Polo tecnológico de Florianópolis incentiva startups catarinenses

polo tecnologico florianopolis0
Blog > Empreendedorismo > Polo tecnológico de Florianópolis incentiva startups catarinenses

O polo tecnológico de Florianópolis (SC), um dos mais importantes do Brasil, é exemplo de como a união de forças pode transformar a vocação econômica de toda uma região.

Chamado de “Vale do Silício da América Latina” pela BBC World, reúne centenas de empresas de software, hardware e diversos outros serviços de tecnologia, muitas das quais são vencedoras de renomados prêmios de inovação.  

Como a capital de Santa Catarina se tornou uma das mais relevantes do país em inovação tecnológica e economia limpa?

Descubra a seguir.

O que é o polo tecnológico de Florianópolis?

O polo tecnológico de Florianópolis é um ecossistema criado a partir de uma rede de parcerias entre poder público, Universidade Federal de Santa Catarina, incubadoras e entidades empresariais. 

Não se trata de uma iniciativa isolada, como uma estrutura de coworking, mas de um complexo dinâmico e descentralizado que envolve diferentes protagonistas dentro do universo da inovação e empreendedorismo.

Entre os principais indutores do polo tecnológico de Florianópolis estão as incubadoras Celta e MIDITec, os parques tecnológicos Alpha e Sapiens Parque, e instituições como o Sebrae e a Acate (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia).

Conquistar o status de “Vale do Silício da América Latina”, contudo, levou tempo.

As primeiras ações começaram na década de 1960, com a criação da Universidade Federal de Santa Catarina, quando a tecnologia ainda era assunto pouco discutido.

Desde então, vários outros projetos foram colocados em prática, como a criação de leis municipais de incentivo ao empreendedorismo e a realização de eventos reconhecidos internacionalmente, como o Startup Summit.

Como funciona o polo tecnológico de Florianópolis?

O polo tecnológico de Florianópolis funciona como uma rede de inovação e empreendedorismo descentralizada, que beneficia não apenas investidores e empreendedores, mas a sociedade como um todo.

Basicamente, a presença de empresas de tecnologia no local chama outras, que vão aproveitando a concentração de mão de obra qualificada na região, além de outras vantagens.

Mais inovação, mais arrecadação

Do ponto de vista do poder público, há um interesse primário em incentivar o empreendedorismo inovador por diversos motivos, principalmente o incremento na arrecadação.

As startups do polo tecnológico de Florianópolis constituem uma das atividades organizadas que mais geram Imposto Sobre Serviços (ISS) ao município, conforme dados da própria Prefeitura.

Ambiente propício ao desenvolvimento de novos negócios

Para o empreendedor, o polo tecnológico de Florianópolis oferece diversos benefícios que estimulam o nascimento e amadurecimento de novas empresas, como:

  • Apoio de incubadoras
  • Acesso à mão de obra qualificada formada, sobretudo, pelas universidades
  • Networking com outros players do ecossistema inovador
  • Incentivos fiscais proporcionados pelo poder público.

Além do mais, vale ressaltar que, por se tratar de um “celeiro” de projetos inovadores, ambientes como este estão sempre no radar dos investidores.

Envolvimento da comunidade

Diversas iniciativas também visam envolver a comunidade na criação de uma cultura de inovação e empreendedorismo

Uma delas é a Rede de Inovação Florianópolis, parceria entre a Prefeitura e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

O objetivo é promover a capacitação em ciência, tecnologia e inovação por meio de iniciativas diversas, como eventos e maratonas de tecnologia.

Empresas do polo tecnológico de Florianópolis

Ao longo dos anos, centenas de empresas nasceram, cresceram e alcançaram a escalabilidade dentro do polo tecnológico de Florianópolis.

Tanto que em seis das 13 edições do Prêmio Finep de Inovação, pelo menos uma empresa catarinense foi vencedora.

Confira a seguir três empresas inovadoras que fazem parte desse ecossistema:

  • Resultados Digitais: fundada em 2011, tem como objetivo ajudar empresas de todos os portes e segmentos a conquistar clientes reais e efetivos por meio do marketing digital
  • Pixeon: especializada em gestão, software e sistemas para medicina e saúde, oferece soluções completas e integradas para tornar a jornada do paciente mais rápida e segura 
  • Comece com o Pé Direito: maior player do Brasil de contabilidade digital para empresas do hub de inovação, oferece soluções completas para startups e scale-ups, como contabilidade consultiva, BPO financeiro, Business Intelligence, entre outros serviços.

Como integrar o polo tecnológico de Florianópolis?

Embora a barreira geográfica não seja mais obstáculo com a transformação digital, uma das formas mais práticas de se integrar ao polo tecnológico de Florianópolis é simplesmente abrindo uma empresa na cidade.

Você pode fazer isso de diferentes maneiras, inclusive por meio de editais das incubadoras, que oferecem suporte e infraestrutura para negócios embrionários.

Como vimos, o polo é um grande ecossistema que se retroalimenta em um ciclo virtuoso, partindo do princípio de que uma startup inovadora atrai outra e assim sucessivamente. 

Como a ideia é exatamente consolidar a região como referência em empreendedorismo tecnológico, seu projeto certamente será muito bem-vindo.

Para ajudar você a se aproximar desse ecossistema, a Comece com o Pé Direito está de portas abertas para receber e assessorar você em todas as rotinas contábeis e financeiras.

Entre em contato pelos nossos canais digitais de atendimento ou faça uma visita.

Estamos instalados na Rua Bocaiúva, 2.125, 2º andar, Centro de Florianópolis. 

Será um prazer conhecer você!

Deixe uma resposta