Empresas exponenciais: o que são, exemplos e como criar a sua

empresas exponenciais4
Blog > Inovação > Empresas exponenciais: o que são, exemplos e como criar a sua

O principal objetivo dos negócios nascidos no ecossistema startup é tornarem-se empresas exponenciais.

Afinal, trata-se da capacidade de crescimento em escala, suportada essencialmente pela tecnologia, o que torna essas empresas exponenciais diferentes dos modelos lineares

Siga a leitura para conferir alguns exemplos inspiradores e dicas de por onde começar.

O que são empresas exponenciais?

Empresas exponenciais são organizações cujo modelo de negócio permite o crescimento da receita desproporcionalmente maior em relação às despesas, graças ao emprego da tecnologia em larga escala.

Os autores do livro “Organizações Exponenciais”, do qual falaremos mais adiante, definem essas empresas como “aquelas cujo impacto ou resultado seja pelo menos dez vezes superior aos seus pares”.

Ou seja, uma empresa exponencial é aquela que consegue crescer e se multiplicar sem que os custos aumentem na mesma proporção, diferentemente dos modelos lineares.

Uma fábrica de produtos manufaturados que queira dobrar produção, por exemplo, muito provavelmente precisará dobrar a capacidade instalada para alcançar seus objetivos, o que resultará em um aumento proporcional de gastos e despesas.

As empresas exponenciais, não.

Uma plataforma de marketplace ou uma startup que oferece software como serviço (SaaS) pode multiplicar sua base de clientes e aumentar seu faturamento exponencialmente sobre uma base reduzida de custos.

Exemplos de empresas exponenciais

Os maiores exemplos de empresas exponenciais vêm das startups do Vale do Silício, mas há cases de sucesso também no Brasil.

Confira alguns:

  • Uber: uma das principais empresas de transporte individual de passageiros do mundo, a Uber faturou, somente nos últimos três meses de 2021, R$ 30,6 bilhões. Sem frota própria, a empresa depende basicamente da capacidade tecnológica para crescer
  • Airbnb: focada em hospedagem alternativa, é outro exemplo de como é possível ganhar dinheiro explorando o mercado imobiliário, mesmo sem ter imóveis
  • Amazon: uma das cinco maiores empresas de tecnologia do mundo, ganhou escala com e-commerce, computação em nuvem, inteligência artificial e streaming  
  • Nubank: principal fintech brasileira, mostrou que para ser banco e crescer exponencialmente não é necessário ter agência física
  • Netflix: precursora da democratização do streaming, testemunhou o fim de uma era: a das locadoras de filmes
  • iFood: principal foodtech brasileira, funciona nos mesmos moldes de outras plataformas de marketplace, unindo clientes e restaurantes por meio da tecnologia. 

Os exemplos acima mostram o que as empresas exponenciais têm em comum: o uso de soluções tecnológicas dentro de uma estratégia de negócio que tem como foco as necessidades do cliente.  

Com os “robôs” fazendo o trabalho pesado, um aumento substancial de demanda não implica em contratação de mais pessoas ou ampliação das linhas de produção, como nas empresas analógicas.

Livro sobre empresas exponenciais

Para quem deseja se aprofundar no assunto, o livro Organizações Exponenciais, de Salim Ismail, Yuri Van Gees e Michael S. Malone, é uma ótima recomendação de leitura.

Para explicar como as empresas exponenciais estão moldando o contexto econômico global, o livro traz o conceito dos 6 Ds de Peter Diamandis:

  1. Digitalizado
  2. Disfarçado
  3. Disruptivo
  4. Desmaterializado
  5. Desmonetizado
  6. Democratizado. 

Traz ainda exemplos de grandes corporações que sucumbiram à inovação, em um contexto onde nem a idade, nem o tamanho, nem a reputação garantem a permanência no mercado.

Vale muito a leitura.

Como criar uma empresa exponencial?

As empresas exponenciais têm como propósito transformar o jeito de fazer negócios, buscando resultados escaláveis a baixo custo.

Como fazer isso?

A seguir, confira algumas dicas.

Identifique um problema a ser solucionado

O primeiro passo para criar uma empresa exponencial é identificar um problema relevante para o qual ainda não haja uma solução adequada

Pode ser um mercado mal atendido, como o exemplo do setor bancário, ou um nicho específico, como a burocracia jurídica.

Defina o modelo de negócio

O modelo de negócio é o que vai descrever como a sua startup vai capturar e entregar valor ao cliente — lembre-se da diferença entre empresas exponenciais e lineares.

Nesse aspecto, a automatização é uma das premissas fundamentais.

Com o aprimoramento da inteligência artificial, aprendizado de máquina, análise de dados e big data, praticamente tudo o que é função repetitiva pode ser automatizada.

Se você conseguir fazer isso, além do ganho exponencial de produtividade, as soluções tecnológicas reduzirão também o custo dos produtos e serviços.

Terceirize suas rotinas

No âmbito interno, você pode terceirizar as rotinas e ganhar mais tempo para focar no crescimento exponencial de sua startup.

Dentre elas, destaque para a terceirização da contabilidade especializada em Startups e empresas de tecnologia, algo que a Comece com o Pé Direito pode fazer por você. 

Como principal player contábil especializado em startups e scale-ups do Brasil, oferecemos todos os serviços para o seu back-office, da abertura de empresa à implantação de Business Intelligence

Se precisa de um parceiro de impacto, pode contar conosco!

Deixe uma resposta