O Vale do Silício, sem dúvida, é a comunidade de startups mais relevante do mundo, mas não é a única.
Dos locais mais remotos aos mais desenvolvidos, empreendedores empenhados em criar soluções inovadoras se reúnem em comunidades com uma missão clara: crescer juntos.
Afinal, a integração entre os diferentes stakeholders do ecossistema startup faz muito bem aos negócios, e os exemplos bem sucedidos provam isso.
Siga a leitura e saiba mais.
O que é uma comunidade de startups?
Uma comunidade de startups é um ambiente formado por empreendedores, investidores, mentores e organizações que se unem para promover o crescimento e a inovação.
Trata-se de um ecossistema propício ao compartilhamento de conhecimento, colaboração, networking, bem como acesso a recursos, infraestrutura e capital intelectual.
Inspirado no Vale do Silício, o conceito lembra o reconhecimento territorial: cidades ou microrregiões geograficamente próximas com alta densidade de empresas inovadoras.
Conforme estudo de uma associação do setor, o Brasil tem mais de 150 comunidades de startups no Brasil.
O Google for Startups reúne as principais comunidades de empresas inovadoras de diversas partes do mundo.
Benefícios de uma comunidade de startups
As comunidades de startups oferecem uma série de benefícios para os empreendedores interessados em trilhar o caminho nem sempre pavimentado da inovação.
Os principais são:
- Networking: as comunidades proporcionam ampla rede de contatos, incluindo investidores, mentores, consultores e órgãos de fomento
- Acesso a recursos: dentro de uma comunidade de startups é possível obter suporte, investimentos, parcerias estratégicas e acesso à infraestrutura
- Visibilidade: uma comunidade de startups pode ser vista como uma “mina de oportunidades”, tanto para investidores quanto para profissionais de TI
- Troca de experiências: a convivência com empresas e pessoas envolvidas com o mesmo propósito torna a experiência muito mais rica e traz insights valiosos à resolução de problemas e busca por soluções.
Podemos dizer que uma comunidade de startups proporciona uma virtuosa relação ganha-ganha, em que o alinhamento de interesses produz mais resultados do que iniciativas isoladas.
Quais as comunidades de startups do Brasil?
O Brasil possui diversas comunidades de startups, sobretudo nos estados das regiões Sudeste e Sul.
Dentre as principais, podemos destacar:
- San Pedro Valley: lar de startups reconhecidas, como Sympla, Méliuz e Hotmart, em Belo Horizonte
- Polo tecnológico de Florianópolis: abriga empresas como Resultados Digitais, Pixeon e Comece com o Pé Direito
- Cariocas: fundada em 2018, é uma das principais comunidade de startups no Rio de Janeiro
- Campinas Startups: fundada em 2010, reúne empresas inovadoras de diversos segmentos no interior de São Paulo
- Jerimum Valley: a maior comunidade empreendedora de startups do Rio Grande do Norte.
Comece com o Pé Direito integra comunidade brasileira de startups
A Comece com o Pé Direito, empresa de contabilidade digital especializada em startups e scale-ups, também faz parte desse ecossistema.
Afinal, uma comunidade de startups se retroalimenta em um círculo virtuoso com base no pressuposto de que negócios inovadores atraem negócios inovadores.
Integramos a comunidade de startups de Florianópolis (SC), onde estamos de portas abertas para assessorar você em suas demandas contábeis e financeiras.
Entre em contato conosco pelos canais digitais de atendimento ou faça-nos uma visita.
Estamos instalados na Rua Bocaiúva, 2.125, 2º andar, Centro de Florianópolis.
Será um prazer conhecer você!