BPO Financeiro: como funciona, serviços e dicas para contratar

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O BPO Financeiro pode ser o que você precisa para escalar de vez sua empresa.

Com ele, é possível deixar a gestão financeira nas mãos de uma equipe altamente qualificada e ter acesso à tecnologia de ponta, além de receber relatórios e informações em tempo real para tomar decisões inteligentes.

Trata-se de um serviço que veio para livrar as empresas das preocupações com as finanças e elevar a terceirização a um novo patamar.

Ao delegar o gerenciamento financeiro por meio do BPO Financeiro, você economiza dinheiro e fica mais tranquilo para cuidar do que realmente importa: seu core business.

Leia até o fim e entenda por que essa terceirização vale a pena.

Se já conhece o serviço e busca a melhor solução em BPO Financeiro, nós temos a resposta!

O que é BPO Financeiro?

BPO Financeiro é a terceirização estratégica da gestão financeira de uma empresa, assumida por um prestador de serviços especializado.

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, ou Terceirização de Processos de Negócio, adotada em diversos processos e áreas de uma empresa ou startup.

Com a entrada em vigor da Lei da Terceirização, toda e qualquer atividade — e não apenas as atividades secundárias — pode ser terceirizada, o que abre espaço para uma gestão ainda mais eficiente.

No caso do BPO Financeiro, uma empresa especializada passa a cuidar da gestão das finanças da empresa, incluindo plano de contas, controle do fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, planos orçamentários, entre outras tarefas.

Em geral, as soluções são oferecidas por empresas contábeis que já lidam com as questões fiscais, trabalhistas e financeiras de seus clientes.

Logo, cuidar das finanças é apenas um degrau a mais na evolução da parceria.

Qual a diferença entre BPO e terceirização?

Em termos práticos, não existe diferença entre BPO e terceirização

Ambos referem-se ao mesmo conceito: delegação de processos ou serviços a um prestador externo especializado.

A terceirização é um termo mais genérico, enquanto o BPO é um nome mais “sofisticado”, geralmente usado para designar situações mais estratégicas.

Em ambas as situações, no entanto, o objetivo é um só: aumentar a eficiência e reduzir custos.

A única diferença está no nível da terceirização/BPO.

Algumas empresas podem delegar ao parceiro de negócios todas as atividades de um determinado setor ou departamento. Outras, apenas algumas tarefas. 

BPO Financeiro x assessoria x consultoria contábil

Como vimos, o BPO Financeiro é um tipo de terceirização da gestão financeira (a diferença está no nível da prestação do serviço).

Assessoria e consultoria contábil, por outro lado, apresentam diferenças que nem sempre são percebidas com clareza

A assessoria contábil é um serviço de assistência às rotinas diárias prestado por profissionais autônomos ou escritórios de contabilidade.

O assessor coloca a “mão na massa”, participando ativamente da execução das ações.

Já a consultoria contábil é um serviço mais estratégico, em alguns casos demandado para resolver problemas específicos.

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Como funciona o BPO Financeiro?

Para o BPO Financeiro funcionar, você deve ter em mente que a empresa terceirizada não será apenas uma empresa prestadora de serviços: será uma parceira do seu negócio.

Além de toda a formalidade, como cláusulas contratuais, é preciso construir uma relação de confiança.

A startup precisará compartilhar dados importantes sobre o dia a dia das finanças, de forma a possibilitar a realização do trabalho. 

Veja um roteiro de como funciona:

1. Avaliação das necessidades

O primeiro passo para adotar o BPO Financeiro é fazer um diagnóstico das necessidades da empresa.

O objetivo é identificar quais funções financeiras devem ser terceirizadas, como contas a pagar, a receber, folha de pagamento, contabilidade, etc.

2. Escolha do prestador de serviços

Em seguida, a startup seleciona um parceiro de negócios com expertise nos processos que serão terceirizados. 

A escolha do fornecedor-parceiro é importante para o sucesso da operação, principalmente quando se trata de empresas de tecnologia

3. Acordo de Nível de Serviço (SLA)

As partes envolvidas devem, então, estabelecer um Acordo de Nível de Serviço que define as expectativas, responsabilidades e objetivos do BPO Financeiro. 

O documento deve detalhar prazos, padrões de qualidade, métricas de desempenho e mecanismos de reporte.

4. Alinhamento de processos

O passo seguinte é mapear os processos financeiros para garantir uma transição suave para o prestador de serviços.

Depois, o responsável pelo BPO adapta seus serviços para alinhar com os processos e objetivos do cliente. 

5. Treinamento e transição

Durante a fase de transição, o provedor de BPO Financeiro treina sua equipe para executar os processos da empresa-cliente.

