O finance as a service (FaaS), ou finanças como serviço, é um modelo de terceirização que tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo corporativo.
Trata-se de uma estratégia inteligente e eficiente, principalmente para startups que ainda estão nos estágios iniciais ou intermediários de crescimento.
Nos tópicos a seguir, entenda o conceito de finance as a service, como funciona e seus benefícios para empresas e startups.
O que é finance as a service?
Finance as a service é um tipo de terceirização que permite às empresas acessarem serviços financeiros altamente especializados sem a necessidade de criar um departamento interno ou contratar equipes dedicadas.
Ao contratar esse serviço de BPO financeiro, o gestor delega parte ou totalidade de suas operações financeiras a empresas que possuem expertise no assunto.
Os pacotes de serviços podem incluir assessoria contábil, folha de pagamento, gestão de riscos, análise financeira e até planos de financiamento.
De maneira geral, se assemelha bastante a software como serviço (SaaS), muito comum entre startups que precisam de soluções sob medida e com o melhor custo-benefício.
Como funciona o finance as a service?
Os prestadores de serviços finance as a service geralmente operam em nuvem, o que significa que seus clientes podem acessar e gerenciar todos os serviços remotamente.
O modus operandi pode variar de uma empresa para outra, mas de maneira geral funciona assim:
- As empresas que oferecem finance as a service desenvolvem plataformas tecnológicas que podem incluir APIs (interfaces de programação de aplicativos)
- Os serviços financeiros podem incluir processamento de pagamentos, gestão de contas, transferências, análise de crédito, conciliação bancária, entre outros
- As plataformas geralmente oferecem opções de personalização e adaptação às necessidades específicas de cada cliente
- Como lidam com dados sensíveis, as empresas de finance as a service são submetidas a leis e regulamentos específicos, como a LGPD.
Benefícios do modelo finance as a service para empresas
Se você está pensando em considerar o finance as a service como uma solução eficiente para o seu negócio, confira a seguir os principais benefícios desse tipo de terceirização.
Redução de custos
Uma das principais vantagens do finance as a service é a redução de custos para quem contrata.
Ao invés de investir em infraestrutura e equipe para cuidar das operações financeiras, você terceiriza as funções rotineiras e elimina gastos com treinamento, contratação e manutenção.
Acesso a serviços de qualidade
Ao adotar o finance as a service, você tem acesso à expertise de profissionais financeiros altamente qualificados e a serviços de primeira qualidade.
Além de garantir a precisão às operações financeiras, pode obter insights valiosos para a tomada de boas decisões.
Foco no core business
Com as operações financeiras a cargo de especialistas, você pode se concentrar na estratégia central do negócio, que é o que mais importa.
A estratégia de terceirização, quando feita do jeito certo, simplifica processos e contribui para deixar a estrutura da empresa mais leve.
Escalabilidade e flexibilidade
Outra vantagem do finance as a service é a possibilidade de ganho de escala.
Como os prestadores de serviços podem se ajustar à demanda de seus clientes, novas soluções podem ser implementadas à medida que a startup ganha tração.
Inovação contínua
Outro benefício relevante é a atualização contínua frente às mudanças tecnológicas e principalmente regulatórias.
O objetivo é oferecer a melhor solução possível aos clientes, de forma a mantê-lo competitivo no seu mercado de atuação.
Como implementar o finance as a service na sua empresa?
A implementação bem sucedida do finance as a service requer uma abordagem estratégica, com foco na eficiência operacional e no ganho de produtividade.
A seguir, confira um passo a passo de como proceder:
- Avaliação das suas necessidades: o primeiro passo é identificar as áreas financeiras que podem ser terceirizadas com eficiência, levando em consideração o plano estratégico do seu negócio como um todo
- Escolha do fornecedor: o passo seguinte é pesquisar e selecionar um prestador de serviços confiável e capaz de assumir suas demandas operacionais e financeiras com profissionalismo e em tempo hábil
- Integração e treinamento: escolhido o provedor de serviço, a próxima etapa é integrar o ERP da empresa com a do finance as a service e alinhar as rotinas.
Como vimos, o finance as a service pode ser a solução que você precisa para profissionalizar sua operação financeira com o melhor custo-benefício.
Se é o que procura, as ferramentas de BPO e BPM financeiro da Comece com o Pé Direito são para você.
Com as nossas soluções financeiras, sua startup terá condições de funcionar em alta performance e alcançar o crescimento exponencial!