Como gerir a folha de pagamento em uma startup

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Se você tem funcionário CLT em sua startup, folha de pagamento é uma obrigação da qual você não pode descuidar.

Afinal, trata-se de um importante aspecto da relação entre a empresa e seus colaboradores.

Além do pagamento em dia do salário, há os encargos trabalhistas e as informações que devem ser prestadas aos órgãos do governo dentro do prazo.

Quer algumas dicas de como gerir sem erros a folha de pagamento de sua startup? 

Então, vamos lá.

Folha de pagamento de startup: 4 melhores práticas

A gestão da folha de pagamento em startup é um processo burocrático, mas essencial para o correto funcionamento do negócio.

Para manter os compromissos em dia e evitar problemas trabalhistas com seus colaboradores, confira algumas dicas de como proceder:

Registre corretamente a jornada dos colaboradores

Se a jornada dos membros de sua equipe segue as normas da CLT, você precisa de mecanismos de registro e controle de carga horária.

Eventuais atrasos ou horas-extras devem ser criteriosamente calculados para evitar prejuízos (para a empresa e para o funcionário).

Há diversos sistemas eficientes de controle de frequência, inclusive registro de ponto online, que permitem a marcação de entrada e saída por meio de dispositivos móveis.

Atenção às comissões, bônus e gorjetas

Diárias de viagens, abonos, gratificações, gorjetas, comissões e outros tipos de remuneração variável também devem constar na folha de pagamento de uma startup.

Isso tudo está no artigo 457 da CLT.

Em relação ao colaborador que recebe comissão, existe o comissionista puro (que recebe somente comissão) e o misto (remuneração fixa e variável).

Faça uma reserva de contingência

Sabe a reserva de emergência que todos nós devemos constituir para lidar com situações inesperadas?

Se possível, faça isso também na sua startup a fim de não passar aperto na hora de fechar a folha de pagamento. 

As reservas são ainda mais importantes em épocas de gastos não recorrentes com folha de pagamento, como férias e 13º salário

Terceirize a folha de pagamento

Um levantamento (em inglês) do Departamento de Pesquisa do Statista mostra que 52% das empresas globais terceirizam tarefas de RH e DP.

No ecossistema das startups, em que nem sempre há pessoal suficiente para cuidar de demandas burocráticas, terceirizar a folha de pagamento é uma estratégia inteligente.

Assim, você delega a função a uma empresa especialista e ganha mais tempo para focar no que realmente importa: seu core business.

Por que terceirizar a folha de pagamento?

A terceirização da folha de pagamento em startup é uma alternativa viável por diferentes motivos:

  1. Redução de custos
  2. Trabalho a cargo de especialistas
  3. Foco no core business
  4. Atualização contínua quanto à legislação trabalhista
  5. Informações protegidas (LGPD)
  6. Redução de erros.

Se você precisa melhorar a gestão da folha de pagamento de sua startup, a Comece com o Pé Direito pode assumir essa responsabilidade da sua empresa.

Por meio do BPO de RH, terceirizamos diversas rotinas do departamento de pessoal e de recursos humanos para você ter tempo para fazer sua startup decolar.

Dentre os principais serviços que oferecemos, destacam-se:

  • Elaboração da folha de pagamento e emissão de guias de INSS, FGTS e IRRF
  • Admissão, demissão, adiantamento e férias, de acordo com as exigências do eSocial
  • Atualização sobre mudanças trabalhistas
  • Controle de hora no ponto eletrônico
  • Gestão de benefícios
  • Consultoria especializada para gestores e equipes
  • Dentre outros serviços.

É disso que sua empresa precisa?

Então, saiba como a Comece com o Pé Direito pode te ajudar.

Agende agora mesmo uma conversa com nossos especialistas e tire suas dúvidas.

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