A transição precisa ser gerida cuidadosamente para minimizar interrupções nas operações e não prejudicar o fluxo de processos.

6. Relacionamento e reporte

Ao longo de todo o contrato, deve haver comunicação clara e regular entre a empresa e o fornecedor de BPO para garantir alinhamento e resolver eventuais problemas. 

Reuniões periódicas também precisam ser realizadas para discutir o desempenho e os resultados.

Serviços do BPO Financeiro

Quanto aos serviços de BPO Financeiro, os principais são:

  • Conciliação bancária: garantia de que os registros financeiros estão em conformidade com os extratos bancários, reduzindo erros e inconsistências
  • Processamento de faturas e cobrança de clientes: gestão eficiente do ciclo de faturamento, garantindo a entrada de receita no prazo correto
  • Elaboração de relatórios financeiros detalhados: produção de documentos que fornecem uma visão clara e precisa da saúde financeira do negócio, facilitando decisões informadas
  • Planejamento e análise financeira: desenvolvimento de estratégias financeiras para alocar recursos de maneira eficiente e maximizar lucros
  • Emissão de boletos e controle de contas a pagar e a receber: organização e acompanhamento de obrigações financeiras e recebíveis para manter o fluxo de caixa equilibrado
  • Monitoramento de indicadores-chave de desempenho (KPIs) financeiros: acompanhamento contínuo de métricas como lucratividade, margem de contribuição e capital de giro para garantir a saúde financeira.

Quanto custa o BPO Financeiro?

O custo do BPO Financeiro pode variar bastante, dependendo de diversos fatores, o que torna difícil estabelecer uma estimativa. 

Empresas que terceirizam um conjunto mais amplo de serviços, como contabilidade, folha de pagamento e análise financeira, pagam mais do que aquelas que terceirizam apenas funções básicas.

O tamanho da empresa contratante também afeta o custo, considerando que as operações financeiras são mais complexas e exigem mais recursos e tempo do prestador.

Outro componente que tem impacto direto na precificação desse tipo de serviço é o nível de personalização

Soluções altamente customizadas podem exigir mais tempo e esforço do fornecedor, encarecendo o preço, ao passo que soluções padronizadas e automatizadas tendem a ser mais baratas.

Quanto aos modelos de precificação, existem basicamente três:

  1. Fee mensal fixo: modelo muito comum acordado com base no escopo dos serviços e nas necessidades rotineiras da empresa
  2. Custo por transação: modelo de cobrança vantajoso especialmente para empresas que possuem volumes de transações variáveis
  3. Modelo híbrido: combina o fee mensal com cobranças adicionais para serviços ou transações extras.

Especificamente no caso de startups em fase de crescimento, o BPO Financeiro é flexível o suficiente para se ajustar ao orçamento e às necessidades do negócio.

No geral, o preço é estruturado para caber no orçamento do cliente, proporcionando acesso a serviços especializados que trazem eficiência e economia de custos a longo prazo.

Essa flexibilidade é uma das razões pelas quais o serviço é uma solução atraente para negócios que buscam otimizar seus processos financeiros sem sobrecarregar o caixa.

Existe software de BPO Financeiro?

No sentido de substituir uma empresa de BPO Financeiro, não existe esse tipo de ferramenta. 

Ainda não é possível terceirizar o gerenciamento financeiro do seu negócio a um software que funcione sozinho sem a supervisão profissional de uma equipe. 

O que há são ferramentas usadas por empresas que prestam serviços de BPO Financeiro capazes, inclusive, de integrar-se ao ERP do cliente.

O sistema Conta Azul Mais é um exemplo de ERP criado para empresas que oferecem BPO Financeiro.

Perceba que a ferramenta ajuda no trabalho, mas não o faz sozinha.

Para terceirizar suas demandas financeiras, você precisa de uma empresa que faça isso com profissionalismo e competência.

Mercado de BPO Financeiro no Brasil e no mundo

De acordo com o relatório (em inglês) Global Finance and Accounting Outsourcing Industry, publicado pela Market Report, o mercado global de BPO Financeiro e contábil movimentaria US$ 14,6 bilhões (cerca de R$ 76,8 bilhões) até 2025.

A taxa de crescimento anual está prevista em 4,9%.

O estudo ressalta que a terceirização ganhará força mesmo em cenários de recessão global – ou justamente por causa desse cenário, já que esse tipo de serviço pode reduzir custos e facilitar a adaptação das empresas à nova realidade de mercado.

