nas empresas tradicionais quando falamos de processos e rotinas.

Da mesma forma que uma empresa offline, o negócio online precisa emitir notas fiscais, fazer sua escrituração, calcular e pagar impostos, realizar seu planejamento tributário, acompanhar demonstrativos, entre outras tarefas contábeis.

No entanto, a diferença está na forma como esses serviços são prestados na contabilidade online.

Para começar, tudo é feito pela internet e de maneira remota, muitas vezes com o apoio de tecnologias SaaS que funcionam 100% na nuvem. 

Assim, a startup pode acessar suas informações a qualquer hora e lugar, compartilhar documentos digitais e acompanhar de perto o trabalho da contabilidade.

Além disso, o contato online com o contador é frequente, seja para obter dados sobre o negócio ou tirar dúvidas sobre mudanças na legislação, por exemplo. 

Outro diferencial importante é a contabilidade consultiva, que vai além das rotinas da área e oferece informações valiosas para a tomada de decisão do gestor digital.

Basicamente, o contador online age como um consultor e parceiro estratégico do empreendedor.

Assim, ele apoia seu crescimento e indica o melhor caminho a ser seguido com base nos relatórios gerenciais fornecidos. 

Logo, o profissional se envolve mais com a performance da startup e não se limita a conferir saldos e resolver as questões tributárias. 

Além disso, a contabilidade de empresas digitais é essencial também no início do negócio.

É nessa fase que é preciso formalizar a startup da forma correta e escolher o regime tributário mais vantajoso. 

Como escolher sua parceira de contabilidade digital

Depois do que viu até aqui, você já sabe por que a contabilidade de empresas digitais é diferente dos serviços tradicionais do mercado.

Então, o próximo passo é escolher uma empresa de contabilidade que acompanhe seu ritmo e consiga contribuir com o crescimento da sua startup.

Veja algumas dicas para contratar o parceiro certo:

  • Confira se o pacote de serviços atende suas necessidades
  • Priorize empresas que usam tecnologias fáceis de integrar com a sua gestão
  • Avalie a reputação do negócio no mercado
  • Prefira uma empresa com atendimento por canais digitais e opções como e-mail, chat, WhatsApp e videoconferência
  • Verifique se a empresa tem conhecimento e experiência no ecossistema de inovação para atender startups e scale-ups
  • Certifique-se de que os serviços podem ser contratados e gerenciados 100% online
  • Só feche o contrato se a empresa se comprometer em fornecer informações estratégicas e apoiar o crescimento da sua startup.

Aqui na Comece Com o Pé Direito, nós atendemos a todos esses requisitos e garantimos uma contabilidade consultiva digital especializada em startups. 

Então, já sabe: fale com a gente para ter a melhor contabilidade para empresas digitais.

Related Posts

Leave a Reply