Enquanto isso, uma pesquisa (também em inglês) realizada pelo portal de terceirização Clutch mostra que 37% das pequenas empresas do mundo já terceirizam processos de negócio.

No Brasil, o termo BPO Financeiro está se tornando mais popular e vem ganhando força desde a Lei da Terceirização, que ampliou as possibilidades para terceirizar qualquer atividade na empresa, incluindo as atividades-fim.

Quais as vantagens do BPO Financeiro?

O BPO Financeiro oferece uma série de benefícios que vão além da simples terceirização operacional, tornando-se uma solução estratégica para empresas que buscam eficiência, redução de custos e suporte para o crescimento.

Confira as principais vantagens:

  1. Redução de custos operacionais

O BPO reduz gastos com folha de pagamento, treinamentos e ferramentas, tornando-se mais acessível do que manter equipes internas de gestão financeira.

É uma solução escalável, adaptada ao orçamento e às necessidades da empresa.

  1. Aumento da eficiência e organização financeira

Empresas que contratam BPO Financeiro têm acesso a especialistas que implementam rotinas financeiras organizadas, otimizam contas a pagar e a receber e projetam fluxo de caixa, garantindo maior controle financeiro e previsibilidade.

  1. Foco no core business

Com a terceirização, equipes e gestores podem se concentrar nas atividades centrais da empresa, sem a necessidade de lidar diretamente com questões financeiras e burocráticas.

  1. Ganho de tempo e flexibilidade

O BPO permite também personalizar os serviços contratados conforme as necessidades da empresa, desde pequenos negócios até startups em expansão.

Além disso, o uso de tecnologias em nuvem oferece acessibilidade e agilidade na gestão.

  1. Acesso à tecnologia e inovação

Prestadores de BPO Financeiro utilizam ferramentas modernas, como automação de processos e sistemas baseados em nuvem, que garantem eficiência e segurança na gestão. 

Instrumentos como esses criam e editam relatórios detalhados e fazem o monitoramento financeiro em tempo real.

  1. Suporte ao planejamento estratégico

Além de gerenciar operações financeiras, o BPO fornece dados precisos para decisões estratégicas. 

Relatórios detalhados ajudam a identificar oportunidades de investimento ou economias, alinhando finanças e metas de negócios.

  1. Segurança e compliance

Empresas de BPO utilizam sistemas protegidos para evitar vazamentos de dados e garantir a estabilidade das operações financeiras.

Conectam também contabilidade e finanças, otimizando o envio de documentos e mantendo a empresa em conformidade.

  1. Conexão com investidores

Para startups, o BPO Financeiro é vital no preparo para rodadas de investimento, auxiliando na organização contábil exigida em processos de due diligence.

  1. Suporte especializado

O atendimento por profissionais experientes facilita o entendimento de questões financeiras complexas, com disponibilidade para resolver dúvidas e orientar decisões.

Ao escolher o BPO Financeiro, empresas de todos os tamanhos podem otimizar operações, reduzir custos e acessar soluções avançadas que impulsionam o crescimento sustentável.

Contratar um BPO Financeiro vale a pena?

De maneira geral, sim, vale a pena contratar um BPO Financeiro, principalmente considerando o princípio agile finance das startups. 

As principais razões são:

  • O BPO Financeiro pode reduzir custos operacionais por ser mais econômico do que uma equipe interna dedicada
  • Como BPO Financeiro, há um aumento da eficiência operacional graças à expertise e aos recursos da empresa especializada em processos financeiros
  • A terceirização de processos financeiros permite que a startup se concentre em suas atividades principais e estratégicas
  • O BPO Financeiro também oferece flexibilidade para expandir ou reduzir os serviços conforme as necessidades do negócio ao longo do tempo.

Antes de decidir delegar seu financeiro a um terceiro, no entanto, é importante fazer uma análise minuciosa do custo-benefício, levando em conta aspectos específicos do seu negócio. 

Vale ressaltar que o BPO pode abranger todas as demandas financeiras ou apenas parte dela.

Quando buscar um serviço de BPO Financeiro em startups

O BPO Financeiro é indicado para diferentes tipos de empresas, mas tem relevância ainda maior no cotidiano das startups.

Por serem empresas em desenvolvimento, não há, na maioria dos casos, clareza na definição de funções e divisão de tarefas.

Assim, o BPO Financeiro será viável para a sua startup se:

  • Sua equipe de colaboradores ainda é reduzida e não há profissional com as habilidades necessárias para lidar com as finanças
  • Você pretende reduzir custos com estrutura e pessoal dedicados exclusivamente ao gerenciamento financeiro
  • Sua startup está em busca de apoio especializado na organização financeira como parte de uma estratégia de captação de recursos
  • Você ou outro sócio estão ocupando tempo demais com tarefas burocráticas e rotineiras.

Fases do BPO Financeiro e seus serviços

O processo de implantação do BPO Financeiro em uma startup deve evoluir conforme as fases de amadurecimento do negócio.

Vamos entender melhor?

Início da empresa

Uma startup em estágio pré-seed ou seed tem demandas bem diferentes de uma que está na terceira ou quarta rodada de captação de investimentos.

Nas fases embrionárias, o BPO Financeiro tem papel fundamental, considerando que a startup dispõe de recursos limitados e nem sempre tem caixa suficiente para contratar profissionais para cuidar do financeiro.

Logo, o primeiro passo para a implantação do BPO é um diagnóstico completo do histórico financeiro do negócio

A disponibilização dos dados necessários à prestação de serviços deve ocorrer após a assinatura do contrato e em conformidade com as normas de segurança e boas práticas.

Uma boa dica é adotar o BPO Financeiro assim que a startup for formalizada e obter os registros e licenciamentos para operar.

Assim, a empresa começa do jeito certo, com todo o histórico de dados organizados de acordo com as normas contábeis, evitando prejuízos decorrentes de extravio ou de informação fora do lugar.

Crescer e decolar

Essa fase é marcada pela implantação dos métodos de trabalho e pela execução dos serviços de rotina, contando inclusive com ferramentas automatizadas.

Se o parceiro responsável pelo BPO Financeiro também for o responsável por outras áreas da empresa, como contábil, fiscal e trabalhista, a integração das informações é feita de maneira ainda mais eficiente.

Esse é o ponto em que o empreendedor pode se desprender das rotinas repetitivas e dedicar-se efetivamente às estratégias de crescimento e escalabilidade do negócio.

À medida que sua startup avança de fase, os serviços de BPO Financeiro também devem se tornar mais completos e sofisticados.

Suporte à operação

Nessa fase, pode-se dizer que o serviço de BPO Financeiro alcança sua “velocidade de cruzeiro”.

Tanto a equipe interna da startup quanto a da empresa terceirizada já se habituaram aos métodos e ferramentas de trabalho, e esse alinhamento contribui para que o suporte à operação alcance resultados cada vez melhores.

O gestor confia nos relatórios produzidos pelo BPO Financeiro, inclusive de Business Intelligence, e usa as informações como base para tomar decisões assertivas.

Mesmo que a startup cresça exponencialmente em um curto período de tempo (o objetivo de todo empreendedor) e decida contratar equipes para cuidar das demandas financeiras internas, pode manter uma relação estratégica com o parceiro que o ajudou a chegar aonde chegou.

Quem pode fazer o serviço de BPO Financeiro?

O BPO Financeiro pode ser oferecido por diferentes empresas especializadas em processos financeiros.

Alguns exemplos são:

  1. Escritórios de contabilidade com serviços ampliados: muitos escritórios de contabilidade têm expandido suas ofertas para incluir o BPO Financeiro. Eles combinam a expertise em questões fiscais e tributárias com a gestão operacional de contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa
  2. Fintechs: as startups financeiras também têm entrado nesse mercado, oferecendo soluções de BPO Financeiro automatizadas. Com foco em tecnologia, elas garantem maior agilidade e integração de dados financeiros
  3. Agências de consultorias: empresas desse nicho que auxiliam na reestruturação de negócios frequentemente incluem o BPO Financeiro como parte de suas soluções. Elas agregam expertise em planejamento estratégico e análise financeira.

Para desempenhar o BPO Financeiro com excelência, vale ressaltar, as empresas devem possuir equipe qualificada, tecnologias adequadas e conhecimento no setor em que seu cliente atua.

Como escolher uma empresa de BPO Financeiro

Para escolher uma empresa de BPO Financeiro que seja parceira do seu negócio, é preciso atentar-se a alguns passos, como os enumerados a seguir:

1. Defina suas necessidades

O primeiro passo é definir quais são as necessidades de sua empresa. 

Algumas startups carecem de um trabalho completo, que inclui a terceirização de toda a gestão financeira, além de consultorias.

Outras optam por terceirizar apenas uma parte do trabalho.

2. Procure o parceiro certo

Ao avaliar os candidatos à prestação do serviço, seja criterioso. 

Sua startup vai transferir a um terceiro uma parte sensível do negócio: as finanças.

O BPO Financeiro, portanto, não é tarefa para um fornecedor comum. 

O terceirizado precisa atestar competência técnica e apresentar garantias de que seus dados estarão seguros. 

Aqui na Comece, prezamos muito pela transparência e deixamos claros no contrato de prestação de serviços os direitos e deveres das partes.

3. Avalie o suporte e treinamento

Outra característica importante que deve ser levada em consideração no processo de contratação é o suporte e o treinamento.

Observe se a empresa tem profissionais à disposição para tirar dúvidas e fornecer informações sobre o status das operações.

Verifique também os canais de atendimento, seja por telefone ou outros meios, como chat, aplicativos de mensagem e e-mail.

4. Participe do diagnóstico e implantação

Definido o parceiro, a próxima etapa é o diagnóstico e a implantação do BPO Financeiro.

Aqui na Comece, é nessa etapa que obtemos todos os dados da sua empresa, analisamos a situação financeira e apresentamos uma proposta de trabalho.

5. Faça o acompanhamento

Fechado o contrato de terceirização, todo o trabalho que antes ocupava seu tempo e demandava atenção é transferido para a empresa especializada.

A partir de então, você passa a ter acesso a relatórios e demonstrativos claros e de fácil compreensão, ganhando mais tempo para focar no seu core business.

5 pontos de atenção ao terceirizar seu financeiro

A decisão de transferir a um terceiro a responsabilidade pelo gerenciamento do financeiro da sua startup deve ser cercada de alguns cuidados. 

Afinal, por mais que o parceiro tenha boa reputação e seja de sua confiança, negócios são negócios e não podem ser tratados em um ambiente com margens para insegurança jurídica.

Veja a seguir alguns cuidados que você deve tomar ao optar pelo BPO Financeiro:

  1. Certifique-se de que a plataforma utilizada para compartilhar documentos e informações sensíveis sobre sua empresa tenha níveis satisfatórios de segurança e criptografia
  2. Atente-se às determinações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais)
  3. Estabeleça critérios e níveis de acesso aos dados financeiros de sua empresa, com o objetivo de evitar problemas com vazamento ou acesso de pessoas não autorizadas
  4. Crie um processo de comunicação claro e objetivo com o prestador de serviço, baseado em princípios como transparência, governança, ética e prestação de contas
  5. Se possível, procure um advogado para ajudá-lo na elaboração do contrato de prestação de serviços, auxiliando-o no detalhamento das cláusulas contratuais.

Comece: BPO Financeiro descomplicado

Todas as vantagens do BPO Financeiro estão ao seu alcance com o serviço Financeiro Descomplicado da Comece: um gerenciamento de finanças sob medida para startups e scale-ups.

Como o nome sugere, a solução simplifica sua gestão e remodela totalmente a estrutura do seu departamento financeiro, incluindo serviços como:

  • Diagnóstico, implantação e treinamento
  • Controle do fluxo de caixa
  • Controle de contas a pagar e a receber
  • Conciliação bancária
  • DRE Financeira
  • Emissão de notas fiscais e boletos
  • Projeção orçamentária anual
  • Ferramenta de gestão online Conta Azul
  • Captura automática de NFs de compra do SEFAZ.

Tudo isso com a combinação exclusiva entre atendimento humanizado e tecnologia de ponta de uma empresa que entende o ritmo acelerado das startups e oferece um BPO Financeiro tão inovador quanto o seu negócio.

Como contratar o BPO Financeiro

Se você chegou à conclusão de que o BPO Financeiro é o que sua startup precisa para crescer e escalar, a Comece tem a solução. 

A partir de um diagnóstico detalhado, analisamos todos os processos de sua empresa e propomos uma remodelagem da estrutura financeira com base nos métodos ágeis de gestão. 

Entre em contato conosco por meio de um de nossos canais de atendimento:

  • O formulário eletrônico Fale Conosco, pelo qual você pode agendar um bate-papo com um de nossos especialistas
  • Por email: contato@comececomopedireito.com.br 
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  • Presencialmente: Porto Alegre/RS, Av. Erico Veríssimo, 1140 sala 1101, 11° andar, Menino Deus – CEP 90160-180
  • Presencialmente: São Paulo/SP, Avenida Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina – CEP 05317-020
  • Presencialmente: Florianópolis/SC, R. Hermann Blumenau, 110, sala 14, 1° andar, Centro – CEP 88020-020

Ainda tem dúvidas sobre as vantagens do BPO?

Nós criamos um e-book em parceria com a Conta Azul que vai auxiliar você a entender tudo sobre o BPO, conhecendo os seus benefícios ainda mais a fundo – baixe agora gratuitamente!

E então, ficou claro por que o BPO Financeiro é um atalho para o sucesso? Para conhecer melhor essa solução revolucionária, é só agendar uma conversa com a gente.

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